in ,

Bora Aprender a Fazer Café? – UPDATE

Imagem: Getty Images

Vou confessar uma coisa p/ vocês: eu demorei mais de 30 anos p/ aprender a fazer café. A verdade é que nunca fui alucinada por essa bebida e como tenho uma máquina de café espresso* (sim é com “s”, leia a explicação no fim do post) em casa, acabava nunca fazendo da maneira tradicional. Até que esses dias resolvi que uma jovem “senhoura” como eu tem a obrigação de fazer um bom café e depois de alguns testes eu acertei a medida. Não dê risada não porque eu sei que tem um montão de gente que não sabe fazer café! Então p/ quem não sabe, bora aprender?
Ferva: 400ml de água com 5 colheres (sopa) de açúcar (se não quiser o café já adoçado é só não colocar açúcar). Aí você monta aquela parafernalha: Abre a garrafa térmica, coloca aquele treco que parece um funil e que não faço idéia de como se chama, coloca o filtro de papel dentro dele, adiciona 4 colheres (sopa) bem cheias de pó de café e vai derramando de leve a água fervendo.
Garanto que não vai mais passar vergonha com as visitas como eu!
Pai, da próxima vez que você vier eu faço o café tá? 
* A grafia correta quando se refere ao café é “espresso” porque é uma palavra de origem italiana que vem do verbo “espremer” já que o café deste tipo é extraído sob pressão, mas, no Brasil normalmente escreve-se “expresso” porque se associou à rapidez… 
———————————- Atualização da Postagem——————————-

Vocês são muito queridos! Eu postei uma receita de café báaasica para quem como eu não liga muito para a  bebida. Mas agora com as dicas que vocês deixaram nos comentários vamos complementar esse post e fazer um café bem melhor:

– Não ferva a água (tire do fogo um pouco antes). Ou ferva e deixe esfriar antes de passar o café.
– Se fizer grande quantidade e for deixar na garrafa é melhor não adoçar, senão altera o sabor.
– Usar de preferência água mineral ou filtrada.

Acho que para continuar no nível básico é isso. Se completar com mais coisas já vai para nível “mini-frescura“. Valeu pelas dicas amados!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 3.3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

54 Comments

Romeu e Julieta Diferente

Vik Muniz