in ,

Como fazer iogurte natural?

Como fazer iogurte natural?

O iogurte natural é um elemento muito comum nas dietas e que complementa bem café da manhã e da tarde. Além disso, pode ser usado em várias receitas para substituir o uso de creme de leite e dar um sabor mais azedo para as suas receitas.

Como fazer iogurte natural?

Fazer iogurte natural em casa é mais fácil do que parece e os ingredientes também são bem simples.

Dessa forma, você só precisa de alguns itens e de paciência, porque a receita leva um tempo para ficar pronta, veja o que é necessário a seguir:

Como fazer iogurte natural?
Aprenda a fazer iogurte natural caseiro. Imagem de Nicola Barts em Pexels.
  • 1 litro de leite integral;
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (como starter, para fermentar o leite);
  • panela;
  • termômetro de cozinha;
  • recipiente de vidro com tampa;
  • toalha ou pano.

Modo de preparo

Após reunir todos os ingredientes, o primeiro passo é aquecer o leite. Então, despeje ele em uma panela e aqueça em fogo médio até atingir cerca de 85 °C. Assim, é crucial usar um termômetro para verificar a temperatura.

Depois disso, deixe o leite esfriar até atingir cerca de 43 °C. Portanto, isso é importante para não matar as bactérias benéficas presentes no iogurte e permitir que elas se proliferam com o passar do tempo.

Adicione o starter, misture 2 colheres de sopa de iogurte natural ao leite. Além disso, se certifique de que o iogurte contenha culturas vivas e ativas, para garantir que possa se multiplicar.

Como guardar?

Despeje a mistura em um recipiente de vidro, cubra com uma tampa e envolva o recipiente em uma toalha ou pano. Dessa forma, isso deve manter a temperatura estável. Assim, o próximo é deixar fermentar. 

Para tanto, deixe o iogurte descansar em um local quente por pelo menos 4 a 6 horas, ou até atingir a consistência desejada. Então, vale dizer que quanto mais tempo fermentar, mais espesso e azedo ficará o iogurte.

Coloque o produto na geladeira por algumas horas para esfriar e firmar e após isso ele estará pronto para o uso. Assim, está pronta a sua receita caseira e você pode saboreá-la pura, adicionar frutas ou mel.

Como fazer iogurte natural?
Aprenda a fazer uma receita deliciosa de iogurte caseiro. Imagem de Ella Olson em Pexels.

Qual é a receita de iogurte natural mais simples?

Um jeito mais simples de fazer iogurte natural é aumentar a sua quantidade e fazer com que renda. Por isso, a seguir está uma receita simples e prática, que fica cremoso e saudável feito por você mesmo, veja os ingredientes: 

  • 1 litro de leite;
  • 1 pote de iogurte natural.

Modo de preparo

Essa receita leva no máximo 30 minutos para ficar pronta, por isso é tão prática. Dessa forma, ferva o leite e depois desligue o fogo e espere ele amornar, mas não deixe ficar frio.

Misture o iogurte junto ao leite morno, e coloque num recipiente médio ou grande (o equivalente a 1 litro) e deixe descansar de 12 a 24 horas. Então, mexa às vezes para ver como ficou a consistência.

Depois coloque na geladeira e quando for comer, o sirva com granola, morango, ou frutas que goste. Assim, ele não fica azedo e você pode tomar um iogurte natural caseiro para começar bem o dia.

Como fazer iogurte natural?
Faça seu próprio iogurte caseiro. Imagem de Antonio Shkraba em Pexels.

Vale a pena fazer o seu próprio iogurte natural?

O iogurte natural é um prato muito gostoso, saudável e nutritivo, que vale a pena conhecer e saber como fazer. Por isso, vale a pena testar a receita e incluir esse prato na sua dieta.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 35 Média: 4.3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

217 Comments

Fricassé de frango: veja como preparar essa receita e dicas para experimentar

Como preparar fricassé de frango? Veja dicas para experimentar

Como fazer massa para tortinhas?

Como fazer massa para tortinhas?