Polpettine são pequenas almôndegas que no caso dessa receita eu cozinhei no próprio molho de tomate. Usei um espaguete integral cozido al dente e um molho bem leve com pouca gordura, porque nessa época de fim de ano o “bicho pega” com a balança né gente?
Para o molho refoguei no azeite:
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 4 colheres (sopa) de pimentão picado;
- 1 buquê de ervas frescas (salsinha, orégano e manjericão);
- 2 latas de tomates pelados;
- Sal e pimenta do reino.
Deixei apurar bem e a medida em que a água ia evaporando e o molho ia ficando grosso eu pingava mais, até os tomates quase se desmancharem.
Para as “almondeguinhas”: Usei 1 xícara de filé mignon moído (quando compro a peça toda para fazer medalhão, peço para o açougueiro moer o cordão e as pontinhas que são mais finas) temperado com:
- 1 colher (café) de sal;
- pimenta do reino;
- 2 colheres (sopa) de shoyu;
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
- 1/4 cebola ralada;
- 1 dente de alho triturado;
- 1 colher (sopa) rasa de mostarda;
- 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo.
Basta misturar tudo bem misturado e fazer bolinhas pequenas. Quando o molho de tomates estiver borbulhando, coloque as almôndegas dentro dele e deixe ferver até cozinhar, mexendo delicadamente se necessário. Mantenha a panela tampada para o molho não secar demais, mas se isso acontecer, é só ir acrescentando um pouco mais de água.
Por fim, coloque o molho sobre a massa de sua preferência, rale um bom parmesão, decore com folhinhas de manjericão e “mangia che te fa bene”!
* Rendimento: Eu fiz metade da receita, mas se você fizer a quantidade que está descrita neste post, será suficiente para 1 pacote de espaguete (de 4 a 8 porções dependendo da fome da sua galera).
Será que pode fazer com molho de tomate no lugar do tomate pelado na minha cidade não encontro sempre.
Pode sim, ou vc pode usar tomate mesmo, 8 tomates picados.
Está de dar água na boca! E com uma apresentação muito!
http://ilovecupcakesbrazil.blogspot.com.br/
Quem tem máquina de moer carne, ou processador pode fazer com frango ou peru (versoes light), se quiser bem light mesmo, é só usar o spaghetti de abobrinha que a Tati ensinou, ou com carne de porco (caso use essa versao, entao de uma douradinha na frigideira e entao acrescente o molho).
Hum que delícia, vou fazer, aqui em casa almondegas são famosas !
passo para desjar um feliz fim de ano e um feliz ano novo com tudo de bom bjs
Que Delicia! To amando os vídeos no Youtube!
Beijos