Como Fazer Iogurte Natural

Eu já ensinei a fazer iogurte natural caseiro aqui no blog há muito tempo atrás mas como eu sempre digo a gente sempre vai melhorando quando faz uma coisa muitas vezes e com o passar do tempo eu aprendi umas dicas e truques que resolvi fazer esse post mais “fresquinho”.

Teoricamente basta ferver 1 litro de leite (há quem diga que não precisa ferver, mas eu gosto), deixar esfriar até ficar morno,  misturar 1/2 pote de iogurte natural e manter por 8 horas em local abafado. E é isso mesmo, mas tem alguns truques:

Eu uso leite integral de caixinha mesmo e dá certo.

A temperatura ideal do leite para misturar o iogurte é quando ele está morno. Ou seja, coloque o dedo mindinho dentro (obviamente com as mãos bem limpas) e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto está no ponto. Misture o iogurte natural com um pouco de leite morno, assim quando você adicioná-lo ao restante do leite morno ele não vai empelotar.

O iogurte usado tem que conter apenas leite e fermento lácteo. As vezes aparece nos ingredientes algo como leite reconstituído, leite em pó, neste caso tudo bem, mas não pode ter açúcar, gelatina espessante ou outros ingredientes, senão pode não dar ponto. O Nestlé e o Vigor são os que eu mais uso.

Você pode usar leite e iogurte nas versões desnatado ou semidesnatado, mas o resultado não será um iogurte tão cremoso e firme. Ele ficará mais ralinho. O melhor é usar (leite e iogurte) integral mesmo.
Mantenha o iogurte em recipiente com tampa enrolado em pano de prato ou jornal dentro do forno por 8 horas (as vezes com 6 horas o meu já chega no ponto). Se o tempo estiver fresco no dia em que você for fazer o iogurte coloque dentro de um isopor ou bolsa térmica durante as 8 horas que ficará em repouso.

Você pode usar esse próprio iogurte para preparar a próxima leva. Use aproximadamente 100ml.

Para fazer o iogurte grego que é bem mais denso, após as 8h de descanso coloque uma peneira sobre uma travessa funda e sobre a peneira um pano de prato limpo. Despeje o iogurte no pano e mantenha na geladeira por mais 6 horas para escorrer todo o soro.Para me ver preparando o iogurte com todos os detalhes clique http://bit.ly/videoiogurte ou aperte o play:

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes