in ,

Faça um delicioso macarrão ao sugo

Faça um delicioso macarrão ao sugo

O macarrão ao sugo é um clássico da culinária italiana, conhecido por sua simplicidade e sabor irresistível. O texto a seguir traz a melhor receita desse famoso prato, bem como, os melhores tipos de massa que você pode usar no preparo.

Qual é a melhor receita de macarrão ao sugo?

A receita de macarrão ao sugo deve ser feita com uma massa que absorva bem o molho, para, assim, criar uma combinação de sabores. Veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo desse prato.

Ingredientes

Os ingredientes do macarrão ao molho sugo são fáceis de achar em mercados de bairro, além disso, não costumam custar muito caro. Confira a lista:

  • 500g de macarrão (espaguete, penne ou fusilli);
  • 1 kg de tomates maduros;
  • 1 cebola média picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • sal a gosto;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • folhas de manjericão fresco a gosto;
  • 1 colher de chá de açúcar (opcional);
  • queijo parmesão ralado a gosto.
Faça um delicioso macarrão ao sugo
O macarrão ao sugo é um prato da culinária italiana. Imagem de lifeforstock no Freepik.

Preparação do molho sugo

Faça um corte em “X” na base de cada tomate e ponha-os em água fervente por 2 minutos. Em seguida, mergulhe-os em água fria para soltar a pele.

Retire a pele, então, corte ao meio, remova as sementes e pique-os. Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio, adicione a cebola picada e refogue até ficar translúcida.

Assim, jogue o alho e refogue até liberar o aroma. Adicione os tomates picados à panela. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20-30 minutos, mas não deixe de mexer, até que os tomates se desfaçam e o molho engrosse.

Tempere com sal, pimenta-do-reino e, se for preciso, adicione uma colher de chá de açúcar para equilibrar a acidez. Por fim, jogue as folhas de manjericão fresco e cozinhe por mais 5 minutos.

Cozimento do macarrão

Em uma panela grande, ferva a água com sal. Em seguida, cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e, então, separe um pouco da água do cozimento.

Finalização

Adicione a massa escorrida ao molho sugo e misture bem, em seguida, se o molho estiver muito grosso, jogue um pouco da água do cozimento para ajustar a consistência.

Quais são os melhores tipos de massa para macarrão ao sugo?

Para macarrão ao sugo, os melhores tipos de macarrão são espaguetes, bem como pennes e fusillis. Entenda a seguir porque você deve escolher uma dessas três.

Faça um delicioso macarrão ao sugo
Existe massas ideais para macarrão ao sugo. Imagem de azerbaijan_stockers no Freepik.

Espaguete

A textura e a forma do espaguete fazem com que ele absorva bem o molho sugo, dessa forma, cria uma combinação de sabores perfeita.

Penne

A forma tubular do macarrão penne permite que o molho sugo se infiltre dentro da massa, por isso, o sabor é garantido em cada mordida.

Fusilli

As espirais do fusilli seguram bem o molho, ao passo que oferece uma distribuição uniforme do sugo por toda a massa. Aliás, é uma das favoritas para essa receita.

Como decorar e servir o macarrão ao sugo?

Decore o macarrão ao sugo com folhas frescas de manjericão por cima e polvilhe o queijo parmesão ralado, por fim, ponha um fio de azeite de oliva extra virgem. 

Sirva em pratos fundos para manter o molho quente e acompanhe com pão italiano fresco e uma taça de vinho tinto para, assim, criar uma experiência completa.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Como fazer molho branco?

Como fazer molho branco?

Receita de massa de panqueca simples

Receita de massa de panqueca simples