Como Fazer Iogurte Natural

Eu já ensinei a fazer iogurte natural caseiro aqui no blog há muito tempo atrás mas como eu sempre digo a gente sempre vai melhorando quando faz uma coisa muitas vezes e com o passar do tempo eu aprendi umas dicas e truques que resolvi fazer esse post mais “fresquinho”.

Teoricamente basta ferver 1 litro de leite (há quem diga que não precisa ferver, mas eu gosto), deixar esfriar até ficar morno,  misturar 1/2 pote de iogurte natural e manter por 8 horas em local abafado. E é isso mesmo, mas tem alguns truques:

Eu uso leite integral de caixinha mesmo e dá certo.

A temperatura ideal do leite para misturar o iogurte é quando ele está morno. Ou seja, coloque o dedo mindinho dentro (obviamente com as mãos bem limpas) e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto está no ponto. Misture o iogurte natural com um pouco de leite morno, assim quando você adicioná-lo ao restante do leite morno ele não vai empelotar.

O iogurte usado tem que conter apenas leite e fermento lácteo. As vezes aparece nos ingredientes algo como leite reconstituído, leite em pó, neste caso tudo bem, mas não pode ter açúcar, gelatina espessante ou outros ingredientes, senão pode não dar ponto. O Nestlé e o Vigor são os que eu mais uso.

Você pode usar leite e iogurte nas versões desnatado ou semidesnatado, mas o resultado não será um iogurte tão cremoso e firme. Ele ficará mais ralinho. O melhor é usar (leite e iogurte) integral mesmo.
Mantenha o iogurte em recipiente com tampa enrolado em pano de prato ou jornal dentro do forno por 8 horas (as vezes com 6 horas o meu já chega no ponto). Se o tempo estiver fresco no dia em que você for fazer o iogurte coloque dentro de um isopor ou bolsa térmica durante as 8 horas que ficará em repouso.

Você pode usar esse próprio iogurte para preparar a próxima leva. Use aproximadamente 100ml.

Para fazer o iogurte grego que é bem mais denso, após as 8h de descanso coloque uma peneira sobre uma travessa funda e sobre a peneira um pano de prato limpo. Despeje o iogurte no pano e mantenha na geladeira por mais 6 horas para escorrer todo o soro.Para me ver preparando o iogurte com todos os detalhes clique http://bit.ly/videoiogurte ou aperte o play:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

192 Comentários

  1. Jhonata Cristian disse:

    Fiz o meu e ficou mt bom, usei leite de fazenda e com metade eu fiz o iogurte grego

  2. kerle disse:

    eu tentei mas não deu certo , deixei descansando no forno por duas horas mas nao engrossou , tem conserto? , ta na geladeira mas parece iogurte de bebe bem ralo ,

    • Yeda disse:

      Ola querida!
      02 horas é insuficiente, eu uso 01 copo de iogurte natural para cada litro de leite integral.
      Deixo por 12 horas no mínimo.
      Fica maravilhoso!

  3. Louize disse:

    Que triste, fiz tudinho e não deu certo…
    Confesso que acho que o leite tava quente demais…
    Perdi todos os ingredientes? Ou será que tem saída?
    Tem cheirinho de iogurte, mas ficou ralinho…
    Botei na geladeira o preparo, pois morri de pena de colocar fora…

    • Cris disse:

      Leite quente demais pode matar os microorganismos do iogurte, que fariam a fermentação do leite para transformá-lo em iogurte. O ideal é esperar o leite esfriar até 45ºC, ou seja, ficar morno (se não tiver termômetro, a temperatura deve permitir que você coloque o dedo e aguarde 10 segundos sem se queimar).

  4. Fernanda disse:

    Oi Tati! Quanto tempo dura o iogurte pronto na geladeira? É possível congelar sem que altere muito a textura?

  5. Luiz Antonio disse:

    Descobri uma nova receita, no site da embrapa, que ficou fantástica. Para cada litro de leite, adiciona-se uma colher de leite em pó – bem cheia – e 3 a 4 colheres de açúcar. O site fala para usar leite em pó desnatado, eu só tinha o integral, então usei o integral mesmo.
    O iogurte já fica pronto para consumo, sem necessidade de adicionar nada, pois não fica azedo, fica muito saboroso e praticamente não tem soro.
    Faço sempre 2 litros de iogurte e depois de pronto, coloco-os na própria caixa de leite e levo para o trabalho.

    Segue a descrição da Embrapa

    A seguir é apresentado resumo de um dos processos mais tradicionais para a preparação de iogurte:

    1- Leite (integral, desnatado ou semidesnatado).
    2- Colocar numa panela.
    3- Adição de leite em pó desnatado- 3 a 4%.
    4- Adicionar açúcar- 5%.
    5- Aquecer a temperatura de 83°C por 10 minutos.
    6- Resfriar até 42- 45°C (faixa ótima de atuação do fermento).
    7- Adicionar iogurte natural na proporção de 2%. O iogurte natural já possui as bactérias (fermento) na proporção ideal. Usar o produto natural sem sabores. Mexer e tampar a panela.
    8- Colocar a panela com a mistura em caixa de isopor, colocar água a 45°C em volta da panela e deixar em repouso.
    9- Checar regularmente o ponto final: forma-se uma massa firme e consistente. Isto deve ocorrer entre 3 e 4 h.
    10- Resfriar (colocar na geladeira ou freezer) para interromper o processo de fermentação. Se deixar passar muito do ponto final vai formar soro o que não é desejável.
    11- Após resfriado, adicionar os sabores desejados (mel, polpa, etc.) através de mistura. Quanto mais vigorosa for a mistura, o produto tenderá a ficar menos consistente. Cuidado para adicionar polpas e outros produtos, pois estes devem ter boa qualidade e serem livres de contaminantes. Pode ser adicionado também doce de fruta em calda batido em liquidificador com a calda que já é açucarada e assim checar os níveis de doçura desejados para o produto final.

  6. Rosana Braga disse:

    Eu ja tentei fazer um iorgute natural mas fiz c o leite muito quente, não deu certo .
    ontem eu testei a sua receita, confesso que a princípio duvidei, mas fiz mesmo assim.
    fiquei surpresa ohhhhh!!!!!
    Ficou. Maravilhoso! !!!
    Adorei
    so ficou um pouco de soro, mas amei
    Parabéns pela ajuda.
    Deus abençoe

  7. Camila Maria Medeiros disse:

    Olá! Fiz com leite desnatado e um copo inteiro de iogurte e ficou uma delícia! Adorei a receita

  8. elenice conceição porto disse:

    Fiz hj de manhã realmente uma delícia,bati com morangos congelados e açúcar ,agora coloquei no freezer,pq depois que bati ficou um pouco ralo.Sera que vai engrossar mas?Mas mesmo assim tá bom demais,hummmm.

  9. Lorena disse:

    Segui a sua receita e o resultado foi perfeito. Super aprovado! Obrigada por compartilhar.

  10. […] Sim! Iogurte é rico em probiótico, porque é oriundo da fermentação do leite. É possível fazer em casa, comprando sachês de probióticos, ou mesmo adicionando iogurte já pronto ao leite. Confira como faze aqui! […]

  11. Camila Salgueiro disse:

    Fiz e ficou ótimo. Acrescentei poupa de coco e açúcar ao final e ficou muito saboroso.

  12. Monica disse:

    Eu fiz ficou maravilhoso, obrigada

  13. ligia disse:

    Fiz e ficou otimo! Deixei descansando 12 horas e depois pelo menos 1 hora na geladeira! Ficou uma delicia…

  14. sabrina disse:

    eu nunca acerto buaaaaaaaaaa nao dá ponto de jeito algum

    • Nayara disse:

      Oi Sabrina. Pode ser que você não esteja acertando a temperatura do leite. Também pode ser a marca de iogurte que você utiliza. Lembre-se de não mexer nele enquanto não tiverem passado as 8 horas de descanso. Vale a pena investir em um termômetro culinário se você quiser acertar sempre o ponto do iogurte. Um abraço.

  15. gabriela disse:

    boa tarde, gostaria de saber por quanto tempo eu posso guardar esse iogurte na geladeira, e se podem ser guardados em potes de plasticos ou se não faz diferença. muito obrigada pela atenção.

  16. Elbia disse:

    Olá, alguem tem a resposta do porquê fica viscoso, gosmento?. Uso leite in natura e leite em pó.

    • Clara disse:

      Oi Elbia, também queria saber isso. Já fiz iogurte em casa muitas vezes e ficava ótimo, agora fica como o seu, viscoso, grudento! Por que será? Tati, por favor, explique se souber!
      Obrigada

    • É normal ficar um pouco assim, mas quando fica demais é porque a temperatura nao estava addequada. O ideal é fazer com termômetro, infelizmente fazendo assim na intuição às vezes nas primeiras vezes nao da certo.

  17. Rosa disse:

    Legal.ela.responde logo.

  18. Bruna disse:

    Perfeito! Super recomendo!

  19. Luana disse:

    Namoro essa receita a algum tempo e ontem resolvi fazer. Ficou ótimo! Obrigada Tati e parabéns pelo blog!

  20. Yara Rafaelly disse:

    Ola Tati, fiz com coalhada não me atentei ao rótulo e sim ao os ingredientes do mesmo kkk deu mais ou menos certo ficou uns pelotes será q dá mal?? E ahh ficou bem suave nada de azedo

  21. Elizandra Barbosa disse:

    Tati vc tem receitas light pra quem gostaria de iniciar uma dieta e não sabe receitas gostosas pra não ficar só comendo as mesmas coisas ?

  22. Cris pires disse:

    Será que dá pra fazer com leite em pó ?fica a mesma coisa ?

  23. Katia disse:

    Olá Tati! Gostaria de saber se vc tem alguma receita de qualhada seca para usar num prato com kibe assado. Adoro seu canal ele sempre me salva e as receitas são ótimas! Abraços

    • Katia, eu faço uma receita que todo mundo que come acha que é coalhada mas não é, e fica maravilhosa. Vc pega uma embalagem de creme de ricota (de preferencia o da Tirolez que é mais firme) e tempera com umas 3 colheres (sopa) de azeite, suco de meio limão, pimenta síria (é um tempero que vende em supermercado) e sal. Vc pode adicionar mais limão ou azeite a gosto. Fica uma pastinha bem durinha por causa do limão, deliciosa!

    • Glaucia5 disse:

      Pea fazer coalhada seca eu utilizo o mesmo processo do iogurte grego, mas ao invés de 6 horas deixo 12h, quanto menos soro ele tiver, mais ácido fica. Vira uma massa branca que eu tempero com sal, limão e azeite. Fica perfeito!

    • Clara disse:

      Katia, é co-alhada, não qu-alhada!
      Um abraço

  24. Érica disse:

    Oi, gostaria de saber se é normal quando após o tempo de espera o soro ficar em cima separado do iogurte e ao misturar não ficar lisinho e sim com umas bolinhas. Significa que talhou??? Espero sua resposta.

  25. Ana disse:

    Bom dia
    A minha comadre faz e para dar gosto e cor ela coloca um pacotinho de mid, pode ser de qq sabor. Se quiser variar, vá separando em potes e coloque somente um pouco do pó de mid de sua preferência. O de uva, na minha opinião, fica uma delícia 🙂

  26. carol zayn disse:

    deu certoooooo! ficou denso como o grego, sabor suave, dá pra sentir um pouco do sabor de leito, não só do azedinho de iogurte. acho q ficou muito digno de uma foto!

  27. Carol Zayn disse:

    Após ler a receita , assistir ao vídeo e ler todos os comentários, resolvi fazer hoje. Como é especialmente para o meu bebê de 1 aninho, fiz bastante frescura durante a tarde, esterilizei os utensílios (leitera, pão duro, potinhos de vidro) e a caixa térmica. Fervi uma chaleira de água e coloquei em um pote de 600ml q ficou dentro da caixa esperando o iogurte. Usei leite integral nestle, Ninho forti+ e iogurte tbm nestle integral embalagem azul. primeiro pavor: leite fortificado! da certo? segundo pavor: a tal da leiteira de cerâmica queimou o leite no fundo, fedeu a leite queimado quando desliguei, nunca aqueço leite no fogão acabei esquecendo do detalhe de usar fogo baixo, mas não deu gosto até então… aí consegui esfriar e fazer a mistura, coloquei nos potinhos de sobremesa sem tampa, fechei com filme pvc e deixei na caixa térmica das 20h até as 2h. eu espiei a 0h e já estava bem denso, por isso resolvi levar a geladeira com apenas 6h de descanso. ficou um cheirinho de fermentação… É normal? é isso mesmo? sabor só vou poder contar amanhã. espero ter sorte!

  28. patricia martins valentim disse:

    Olá!!! amei a receita, parece super simples de fazer… saberiam me informar se posso fazer com leite zero lactose???

  29. Irma Gasparinho disse:

    Bom dia!!!o leite ainda estava quente!!! Mesmo assim da certo??? Ou perdi os produtos????

  30. Paula disse:

    Olá Tati
    Tenho duas dúvidas…
    Uma é se posso usar esse iogurte em receitas no geral,a outra é sobre adicionar laranja,mel e cenoura…
    Tentei fazer batendo tudo no liquidificador mas ficou muito líquido,vc já tentou?tens alguma dica?
    No mais a receita é ótima fiz ontem e já tive que fazer mais hj rsrsrs .

    • Pode usar em qualquer receita. Nos iogurtes comprados eles adicionam espessantes, tipo uma gelatina por isso fica grossinho. Nesse caseiro não usamos então se vc bater com líquidos ele ficará líquido mesmo, infelizmente. Com frutas o ideal é fazer uma geleia antes e depois misturar.

  31. Paulo leite disse:

    Muito boa e simples !

  32. Paulo disse:

    Tatiana boa tarde!

    Pode usar o pote inteiro do iogurte ou só metade?

  33. Silvio disse:

    Preparei hoje o iorgute com 1 litro de leite de vaca: fervi,esperei o ponto certo(colocando o dedo e contando ate 10 sem queimar),acrecentei o copo do integral Nestlé(uma marmita quadrada de aço inox com tampa,5 copos de vidro com tampa),coloquei os copos dentro duma panela grande de alumínio,deixando também com a marmita dentro do forno de fogão por 6hs.Ficou perfeito!

  34. Silvio disse:

    Da pra preparar com leite de vaca? Moro no interior e o leite é tirado no mesmo dia.Estou tratando uma candidíase

  35. Graziela Caixeta disse:

    Tati, vc tem alguma receita de crema chesse caseiro? Vi algumas na Internet e não ficaram tão boas. Mas tudo que faço do panela fica ótimo 🙂

  36. Leticia disse:

    Oi fiz com leite desnatado e iogurte nestle desnatado coloquei dentro da caixa termica com uma bolsa de agua quente pq onde moro eh muito frio soh q ficou muito ácido será q foi por causa do leite desnatado?

  37. Marieverlly disse:

    Estou com uma dúvida eu segui todos os passos da receita, como eu fiz de manhã acabei deixando mais de 12 horas guardado no forno enrolado em um pano.Ficou bem cremoso posso consumir assim mesmo ou terei que fazer outro?

  38. Simony disse:

    Consumir rm quantos dias? E o potinho que eu guardar da para ficar quanto tempo guardado?

  39. Manuella disse:

    Eu não consigo entender o seguinte: para eu fazer o iogurte natural eu preciso comprar o potinho de iogurte p colocar na receita… O objetivo é aumentar o volume, ou são coisas diferentes?! Pergunto por desconhecimento de fato.
    Obg

    • O iogurte contém o fermento lacteo que faz o leite fermentar e adquirir ponto de iogurte. Depois da primeira vez vc usa um pouco do próprio iogurte feito para fazer outra receita.

  40. Regina Barbosa disse:

    Obrigada pela receita. Vou testar.

  41. Sidónia Pacheco disse:

    Obrigada pela receita vou experimentar.

  42. Rodrigo disse:

    Poço fazer com leite sem lactose e iogurte sem lactose ?

  43. Eliene Santana disse:

    Olá galera, fiz o meu iogurte e ficou uma delícia, coloquei um sabor de morando, comprei o pó do tangue de morando, ficou show de bola!!!

  44. David disse:

    Eu fiz pela primeira vez, e deu super certo. A região que moro, mesmo durante o inverno, tem dias que dá uma aquecida. Fiz o grego, ficou delicioso. Adoçado com mel fica bom demais!

  45. sonia cristina pires semedo disse:

    olha eu estou em mocambique posso fazer com o leite em po e usar o danone natural

  46. Joyce Andrade disse:

    Olá…. fiz o iorgute e ficou bem cremoso, mas o sabor é mais suave que o comprado é assim mesmo????

  47. maria disse:

    Oi Tati, posso usar leite de coco industrializado no lugar do leite integral?

  48. Carla disse:

    Oi, Boa noite.
    Gostaria de saber se posso usar iogurte adoçado da Danone?

  49. Jeniffer disse:

    Oi tati ja tentei duas vezes mais não engrossa fiz tudo como na receita tem que tirar a nata que fica no leite depois de fervido, eu não tenho bolsa térmica sera que é falta de calor porisso não engrossa
    Me ajuda por favor.

  50. Lorena disse:

    Tati, bom dia, tudo bem?
    Fiz o iogurte e deu super certo! Adorei!
    Estou fazendo pela 3a vez e me bateu a dúvida: é necessário 1 pote de iogurte para cada litro de leite? Se eu fizer com 3 litros de leite, preciso de 1 potinho de iogurte ou 3? Obrigada!

  51. Danielle disse:

    Oi Tati! Eu fiz algumas vezes com leite de saquinho, mas achei muito ácido, você usa alguma marca específica de caixinha?!

  52. Angelica disse:

    Na receita so se usa meio copo do iorgute. E isso?

  53. Kelly disse:

    Posso usar esse iogurte p fazer bolos? ?

  54. Karina disse:

    Olá! Dá pra acrescentar frutas depois de pronto?

  55. Eliane disse:

    Pode ser que estava ainda muito quente o leite . O ideal é que fique a uma temperatura entre 36 e 40 graus . O meu deixo a 38 graus para adicionar o iogurte . As bactérias que formam o iogurte tem uma proliferação melhor a essa temperatura. Também pode ser o tipo de iogurte que vc utilizou . Eu uso o iogurte natural e não o integral.

  56. Gustavo disse:

    O leite longa vida tem conservantes. O ideal é usar um leite de fazenda. Ferva…espere esfriar e por volta de 40 graus coloque o iogurte ou coalhada natural. Mantenha no forno…vc pode deixar ligado em 40 graus. Em um dia (ateh dois) vc tem um iogurte sem lactose e totalmente natural. Basta ler o livro ‘Como romper o círculo vicioso do seu intestino’ de Elaine Gottschall.Vc encontra naninternet.

  57. Tiui Endo disse:

    fiz o iogurte de caixa longa vida coloquei na temperatura 45 graus em seguida coloquei iogurte integral mexi e coloquei dentro do forno por oito horas ,deu oito horas nem mudou a textura,mas esqueci de tampar a travessa,será que é por isto não deu certo???gostaria de uma ajuda tem como refazer ou terei de jogar fora !

    • Não sei dizer o que deu errado, faço tampado mas nao sei se isso interfere, talvez alguém que leia possa ajudar.

    • Venise disse:

      Oi!!! A questão da temperatura do leite é muito importante, pois as bactérias que transformam o leite em iogurte, causando a fermentação, não sobrevivem acima dos 40graus!!! Pode se isto o que ocorreu com o iogurte do nosso amigo.

    • Silvio disse:

      Se não tapar o recipiente o calor escapa.Já preparei iorgute em marmita de aço inox,pote de vidro e copos de vidro com tampas,colocava dentro dum isopor,tapava e colocava dentro do forno(fogão).

  58. Ale disse:

    Bom dia.Pode postar a receita da cachorrada?
    Obrigada.

  59. Dayane Tagino disse:

    Posso usar esse próprio iogurte para fazer um novo por quantas vezes ? Me falaram para fazer umas 4 vezes dai comprar um pote de novo para fazer outro

    • Eu to na segunda leva e ficou igual, mais que isso ainda nao testei

    • Sandra Souza disse:

      Ola!
      USEI LEITE E IOGURTE CONFORME RECOMENDADO.
      FIZ CONFORME RECEITA ONTEM AS 13HS, E ATE AGORA AS 8:00 DA MANHÃ, NADA MUDOU….
      O QUE SERA?
      POSSO ACRESCENTAR O RESTANTE DO IOGURTE PARA VER SE DA PONTO OU PERDI MINHA RECEITA?

    • Sandra pode ser temperatura errada, pode ser que o fermento lácteo do iogurte esteja fraco. Não tenho como saber à distância. Esse leite pode ser usado em bolos doces, paes e tortas salgadas, fica muito bom, mas provavelmente para iogurte nao de certo.

  60. Erick disse:

    Obrigado pela dica Ariana, vou fazer dessa forma da próxima vez

  61. Paulo disse:

    Pode deixar na bolsa térmica de 18 hrs até pela manhã do outro dia?

  62. Ariana disse:

    Oi, eu coloco em uma garrafa plástica envolvo num pano de prato e coloco atrás da geladeira que é bem wuentinho… Dá super certo

  63. Erick disse:

    Bom dia Tatiana, eu fiz ontem à noite, segui todas instruções, mas ficou mto líquido, eu enrolei no pano, e coloquei em uma bolsa térmica, será que é por causa do tempo frio?

  64. Jac disse:

    Se talhou, dá para fazer cachorrada, que é um doce caseiro de leite talhado. É delicioso.

  65. Maci Nogueira disse:

    Faz diferença a temperatura do iogurte? Bjs

  66. Paula Weiss disse:

    Obrigada! Estou fazendo e consegui uma ótima consistência. Ficou delicioso. adorei as dicas. Beijos!!!

  67. Jose Filho disse:

    Iogurte Natural Saudável, se faz com Leite Desnatado em pó. Fica uma delicia e realmente saudável.

  68. Erica Souza disse:

    Esqueci de ferver o leite, perdi meu iogurte ou ainda posso salva-lo????

  69. Daniel Penido disse:

    Boa tarde! Posso usar iogurte natural sem lactose ou isso interfere no resultado? Comprei o Itambé NoLac para adicionar ao leite fervido.

  70. Margareth Neves Desmarais disse:

    Bom dai, Tatiana! Fiz o iogurte baseado nas suas instruções e ficou ótimo. Depois que coloquei na geladeira, criou soro. Gostaria de saber se posso misturar ou não o soro à parte mais sólida do iogurte.

  71. greice kelly disse:

    Sempre acompanho o seu canal e sempre estou indicando vc para minhas amigas. Eu já conhecia essa receita mas o seu ficou mais bonito, mais cremoso. A muito tempo não fazia e ontem quando fiz não sei o que aconteceu, pela manha o iogurte estava totalmente liquido e uns pedaços do iogurte talhado, quero saber se dá para concertar, o que posso fazer?

  72. Silvana disse:

    Olá,
    Fiz como na receita e ele ficou “gosmento” e sem o sabor azedinho do iogurte original.
    Não gostei do resultado.
    O que será que fiz de errado?

    Silvana

    • Não tenho como dizer Silvana, pode ser 1000 possibilidades de uma receita dar errado e sem estar por perto é complicado saber. Agora sabor azedinho é acidez, o que geralmente as pessoas menos buscam, pois os iogurtes de melhor qualidade são menos ácidos, agora é uma questão de paladar, mas no caseiro vc não terá.

    • Élbia disse:

      Olá, conseguiu solucionar o problema da viscosidade?, o meu sempre fica gosmento.

    • erlene disse:

      Aqueço no micro ondas um litro de leite sem gelo por dois minutos tiro misturo e acrescento um copinho de iogurte, misturo bem e volto com ele pro calor do microondas deixo a noite toda, no dia seguinte misturo bem e volto pra geladeira.No primeiro dia percebe bem pouco o azedinho, mas ele vai apurando fica muito bom e dura dias.
      o ultimo que fiz separei um copo do iogurte que fiz e segui o processo do microondas. não usei o industrializado. Até.preferi assim, completamente caseiro e saboroso.

  73. Olá queria saber se posso usar o leite puro da vaca?

  74. Lais disse:

    Boa noite, eu fiz tudo como no vídeo, porém meu yourgut ficou baboso, ai joguei fora…o que fiz errado??? Usei leite integral italac e yourgut natural integral vigor

    • Karina disse:

      Acho que o problema do seu foi a marca do iogurte. Nem todas as marcas vendidas funcionam porque algumas contém uns ingredientes a mais. Já li a embalagem deste que você utilizou e não era igual ao da Nestlé. Tente fazer com o iogurte natural integral da marca Nestlé. Comigo nunca deu errado com ele. Inclusive, recentemente segui esta receita, mas coloquei a proporção 1L de leite longa vida integral pra 1 pote de iogurte natural integral Nestlé, deixei umas 20 horas enrolado no forno e ficou perfeito, sem nenhum soro. Ficou igual ao iogurte grego, mas nem precisei coar nada. Não criou soro nem após ficar vários dias na geladeira. Ele também ficou bem suave, sem acidez. OBS: a temperatura da minha cidade fica entre 25 e 30 graus, mas mesmo assim enrolei o recipiente do iogurte em um pano e coloquei dentro do forno pra descansar por 20h. Eu acredito que a marca do leite também possa influenciar no soro do iogurte caseiro. O leite que usei para o iogurte ficar sem soro foi o da marca Sabe (integral), mas sei que esta marca não é vendida em todos os estados brasileiros. Se alguém tiver a experiência de um iogurte sem soro feito com outra marca de leite, informe aqui nos comentários.

  75. Nea disse:

    Boa noite posso colocar no pote plástico com tampa ou só vidro?

  76. Feito o iogurte, posso usar ele pra fazer mais depois?

  77. Ana lucia disse:

    Oi coloquei o copo de yogurte natural no leite fervendo e coloquei na yogurteira eletrica. Sera que vai dar errado? Coloquei geléia de amora no fundo dos vidrinhos da yogurteira.

  78. karin disse:

    Quando talha com limão vira queijo e não iogurte…

  79. Margareth Neves Desmarais disse:

    Tatiana, boa noite! Fiquei com 2 dúvidas:
    – se o dia estiver fresco, deve-se colocar o recipiente fechado e enrolado num pano, dentro da bolsa térmica e tb dentro do forno ou somente dentro da bolsa térmica?
    – o recipiente precisa ser de vidro ou pode ser de plástico?

  80. Maria disse:

    Olá! Quanto tempo dura na geladeira depois de feito? Obrigada!

  81. Thais disse:

    Oi o meu ficou estranho sabe qd o leite estraga que fica com aquelas natunhas brancas oq fiz errado ou é normal

  82. Cláudio disse:

    Quais os benefícios para a saúde?

  83. vania disse:

    Fiz o greg
    Fiz o grego e ficou ótimo,parece chantily, Posso usar limão para talhar o leite ao inves de yogurte pronto,? Minha mãe fazia coalhada assim quando éramos crianças.

  84. LUIS FELIPE disse:

    MUITO LEGAL JA FIZ O MEU FICOU ÓTIMO , OBRIGADO!

  85. Wagner disse:

    As bactérias morrem acima de 49°C e ficam lentas abaixo de 33°C. Temperatura ideal é 42°C.

  86. Bruno Bento Madona disse:

    Gostei simples e muito fácil

  87. Evandro disse:

    60 graus é pra pasteurizar o leite caso ele seja cru, se o usar o de saquinho ou caixinha não precisa pois eles já são pasteurizado, coloque-o a 37 graus ou algo parecido, não precisa ser exato, estando morno já funciona mas em 60 graus acho que dá ruim, vc vai “matar” todos os lactobacilos do iogurte e daí não vai dar ponto, vai ficar ralo.

  88. Sthefane disse:

    Geeeente. Fiz e deu super certo! Fervi 1/2 litro e misturei com o restante e acrescentei o iogurte
    Ficou uma delícia. Fiquei pensando numa coisa. Será que se eu colocar a misturinha de volta na caixinha de leite ao invés de usar um pote de vidro da certo? Usei leite cotoches e iogurte itambe mesmo. Obrigada pelas dicas

  89. Ilca disse:

    Gente, 60 graus é demais. O correto é 35-37º. Tiro e queda. Se o seu ficar muito liquido (temperatura muito fria), coloque tudo pra aquecer novamente e deixe atingir os 35 graus, tape, deixe em lugar quente e espera as 6-8h novamente. Ele vai ficar um pouco mais ácido, mas vai encorpar. Eu deixo descansando dentro de uma marmita térmica que tenho.

  90. matheuss disse:

    Vc faz o processo normal. Aí quando o iogurte estiver pronto vc pega um pouco e bata com morangos (ou fruta de sua escolha) depois misture tudo. (Vc pode tomar na hora ou deixar ba geladeira mais ou pouco pra ganhar consistência.

  91. Hellen disse:

    Vi essa receita esses dias e achei ótima!!! Ontem comprei o iogurte e eu e minha filha fizemos, ficou ótimo, ponto certinho, deu tudo certo, ė só seguir o passo a passo que tudo da certo não tem como da errado. Ė a primeira vez que fazemos e adoramos!!!!! Vamos fazer sempre!!!!

  92. deval ap poli disse:

    se antes de ferver o leite eu bater o leite com frutas e depois ferver e adicionar o iogurte natural pode da certo ?

  93. Grazieli disse:

    Eu ameiii!!! Tati VC arrasa…ficou ótimo. Obrigada por dividir suas experiências…bjo

  94. aline disse:

    Oi.. eu queria fazer o iogurte com sabor (ex. morango) como eu faço? em que hora coloco o pó com o sabor.?

  95. Mari disse:

    Tati, depois de pronto, o iogurte pode ser consumido por quanto tempo? Tem prazo de validade?

  96. Rozemary de Santana Gomes dos Santos disse:

    Tati, se eu colocar mais um pouco mais do que 1/2 copo de iogurte, que dá 85g, não fica mais consistente ? 😉
    ME RESPONDE POR FAVOR !

  97. Mariha disse:

    Ola! Gostaria de fazer o iogurte com algum fruta, tipo morango ou coco! Como poderia fazer?! Em que momento coloco a fruta??

  98. Matheus ramos disse:

    Pode usar leite de gado??? Ou só pode usar o de caixinha???

  99. Minha mãe fazia e eu e minja irmã saborizavamos com quik morango, achocolatado, suco em pó, batido com frutas. Muito bom.

  100. Ola Tati, é necessario colocar o iogurte e, um pote com tampa? Eu so tenho pote de sorvete, sera que vai servir?

  101. Adorei as receitas, vou fazer hoje mesmo!!!

  102. thiagoser disse:

    Olá Tati
    da pra fazer esse iogurte sem usar o iogurte do mercado?
    sem os aditivos que ele contem?

  103. Rayza disse:

    Tati, na sua receita antiga vc colocava leite em pó, vc não coloca mais? Ele fica consistente do mesmo jeito? obrigada

  104. Ana Elisa disse:

    Tati, fiz tudo que vc falou mas não deu ponto, não ficou cremoso, q será que aconteceu?

    • Pode ser a temperatura do leite que estava frio demais ou quente demais, ou pode ser simplesmente a marca do leite ou do iogurte. Experimente trocar. Uso leite piracanjuba e iogurte das marcas que citei. Sempre funciona.

  105. Eu fiz e ficou ótimo! O sabor é suave e a textura firme. Como com mel e granola.

  106. Adorei e ficou ótimo, uma delícia!!

  107. Eu uso esse truque do dedo dentro por 10 segundos, quem preferir usar o termômetro culinário, a temperatura ideal é quando o leite atinge 60°C. Costumo colocar no forno do fogão sem toalha nem nada, mas com a lâmpada do forno acesa. Funciona bem, principalmente se o tempo estiver frio. Gasta um pouco de luz, mas não tem erro.

  108. Deve ficar delicioso Tati,vou fazer pros meus filhos…detalhe:
    Minhas panelas Lekssa chegaram,estou usando e AMANDOOOOO..
    recomendo a todas..

  109. eu costumo ferver 500 ml do leite e depois misturar com os outros 500 ml (temperatura ambiente), fica na temperatura perfeita!

  110. Será que dá para fazer aquele picolé de iogurte com morango do blog com esse iogurte? Bjs e um dia mandarei os cupcakes de cenoura com o brigadeiro gourmet para o panela por aí!!

Deixe uma resposta