Arroz Parboilizado

Recebi um e-mail (obrigada Iwao) com um texto da Embrapa sobre o arroz parboilizado.  Confesso que nunca consumi esse tipo de arroz, mas fiquei intrigada quando li o texto. Porque será que existe tanto preconceito se tem tantos benefícios como diz a Embrapa?  A ideia aqui não é esgotar o assunto, pelo contrário, eu gostaria de saber a opinião de vocês. Será que o processo de parboilização danifica a natureza?  Alguém tem maiores informações para dividir conosco?

Vamos ao texto da Embrapa: O que é arroz parboilizado?  A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, “parcialmente fervido”. Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.
A parboilização é realizada através de três operações básicas:
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
2. Gelatinização: Processo Autoclave – o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.
Suas vantagens são: – Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização; – Quando cozido, fica sempre soltinho; – Rende mais na panela; – Requer menos óleo no cozimento; – Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades; – Alto grau de higiene no processo de industrialização; – Conserva-se por mais tempo. – Não usa produtos químicos
Detalhe: O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

63 Comentários

  1. alinegraco disse:

    Comemos ele a muito tempo e tenho certeza que com tantos benefícios o cheiro é o de menos.

  2. Ana Paula disse:

    Eu só compro arroz parboilizado acho bom,mas me falaram que esse arroz é prejudicial a saúde,não acreditei e continuo comprando,quero saber se esse arroz contem menos açúcar que os outros, e também, se ele tem alguma comparação com o arroz integral. Meu nome é Ana Maria, moro no maranhão. Email: anamariapsil@hotmail.com

  3. Cakys Assis disse:

    Só tenho usado o parboilizado ultimamente e gosto muito!!

  4. Bom dia,, até onde sei, este processo foi desenvolvido para recuperação de grão ruis, grão com muitos trincados (ressecado), neste processo ele permite que o grão reemende e assim permite o processo industrial,, Neste pré cozimento, será que ele também pode absorver as matérias ruins que acompanha na casca? Alem do cheiro forte da casca. marcello-serra@hotmail.com

  5. Biia disse:

    perguntei para minha mãe por causa de que ela não gosta do parbolizado e ela disse que
    o parboilizado n pega sabor, que o outro arroz vc poem uma cebola e senta a cebola enquanto come,
    já esse ela disse que o único sabor que tem é " Tem sal, e sem sal"

  6. Bruna disse:

    Adorei saber todas essas informações, comecei a usar o arroz e estou adorando…

  7. Danilo disse:

    Eu amo esse arroz!! Gosto do sabor e não sinto o tal cheiro não!! Faço em panela elétrica e fica uma delícia. Estou com um pacote de arroz branco lá em casa pq na correria comprei por engano, vou levar para minha mãe pois não vou usa-lo.

  8. Aqui em casa ele faz o maior sucesso!
    De vez em quando até da vontade de comer o arroz braco, mas o parboilizado é muitoooo mais saboroso!

  9. observatorio disse:

    Eu só uso o parboilizado, acho mais gostoso e muito melhor de "trabalhar". Quando me casei, meu marido não conhecia esse arroz, mas hoje em dia ele só quer saber desse, arroz agulhinha não entra lá em casa de jeito nenhum! DEpois que você acostuma com o parbolizado, o agulhinha parece insosso, "sem amor". hehe. Dá uma chance para ele, vai.

  10. Kaka! disse:

    Olá, Tati! Descobri seu blog zapeando na net atrás de receitinhas e confesso que virei fãzoca!!! Super parabéns!
    Sobre o arroz parbolizado, sou catarinense e na região sul, o parbolizado é tradicional! Eu mesma, só descobri o branco depois que me mudei para o estado de SP ( e confesso que não gosto)! Aqui em casa entra só parbolizado ou integral!
    Até onde eu sei, por ser um arroz de sabor mais forte, faz mais sucesso na região sul, por causa do frio que faz lá! Os gaúchos tropeiros precisam de comida forte e que dê mais sustância, daí o costume de arroz parbolizado e tbm feijão preto!
    Além é claro, da questão de ser mais nutritivo!!
    Beijooos

  11. Comprei o arro parbolizado por engano, e resolvi fazer para experimentar. Achei super gostoso! E quando soube que é mais nutritivo, então…Não vejo mais razão para usar o agulhinha!

  12. Angela Souza disse:

    Arroz parbolizado só se for feito com algum caldo, ou bastante temperos, legumes, senão o gosto e o cheio são ruins.
    Nunca me acostumei com ele.

    Prefiro o integral mesmo… e de vez enquanto o branco, o bismati, etc…

  13. Andrea disse:

    Sempre gostei deste aroz, mas como moro com outras pessoas que não gostam, quase não comia. Agora depois da cirurgia de redução de estômago não consigo digerir muito bem o arroz. Mas fiz o teste com o parbolizado, e não é que comi bem? E agora que descobrir que contém mais vitaminas que o normal, não vou abrir mão dele.
    Tenho uma receitinha simples para este arroz que fica um delícia.
    01 xíc. arroz
    01 cl sopa de margarina
    01 dente de alho amassado
    1/2 cebola picadinha
    1/2 xíc. de lentilhas cozidas
    sal a gosto
    água quente o suficiente para cobrir
    Refogar o alho, a cebola na margarina, juntar o arroz, mexendo bem, e logo em seguida a lentilha. Cobrir com água quente e tampar a panela, deixando uma pequena abertura.

  14. Filha Do Rei disse:

    pra mim tem que ser parboilizado….minha familia ama e tbm meu toque ajuda muito….recomendo quem nunca usou por favor faça o uso e vai ver que delicia de arroz…fiquem todos com Deus.

  15. Zana Garcia disse:

    OI
    Eu visito muito o seu blog. Amei e acredito ser um dos mais completos que já visitei.
    Bom, quanto ao arooz parboilizado eu uso muito e amo mesmo.
    Todas as vantagens sitadas acima eu assino em baixo. Só não como mais mesmo pq meu amor não gosta muito.
    Indico pra quem quiser

  16. Dalva Maria disse:

    Desde que passei usar o parboilizado o intestino de todos aqui de casa melhorou 100 por cento.Além do rendimento e do aspecto muito melhor que o do branco.bjs a tds os que já usam e para os que não usam,escolha boas marcas e comecem a usar.

  17. Anônimo disse:

    Pessoal, acho que todo gosto deve ser respeitado, mas… sem preconceito ou frescura, se existe um arroz que teoricamente é mais saúdavel e que concerteza tem um sabor mais marcante (bom ou ruim),deve-se observar o potencial nutritivo e sem processo quimico, segundo informa o texto, mas enfim pessoal, gosto é gosto e o que importa é ser feliz, com ou sem arros branco, integral, etc…

  18. Elaine disse:

    Oi Mauren!

    Arroz de boa qualidade não deve ser lavado.
    Arroz parboilizado não precisa ser lavado.
    Arroz arbório não pode ser lavado.

  19. Anônimo disse:

    Oi Tati!
    Ontem meu marido me pediu um risoto e hoje vc me dá a receita, obrigada!! adoro seu blog.
    Eu não uso mais o arroz agulhinha.
    O parboilizado tem mais textura e sabor, na minha opinião. Minha mãe me ensinou a lavar bem ele antes, e ele nunca fica com gosto ruim.
    Bjs, Mauren.

  20. HSKAJINO disse:

    Primeiramente, a informação está correta! Parabéns

    Segundo é um adendo muito importante: porque alguns parboilizados tem cheiro estranho?

    O processo esconde o motivo. O processo de parboilização realmente "cola" o grão de arroz dentro do seu gérmen (o grão de arroz dentro da própria casca). Mas, pq colá-lo se ele tecnicamente vem inteiro? Ai é q está! Os grãos de alta qualidade (o famoso "tipo 1" que vem nas embalagens de arroz) não necessitam desse processo, as marcas "com cheiro ruim" normalmente utilizam o tipo 2 ou 3 para o processo (depois do processo, ele vira "tipo 1" por causa do acréscimo de qualidade) essa subida de qualidade está sendo discutida. Algumas marcas, aqui já citadas como a Tio João e Uncle Bens entre outros fazem a parboilização com grãos tipo 1 devido as vantagens nutricionais e de preparo desse arroz

    Esse arroz pode ser preparado em "modo macarrão", como alguém já explicou aqui, isto tira realmente o cheiro diferenciado, mas deixa o parboilizado ainda mais "característico": sabor, textura, ordem dos aromas e apresentação próprios (grão não glutinoso, sempre solto, sem caldo, com temperos externos ao grão, sem sua absorvição)

    As características acontecem devido ao processo, basicamente, o grão vira aquele arroz que todos conhecemos, depois é seco de novo. O rearranjo molecular do amido forma um grão "sem poros" para absorver os temperos e a própria água e também evita que o amido se dissolva na água (o popular "papa")

  21. Anônimo disse:

    tomara todas pessoas que buscam oconhecimento ficassem a par desse processo de parboilizaçao tao importante ,isso e coisa de primeiro mundo ; achei muito legal e muito gostoso fico imaginando uma panelada de arroz doce.

  22. Chirlei disse:

    ate pouco tempo atras eu so conhecia o arroz parbolizado, desde criança era só esse, quando conheci o arroz branco não gostei nada, nada mesmo pois alem de não ter muitos nutrientes, ficar grudento li em algum lugar que não me recordo que vira açúcar quando está no estomago, tipo engorda mesmo, então pra mim não importa o que for feito com arroz eu só uso o parbolizado e nem é por causa do rendimento não é por causa do sabor mesmo, adorei seu blog viu

  23. Anônimo disse:

    Na verdade, o cheiro e o sabor forte depende da marca. Tem alguns que não tem cheiro, nem nada. É muito bom, eu adoro.

    Quanto mais escuro o arroz, mais riico em vitaminas, então pra quem não gosta, ou não consume diariamente o arroz integral, o parboilizado é a melhor opção.

    Beijoooooos

  24. Patrícia disse:

    Eu uso sempre e prefiro esse arroz. Acho mais prático e mais gostoso. Agora com essas informações fica melhor ainda!

  25. Anônimo disse:

    Arroz parboilizado é para amadores: aqueles que não sabem cozinhar e não sabem degustar um alimento.

  26. Só uso o Arroz Parboilizado. Adoro! Fica soltinho, eu tempero bem com alho, cebola. Tem gente que vem na minha casa e diz que não gosta de arroz parboilizado, eu fico quietinha, faço o bendito, e a pessoa elogia, come, repete… aí eu digo que é parboilizado! Pronto! Acaba o preconceito!
    Bj!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com/

  27. Simone disse:

    Olá Tati, eu só uso arroz parboilizado na minha casa e adoro !!! É um arroz muito fácil de trabalhar, impossível errar o ponto, rende muito e é saboroso. Com todos esses benefícios que você relatou, ficou melhor ainda !!!
    Bjs. Simone.

  28. Lu disse:

    Nossa, nem sabia que existia preconceito com o pobre do parboilizado!! Eu SÓ uso ele, até pq odeio cozinhar com arroz branco! Sempre fui fã do parboilizado e modestia à parte, é minha especialidade kkkkkkkkkkkk fritinho com alho e com uma cenoura ralada…hmmm fica demais!
    Adorei as informações, confesso que o amo, mas n sabia dessas vantagens! bjão

  29. Anônimo disse:

    Uma otima opção tbém é mo arroz integral de panela de pressão… no site Sua Dieta tem a receita e muitas outras deliciosas e super lights…

  30. Anônimo disse:

    Conheci esse arroz a uns dois anos e dê lá pra cá em casa é so ele! Ontem mesmo fiz com alho, bem fritinho… Hummmm…. Vale a pena experimentar. Gosto tbém do integral, mas dele, meu filho reclama. O importante é a qualidade aliada ao sabor. Bjo

  31. SoL disse:

    Desde que comecei a namorar o marido e até sempre compramos o parborizado. EU acho ele mais gostoso que o "normal" e fica branquinho e soltinho do mesmo jeito.
    Não vejo diferença nenhuma
    bjinhos

  32. Paula Pacheco disse:

    Tati, eu prefiro o branco, agulinha, mas já comi muito parboilizado em vários lugares, até em casa mesmo, pra mim, normal, questão de condições (R$) até, pois a diferença existe.
    bjs
    Paula

  33. Gosto muito do parboilizado!!! Realmente alguns tem um cheirinho ruim; por isso vou experimentando marcas diferentes. Até que encontrei duas satisfatórias: Tio João e Uncle Bens. Este último, meu preferido!!!!

  34. Na escala nutricional o primeiro é o arroz integral que adoro e sempre uso, depois vem o parboilizado e por fim o arroz branco comum.

    Dados nutricionais, a cada 100 g

    BRANCO
    Fibras: 0,2 g
    Proteínas: 7 g
    Calorias: 120
    TEMPO DE PREPARO: 25 min

    PARBOiLIZADO
    Fibras: 0,5 g
    Proteínas: 7,3 g
    Calorias: 112
    TEMPO DE PREPARO: 20 min

    INTEGRAL
    Fibras: 1 g
    Proteínas: 7,3 g
    Calorias: 107
    TEMPO DE PREPARO: 40 min

    Vale a pena experimentar. 😉

    bjo querida
    andrea

  35. Anônimo disse:

    Eu só uso esse tipo de arroz e estou muito satisfeita. Ele realmente tem todas as vantagens que vc apresentou. Para prepará-lo nunca utilizo óleo, e ele realmente pode ser conservado por mais tempo sem estragar. Além disso, fica sempre soltinho mesmo. Quanto ao sabor, existem marcas muito boas que não deixam a dever ao arroz branco comum.

  36. Patricia disse:

    Eu gosto do Parboilizado mas qdo vim morar nos era parei de usar e nem pensive mais nele… A partir de hj vu voltar a procurar por ele. Ele eh melhor mesmo q o branco e fica bem soltinho.
    Adorei o texto!
    Paty

  37. Eu não gosto de parboilizado!! Sempre fica duro e o sabor não me agrada!! Só faço quando tem que servir muitas pessoas, é tiro e queda, pode fazer a quantidade que for que não empapa e fica soltinho!! Só nesses casos mesmo!!

  38. Oi!
    Aqui em casa só uso esse arroz. Nao sinto esse cheiro estranho de que as pessoas falam. O gosto fica do tempero que uso: alho, cebola, sal e azeite. A consistência dele é soltinha. Mesmo quem fala que nao gosta, já comeu aqui sem saber e repetiu. Já fiz um risoto de queijos e manjericão que deu super certo! Aprovado e recomendado!

  39. Anônimo disse:

    Não é preconceito: arroz parboilizado cheira mal, tem gosto ruim e consistência esquisita. Isso é fato. O problema é que a maioria dos restaurantes o utiliza, por isso não dá pra comer arroz fora de casa!

  40. JUJU VoaVoa disse:

    Olá…descobri vc pelo Blog da Bonfa e adorei o seu cantinho estou te seguindo…
    Tb tenho um blog entra lá para trocarmos figurinha…
    Bjuss
    jujuvoavoa.blogspot.com

  41. Anônimo disse:

    Eu não gosto! Prefiro o sabor de um arroz branquinho, soltinho…
    Por mais que se tempere o arroz parbiolizado, ele sempre fica com gosto de arroz de restaurante a kilo!

  42. Claudia Lima disse:

    Eu sempre uso e recomendo. Arroz branco comum não tem nutrientes, só engorda…
    Vale conferir. Fica sempre bem soltinho.
    Bjs 🙂

  43. STILO BASICO disse:

    Eu adoro esse arroz , além de ficar soltinho, tem uma aparência ótima mesmo se for reaquecido e o sabor agrada muito meu paladar …

    bjim

  44. Maria Luiza disse:

    Oi Tati.
    Aqui em casa, casa de japonês, já viu! é arroz branco e feito na panela elétrica. Mas de vez em quando gosto de variar. Com o parboilizado, o meu filho faz um risoto de camarão! é de comer rezando! Então aprendemos a comer em dias especiais, e agora com mais informações vamos consumir mais vezes.
    Bjos

  45. Anônimo disse:

    oLHA EU AMOOOOOOOOOOOO ESTE ARROZ E VCS. TAMBEM.NEM IMAGINA O QUANTO ESTA PANELA ME É UTIL. BEIJOS

  46. Nina Morais disse:

    Confesso que tenho preconceito total, não gosto do sabor nem da aparência… Nunca comprei, e se só tiver ele no almoço, não olho duas vezes.
    bjs

  47. Oi,

    Eu adoro arroz parboilizado, muitos não gostam por causa do sabor e do cheiro dele que dependendo da marca é forte mesmo. Mas eu aprendi com um colega que adora cozinhar e se aventurar nas descobertas culinárias uma forma de tirar (ou pelo menos diminuir bem) o cheiro e sabor forte deste arroz,sabe como? Cozinhe como macarrão… como assim… simples: coloque uma quantidade de arroz na panela coloque o dobro de água e deixe cozinhar a gosto, não deixe a água secar, quando der o ponto vc escorre como macarrão. Eu gosto bem macio, depois vc refoga a seu gosto (com cebola, alho o que preferir). Eu refogo com uma colher de óleo, cebola picada, uma pitada de sal e cenoura ralada, quando a cenoura começar a soltar água vc coloca o arroz já cozido e mexe bem, deixe secar algum líquido que tiver e bom apetite!!!

    Experimente e diga o que achou!! Rende muito!!

    Beijos

  48. Juliana disse:

    Oi Tati!!!

    Eu nao me importo muito se o arroz é branco ou parboilizado, como os dois, sem problemas. Há quem nao come nem sob ameaça de morte (meu pai), mas há também quem nem se lembre da exstencia do branco (pessoal do litoral catarinense, em geral). Eu acho uma boa opção pra quem quer um arroz mais rico (o nosso branquinho é lindo, mas pobrinho, pobrinho, só tem carboidratos), mas nao consegue se adaptar ao integral. Ou seja… democracia já, arroz é uma delícia seja branquinho, parboilizado, japonês, tailandes aromático, etc, etc, etc…

    Um beijão

  49. Cucla disse:

    Oi querida, adoro qualquer tipo de arroz..e considerando que o parborizado é uma mão na roda para o preparo, recomendo…

  50. Roberta disse:

    Não sei dizer se é verdade ou mentira o que diz a Embrapa, mas lá em casa só usamos desses arroz. Eu, particularmente, não gosto do outro. Prefiro mil vezes o parboilizado.

  51. Sandra Reis disse:

    Oi Tati

    Olha, pra fazer Paella só dá certo com esse arroz, o parboilizado, pois ele é cozido na paellera, que não tem tampa e vai sendo adicionado o caldo aos poucos, junto com os frutos do mar e tem que ser mexido sempre. Com o outro tipo fica uma gororoba só!

    Agora, não sabia desses benefícios dele não, obrigada por compartilhar.

    Beijos

  52. Adri disse:

    Oi, Tatiana! Acho que a preferência pelo arroz agulhinha é puro hábito mesmo, já que o parboilizado tem preço e rendimento melhores, e ainda é mais saudável. O parboilizado tem sabor de festa, de restaurante, não tem sabor de casa, rs. Acho que não conseguiria comer só o parboilizado, mas fiquei com vontade de usá-lo às vezes para variar (já faço isso com arroz integral). Beijos, ótimas informações!

  53. angela disse:

    Aqui em casa só comemos ele. Pois fica soltinho. Até meu caseiro, que não conhecia, passou a comer só ele.

  54. Cláudia Monteiro disse:

    Eu só uso ele, difícilmente uso outro tipo de arroz, o branco, agulhinha e o vermelho também entram aqui em casa, mas numa proporção de 10 pra 1. Mas minhas compras de mês são 7 parboilizado e um de cada dos outros num total de 10.
    O integral não entra pq não agrada, nem o marido, nem as crianças, nem a própria que vós escreve.
    E costumo dizer que somos papa arroz, tem todo dia. =)
    Um bjo.

  55. Tati, eu consumo este arroz às vezes e gosto dele sim, não tenho nenhum preconceito. Inclusive a minha avó só faz arroz com amêndoas ou com açafrão usando o arroz parboilizado, ela diz que nenhum outro fica tão soltinho e bonito quanto ele. O texto é ótimo, adorei!
    Beijos

  56. Tati, ao contrário da Lívia e da Dani, eu só uso arroz parboilizado. Quando me casei, não sabia cozinhar e você já consegue até imaginar como era o meu arroz; super empapado! Resolvi usar o parboilizado e me acostumei com o sabor e hoje não compro outro tipo de arroz.
    Beijinhos doces,
    Fernanda.

  57. Anônimo disse:

    Eu sempre usei, facilita minha vida e eu adoro!Faço, coloco em potinhos no freezer e quando chego a noite do trabalho, vai para o microondas e fica perfeito, parece que foi feito naquela hora, soltinho. As vezes misturo uma latinha de milho, cenoura ou ervilha, fica show.
    Quem mais gosta do parbô???
    Beijos,
    Ana – RJ

  58. Yolanda disse:

    Tati, gostei muito das informações, eu uso esse arroz parboilizado e desconhecia o processo, eu
    acho ótimo. O branco eu só uso para canja, arroz doce e bolos. Obrigado, bjs e boa sorte.

  59. Dani Hoffmam disse:

    Ai Tati, pode até ter vantagens, mas eu não gosto do sabor dele não…
    Não gosto mesmo, mas opinião é opinião…

    E vc ainda não se inscreveu na promoção lá do blog: http://kitutando.blogspot.com/2011/06/1-aniversario-do-blog-receitas-e.html

    Tá esperando o q?

    Bjão e ótima semana,
    Dani

  60. Tati,
    Eu não tenho preconceito com o arroz parboilizado, muitos restaurantes usam ele, pelo fator rendimento e também por ele estar sempre soltinho. Mas particularmente eu não uso na minha casa, alguns tem um cheiro que não me agrada. Mas acho que todo mundo tem que experimentar e tirar suas conclusões. E para quem tem dificuldades em acertar o ponto do arroz, vai com fé no parboilizado, você não vai errar !
    Bjs
    Lívia

    • Monica M. disse:

      Aprendi com a cozinheira da Igreja, ela coloca o arroz na agua quente, joga fora a agua 2 vezes e depois faz a receita normal, ficou otimo, soltinho e sem aquele gostinho tipico.

Deixe uma resposta