O Divino de Sorocaba

Na novela Avenida Brasil (oi oi oi!) existe o bairro fictício do Divino, onde fica a mansão do Tufão, o salão da Monalisa, o bar do Silas, loja do Diógenes (óia a noveleira assumida!). O bairro é tão famoso que a Globo até criou uma página onde é possível ver fotos dos estabelecimentos (veja aqui).

Só que hoje eu quero mostrar para vocês o Divino de Sorocaba! Sim, Sorocaba também tem um Divino e não é nada fictício. Na verdade não é um bairro, é uma região chamada Largo do Divino que fica no no Jd. São Paulo, Zona Oeste de Sorocaba. O Largo do Divino foi construido em 1877. O nome surgiu da vinda da imagem do Divino Espírito Santo para a capela de mesmo nome que fica em seu interior.

O Largo do Divino fica na na via que foi antiga passagem dos tropeiros e hoje é cercado de pequenos comércios. O que eu mais gosto nesse bairro é a criatividade dos comerciantes, reparem nos nomes dos estabelecimentos: E eu juro que esta é uma pequena parte dos estabelecimentos que levam “Divino” no nome, tem muitos outros! Criatividade define é né colegas? Então, eu não tenho a menor ideia do “porquê” de ter feito um post sobre isso. É que fui no açougue (o “Divino Carnes” que é bonzão) e me deu vontade de registrar o Divino Sorocabano. Pois cá está! Oi oi oi!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

14 Comentários

  1. Eu sou de Sorocaba, e moro pertinho do Divino.

    ontendency.blogspot.com

  2. Meu namorado mora em Sorocaba mas nunca ouvi falar desse Divino hauhauha… Bem que poderia ter uns Darksons, Leandros e principalmente Irans, né? hahha

  3. Tati,venha durante a semana.Moro aqui no dia a 28 anos(desde que eu nasci)não tenho vontade de sair daqui.Aqui nem tudo é Divino,na novela temos o darkson,o leandro, o iran kkkkkkkkkk Aqui nós não temos isso não.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjo!

  4. Karina disse:

    Ahahaha, adorei!
    Eu moro no Divino, pertinho da papelaria!
    Meu marido mora aqui desde o primeiro ano de vida.
    O comércio do entorno é ótimo e completo, tem de tudo e vc não precisa ir longe pra fazer compras. Fora que é a um pulinho do CEASA/CEAGESP.
    Faltou vc colocar uma foto de um dos estabelecimentos mais antigos do bairro, o BARbaridade, kkkkk.
    Qualquer dia passa no açougue que fica um pouco antes na avenida, é melhor ainda.
    Beijos!

    • Karina esse bairro é uma delícia mesmo… poxa, eu queria tanto fazer umas fotos do BARbaridade! Adoro aquelas fotos antigas na parede, queria saber mais da história dele, mas fui ao Divino num domingo e estava fechado, mas um dia volto só para isso!
      Bjs
      Tati

  5. Ai, amiga, rachei de rir com o Oi oi oi!
    Achei muito aconhegante as "lujinias" do Divino. Qualquer dia vou aí conhecer, viu!
    Me lembrou o bairro Mury em Nova Friburgo aqui no Rio, que foi colonizada pelos suiços e uma das famílias era a Murith, daí tudo lá tem o nome Mury em homenagem a esta família. Tem Mury Shopping, Drogaria Mury, Mury Lingeries, Hotel Mury, Circuito Turístico Sabor Mury (http://www.sabormury.com.br/), entre outros.
    A cidade é linda e, apesar de ainda se conseguir ver nas montanhas da região os rasgos não cicatrizados da tragédia ocorrida no começo de 2011, vale muito a pena conhecer.
    Adorei o post, amiga!
    Beijos mil!!

  6. E é no Largo do Divino que fica a Panicenter, padaria danada de boa!!! Eu estudei na pré-escola do Divino… Adorei o post! Abraço!

  7. Jana disse:

    Tati, já morei no Divino, perto do Veritas, adorava! Muito legal esse post! Saudade!
    Bjs

  8. Meira disse:

    Oi Tati, moro aqui em Sorocaba pertinho do Divino. Este bairro é bem gostosinho mesmo, e bem movimentado. Tipo o Divino da novela. Achei super legal seu post.

    Adoro vir aqui no seu blog. Como moro a pouco tempo (uns 3 meses) em Sorocaba alguns post me ajudam a conhecer Sorocaba. Posso dizer que estou amando.

  9. Miss Po disse:

    Tati, adorei seu post, sempre faço essa associação rs…
    Acho essa capelinha um charme! Gostaria de me casar nela, cheguei a ver… mas não cabe. hahaha
    Bjs
    Pauline

Deixe uma resposta