E aí galera prontos para umas Dicas para Cozinhar Feijão? Gostei tanto de escrever o post anterior sobre os tipos de feijão que eu não poderia deixar de complementar. Agora contando algumas dicas para deixar seu feijão perfeito ou como diria a minha avó: “de lamber os beiços” .
Bora lá?
- Deixe de molho: Esse é um passo importante para que o feijão fique macio e então cozinhe mais rápido. Deixe o feijão de molho por pelo menos 8 horas, ou durante a noite. Para que ele absorva água e fique pronto para o cozimento.
- Adicione sal: A adição de sal ajuda a deixar o feijão mais saboroso, mas é importante lembrar de adicionar o sal apenas no final do cozimento, pois ele pode endurecer as vagens do feijão.
- Use uma panela de pressão: Essa é a técnica mais rápida e prática para cozinhar feijão. Basta colocar o feijão de molho, adicionar água suficiente, tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos após iniciar a pressão.
- Cozinhe em fogo baixo: Se você não tem panela de pressão, ou prefere cozinhar o feijão sem pressão, basta colocá-lo em uma panela grande, cobrir com água e cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 a 2 horas, ou até que ele esteja macio e cozido.
Essas são algumas dicas para deixar seu feijão perfeito. Por isso lembre-se de sempre escolher feijões de boa qualidade e de lavá-los bem antes de cozinhar.
A história do Feijão no Prato do Brasileiro
O feijão é um dos alimentos principais na culinária brasileira. Suas origens que remontam às civilizações indígenas que habitavam nosso território bem antes da chegada dos colonizadores europeus.
Naquela época os povos indígenas já cultivavam diversas variedades de feijão, como o feijão carioca e o feijão preto, e tinham como parte de sua dieta básica.
Com a colonização portuguesa, o feijão tornou-se ainda mais popular porque os colonizadores europeus trouxeram consigo outras variedades de feijão que encantaram nossa sociedade. Aqui te mostro o feijão-fradinho e o feijão-manteiga, que se tornaram um sucesso!
Na mesa de todo brasileiro
Com o passar dos tempos, o feijão tornou-se um dos pilares da alimentação brasileira sendo assim consumido diariamente por milhões de pessoas em todo o país. É frequentemente preparado como feijão cozido, feijão tropeiro, feijoada (um prato tradicional brasileiro) e muitas mais outras receitas, servido sempre ao lado de arroz, carne, legumes e outros acompanhamentos.
O feijão é valorizado não apenas por seu sabor e versatilidade na cozinha brasileira, mas também por suas qualidades nutricionais, sendo uma excelente fonte de proteína vegetal, fibras, vitaminas e minerais. Sua importância na culinária brasileira é tão significativa que é difícil imaginar a mesa dos brasileiros sem uma porção de feijão.
Esse alimento é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro e não pode faltar na nossa mesa jamais! Então me conta, faltou alguma dica que aprenderam com a mãe ou avó? Conta pra gente nos comentários qual é a sua técnica preferida de cozinhar feijão!
Algumas Receitas com Feijão
Sei que o frio ainda não chegou, mas vai chegar e quando ele bater na sua porta você vai lembrar dessa “receita de vó” que vou te passar, então aprende comigo essa sopa maravilhosa!
Me conta nos comentários o que achou das dicas para cozinhar feijao! Ou então aproveita e corre lá no Insta, Tik-Tok, Face ou em qualquer rede social que eu estou em todas!
Só procurar @panelaterapia!
Me escreve!
6 Comments