Eu não sou profunda conhecedora da proteína de soja, mas pesquisei em muitos blogs e sites de culinária / gastronomia e algumas experiências deram certo, então vou passando aos poucos as receitas para vocês.
Ingredientes:
Refogue a cebola no azeite até ficar transparente, some o alho e antes que ele fique dourado junte o tomate e as azeitonas. Acrescente a proteína de soja e misture bem. Regue com o shoyu e polvilhe o caldo de carne. Junte as 4 colheres (sopa) de água, misture bem e tampe a panela por 2 minutos (fogo baixo).
Polvilhe a pimenta do reino e a salsinha picada e se achar necessário corrija o sal.
Essa receita é base para qualquer outra que use carne moída, por exemplo para o molho a bolonhesa, eu sugiro juntar 2 xícaras de molho de tomate (quando não faço molho de tomates frescos eu uso aquele Pomarola 100% natural de sachê. Para esta quantidade, junte 1 sachê).
Para o hamburger espere a carne esfriar e junte 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 ovo pequeno. O ideal é colocar tudo no processador e fazer uma massa bem homogênea, mas eu não faço porque assim fica com mais cara de hamburger. Somente misturo, mas antes que vocês digam “fiz o hamburger e despedaçou todo na hora de fritar” prestem atenção na dica:
Pegue uma frigideira antiaderente e unte com azeite ou óleo. Modele os hamburgeres na própria frigideira, leve para o fogo e espere criar uma casquinha. Vire com ajuda e uma espátula e mantenha em fogo bem baixo com a frigideira tampada. Se você for rebelde e não fizer exatamente assim vai virar farofa de hamburguer ok?
Não aconselho a congelar essa massa, já fiz e não ficou legal. Como rende apenas 6 hamburgeres guarde a “massa” na geladeira em pote fechado que dura 3 dias.
Eu achei delicioso! Com um queijinho derretido e uma rodela de tomate é só correr pro abraço!
33 Comments