Manteiga de Amendoim Caseira

Marido é doido por manteiga de amendoim! Eu até gosto, mas ele é fissurado! Depois que descobri o quanto é fácil fazer em casa não comprei mais, até porque o preço não é lá muito barato.

Além de mais gostosa a manteiga de amendoim caseira fica muuuito mais barata. Olha que facilidade:

Caso você não encontre a farinha de amendoim pronta (que foi a que eu usei), basta torrar o amendoim no forno até a casquinha começar a se desprender. Depois esfregue os amendoins com as mãos para soltar as pelinhas e descarte-as. Tarefa chata essa! Com os amendoins pelados, é só bater no liquidificador ou processador e obter a farinha.

Para a manteiga (ou pasta), basta colocar no processador 2 xícaras de farinha de amendoim, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1/2 colher (café) de sal. Aí é só ter paciência.

Não precisa colocar óleo, como indicam algumas receitas, porque o amendoim tem bastante óleo em sua composição e quanto mais você processar, mais esse óleo se desprenderá e umedecerá a mistura.


Eu levei cerca de 20 minutos até conseguir uma pasta e abri muitas vezes o processador para dar uma mexida com a colher, já que a tendência é a “massa” ficar grudada no fundo.

Eu gosto da manteiga mais firme, mas se você quiser mais líquida ou quiser acelerar o processo é só misturar uma ou duas colherinhas (café) de óleo.  Rende aproximadamente 2/3 de xícara.

*** De tarde tem resultado do sorteio do livro “150 Técnicas para dominar a arte culinária”.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

86 Comentários

  1. Irani Castro disse:

    A manteiga de amendoim e muito mais saudável que a margarina ou manteiga de leite. Pra ficar melhor ainda , substitui o açúcar pela rapadura. Fica uma delícia

  2. FLÁVIA disse:

    Olá
    Queria saber se precisa guardar na geladeira, e qual o tempo para o consumo.
    Obrigada

  3. marciane disse:

    Eu fiz, e ficou uma delícia, mas tenho uma dica; colocar o amendoim ainda quente no liquidificador, fica mais fácil para bater, e em 6 minutos a minha ficou uma pasta bem cremosa. Coloquei somente 2 colheres de açúcar para 300 gramas de amendoim. (obs) colocar as 2 colheres de açúcar primeiro no liquidificador e depois o amendoim quentinho.

  4. Neiva disse:

    Adoro manteiga de amendoim. Eu compro amendoim torrado e sem casca e bato no liquidificador. Não coloco açucar e nem sal. E fica uma delicia. Vai misturando e batendo, até ficar bem cremosa. É importante ter um liquidificador potente.

  5. Eliana disse:

    Que delícia!!! obrigada pela receita.

  6. Claudia patricia disse:

    Eu faço no liquidificador mesmo, quanto mais vc bate, mais cremosa ela fica. E não coloco tanto açucar, duas colheres de sopa rasa de açucar demerara pra mim é suficiente.

  7. Andréia disse:

    Nossa, como é facil de fazer! Agora, só caseira. No meu processador, demorou uns 3 minutos para ficar pronta. Muito legal ficar observando a transformação do amendoim na “pasta cremosa cheia de brilho”.
    Obrigada Tati

  8. Beatriz alvarenga disse:

    Fiz como vc ensinou eu ate comprei um processador para fazer e amei deu super certo e quem fez foi meu esposo tem foto lá no instagram. Beijos e obrigada pela receita ah já votei em você.

  9. matanza fac disse:

    Olá, isso é pasta de amendoim, e não manteiga…

  10. Beatriz alvarenga disse:

    Vou te visitar no you tube que bom que conseguiu fazer no liquidificador meu esposo ficou animado em fazer.

  11. Jackeline Misson disse:

    Olá jjnin, eu fiquei muito interessada no seu vídeo mostrando como fazer essa pasta de amendoim com mais facilidade, poderia me mandar por email?
    Segue meu email: janefat@gmail.com

    Desde já agradeço. Bjos.

  12. Abilene disse:

    Tati o que é isso??? Perfeito, muito bom, excelente… Diminuí bastante o açúcar, coloquei apenas meia xícara e mesmo assim ficou perfeito! Estou viciada nas suas receitas, obrigada!

  13. Nilton Oliveira disse:

    Olá Tati… não sei se já tentaram também adoçar com mel ou açúcar mascavo… mais saudável e deve ficar muito bom …

  14. Lari disse:

    Muito obrigada, Tati! Beijo

  15. Lari disse:

    Muito obrigada! Beijo!

  16. Lari disse:

    Tati, espero não ser incômodo…qual a marca do seu processador? Quero comprar um bom processador para fazer pastas de amendoim e outras oleaginosas e estou procurando indicações. Agradeço desde já. Beijo

  17. jjnin disse:

    Oi Mariana. Tudo bem?
    Já faz tempo, mas só agora que vi este post. Gostaria de saber se já conseguiu fazer a manteiga de amendoim (espero que sim) ou se já desencanou, kkkk
    E que eu consegui e de uma maneira muuuto rápida e fácil. Mesmo que já esteja fazendo, o jeito que eu faço é extremamente fácil. Caso queira mande um e-mail pra mim. Vou fazer um vídeo e te mando. Sempre tive muita vontade comer manteiga de amendoim mas sempre foi, e ainda é, muito caro. Na verdade são três segredinhos na hora de fazer que fazem a diferença.

  18. Tamy disse:

    Eu uso o processador do mixer mesmo, uso amendoim sem casca e sem sal direto! Em 2 min já tenho a pasta! Se quiser mais cremoso, é só bater mais. Uma dica, Tati: aquecer o amendoim um pouco na frigideira antes ajuda a liberar o óleo dele e é bem mais fácil de bater! 🙂

  19. lourdes disse:

    oi boa tarde da certo se fizer com aquela paçoca de amendoim tipo “rolha”? obrigada

  20. Oi Tati,posso ussar a paçoquinha no lugar da farinha de amendoin???

  21. Fica muito bom mesmo.
    Obrigado!!!

  22. Tati, essa receita é uma delícia mesmo. Meu marido morou nos EUA a infância toda e sentia falta da tal da peanut butter, mas nada a venda no mercado se assemelha à de lá (a não ser uma importada que, além de mega cara, tem gordura trans – RECUSO a comprar hehe). Ele AMOU tua receita, disse que essa é a peanut butter de verdade <3 Obrigada por compartilhar, querida!
    Mas agora temos um problema aqui em casa… meu processador arriou de tanta manteiga de amendoim hahaha e o pior: não tem assistência técnica da Faet nem perto de onde moro 🙁
    Tá, dramas a parte, o que eu queria saber mesmo é qual a marca do seu! Tô na pesquisa aqui mas tá difícil, quando penso que encontrei vejo que está cheio de reclamações dos consumidores… Aí lembrei de vc ;D
    Obrigada, de novo, vc é muito especial e querida de nossa família, torna nossas refeições mais gostosas e os lanches em horas esperadas!
    Beijos e que Deus continue a te abençoar grandemente
    Ah, só uma gracinha: meu filho (2a3m) vive pedindo: "Mamãe, pibâ, pibâ mamãe, fovô!"
    Traduzindo: "Mamãe, peanut butter, peanut butter mamãe, por favor!" hehe

    • Que fofo seu comentário Mariana! Obrigada pelo carinho!
      Meu processador tá lá no armário da despensa, amanhã descerei as escadas e vou até lá ver a marca kkkkkk agora tô embaixo das cobertas congelando e não lembro de cabeça, mas é tão velho que nem deve ter mais no mercado desse modelo. E ele tb não é dos melhores. Mas te falo logo mais!
      Bjs

  23. Deia Klier disse:

    Será que dá certo com o mixer?

  24. Mariana disse:

    qual a marca do seu processador de alimentos? o meu é um Cadence e acabei de comprar, já estou arrependida porque não consegui chegar na textura da manteiga de amendoim, mesmo depois de mais de uma hora e meia processando… 🙁 com ajuda de mel e óleo…

    • Oi Mariana, que pena… eu nem sei qual a marca do meu processador, como mudei de casa ontem ainda está encaixotado e não tenho como ver agora, mas ele não é dos mais potentes não e está bem velhinho. Estranho porque tive feedback de gente que conseguiu fazer no liquidificador (com ajuda de óleo). Poxa, é bem chato quando não dá certo né? Desejo boa sorte na próxima!
      Bjs

    • Palú disse:

      Acabei de fazer no multiprocessador e demorou uns 20 min….só o açucar, amendoim e sal….ficou maravilhoso…adoro a manteiga Peter Pan, ficou idêntico….ameiiiiii valeu Tati maravilhosa….bjkas

  25. Marc Aubert disse:

    Torrar amendoim no micro: 500g. de amendoim cru; 3 minutos no micro em potencia alta; retira e coloca uma colher de sopa de azeite e sal a gosto, misturando bem; mais 3 minutos em potencia alta; retira e deixa esfriar; se não ficou no ponto (depende muito do micro) colocar mais 1 ou 2 minutos. Não tem erro e fica por igual, coisa que no forno a gás não acontece.

  26. Gente como eu amo esse blog!!! Vou fazer essa receita hj…que delicia!

  27. Blog Tia Alê disse:

    Tati fiz!!! É INCRÍVEL!!!
    Fiz com o amendoim torrado e sem pele da Santa Helena, ficou perfeito.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaa por mais essa receita. A família toda amou!!!

  28. ARKANJEL81 disse:

    Dica: procure comprar o amendoim já torrado, sem pele e sem sal. Aqui perto onde moro encontro pacote fechado de 2 kg a vácuo por apenas 15,00. Assim vc pula várias etapas da preparação.

  29. krishina disse:

    Meu filho ve os filmes americanos e fica doido pra comer a manteiga
    De amendoim agora vou fazer prs ele valeu.
    Ele tem muita vontade de comer aquelas tortas que o Dean
    De sobrenatural nuncs consegui comer rsrsrsrs.

  30. Oi Katia, eu que agradeço por prestigiar meu trabalho!
    Bjs

  31. Katia Ruiz disse:

    Tenho feito algumas das suas receitas e nunca escrevo para AGRADECER sucesso que estou tendo aqui na cozinha…Meu marido e meu filho estão amando…E eu, bem, me sinto realizada!!! OBRIGADA e já vou correr atrás dessa farinha de amendoim para fazer hj ainda. Depois posto como ficou e se foi aprovado…kkkkk…beios

  32. Tabata disse:

    Tati… aonde comprar essa farinha ??? bjokas !

  33. Carla Moraes disse:

    Fiz no liquidificador, mais quase queimei ele, não sei se vai funcionar da próxima vez, deu um cheiro de queimado e até saiu fumacinha…
    Ficou uma delícia!

  34. Anita disse:

    legal. um adica muito legal que vi em um site americano, é comprar amendoin normal mesmo..aquele que comemos normalmente. vou tentar assim. pq eu até hj nao fiz pq comprar amendoin e descascar é um saco.

  35. Geronda disse:

    Para deixar o processo de tirar a pelinha do amendoim mais rápido e divertido, você pega um montão de uma vez, esfrega na mão, e depois passa secador, e as pelinhas saem voando! Faz bagunça, mas é bem mais fácil!

    • Alem Martins disse:

      Para tirar a pele do amendoim, coloque o amendoim em um pano de prato, feche as pontas e bata em mesas, paredes, dê socos, etc. depois é só soprar as peles com um secador.

  36. Ludmila disse:

    Tati, desculpe a ignorância. Mas eu nunca comi manteiga de amendoim. Parece ser uma delícia, tipo paçoca hahaha
    E é costume comer ela com que? Pão?
    Obrigada rs

  37. louise silva disse:

    SERÁ QUE POSSO USAR O XEREM PRA ADIANTAR O PROCESSO CASO NAO ACHE A FARINHA DE AMENDOIM? JA É UM ADIANTO NE E DAI POSSO COMPRAR LOGO 1 KG DE XEREM DE AMENDOIM E ULA LALA!!! GRATA

  38. Andréa disse:

    Esse blog é perfeito para minha cozinha.Sempre experimento s receitas e adoro todas!

  39. soraia rp disse:

    Pode misturar com o óleo de coco… mais saudável!

  40. PaulaCookie disse:

    O que fazemos é um pouco diferente. Talvez mais 'natural'.
    Pegamos 50-100g de amendoim torrado (em casa) e sem casca, batemos até ficar em pequenos caroçinhos (estilo cobertura de sorvete), separamos.
    Pegamos 400-450g e adicionamos 2 colheres cheias de açúcar mascavo.
    Após batido, separamos numa vasilha e depois adiciona os caroçinhos misturando com uma colher para dar a famosa pasta de amendoim crocante… SHOW!!!

  41. Ana Carla disse:

    Só de curiosidade…Vc já testou substituir a manteiga de receitas pela manteiga de amendoim? Acho que no biscoito deve ficar uma delícia, não sei se dá certo…

  42. nessa disse:

    posso fazer com a paçoca?

  43. Andréia disse:

    Será que dá certo com outras oleaginosas?

  44. Ái minhas Santas Férias… Vai pra lista!

  45. Renata disse:

    Tati, fizemos um vídeo mostrando a receita que peguei aqui! Ficou ótimo! Se quiser passar lá, é no http://www.youtube.com/canalreceitinhas

    Beijoca!

  46. Elisa Barros disse:

    Tati, eu fiz e ficou MARAVILHOSA! Bom, na verdade quem fez foi o marido, o que prova a facilidade da receita. AMAMOS! Aqui em casa agora vai ter sempre. Super obrigada pela dica. Coloquei lá no meu blog também, pra compartilhar e fazer mais gente feliz. Bjos

    http://www.frangoefarofa.com.br/2013/05/manteiga-de-amendoim-caseira.html

  47. CandyAngel disse:

    Gostei muito de conhecer a panelaterapia! O meu namorado adora manteiga de amendoim, tenho que experimentar ;)*

  48. Unknown disse:

    Tati, quanto tempo dura? Você guarda na geladeira?

  49. Que bela partilha, muito obrigado 🙂
    Kiss, Susana

  50. Tati… Essa farinha de amendoim que você diz ai na receita, é pronta? Ou bato o amendoim mesmo?

    • "Caso você não encontre a farinha de amendoim pronta (que foi a que eu usei), basta torrar o amendoim no forno até a casquinha começar a se desprender. Depois esfregue os amendoins com as mãos para soltar as pelinhas e descarte-as. Tarefa chata essa! Com os amendoins pelados, é só bater no liquidificador ou processador e obter a farinha."

  51. Simone Ponce disse:

    Tati, como eu sei que você gosta de praticidade, aí vai uma dica quanto à manteiga de amendoim. Compre pasta de amendoim integral santa helena e misture com um pouquinho só de açúcar ou mesmo de adoçante, já está pronta a sua manteiga. Fica uma delícia e é super rápido. A pasta de amendoim desta marca é muita boa.http://www.santahelena.com/marcas.php?men=&pag_marca=23&pag_marca_sub=58

  52. Ana Costa disse:

    Com castanha de caju deve ser tudo de bom!

  53. Elisa Barros disse:

    AMEI mil vezes! Super dica, muito preciosa!
    Também adoro manteiga de amendoim mas o preço realmente não é dos mais amigos. Vou testar com certeza. Obrigada!

  54. Hahahahahaha eu tentei há umas duas semanas e só consegui um cimento para construir uma casa… Rs

  55. Isso parece muito com Paçoca, que eu amo de paixão, então vou adorar.

  56. Douglas Costa disse:

    Será que da para fazer no liquidificador, digo todo o processo?

  57. Adoro manteiga de amendoim, que óptimo aspecto tem a que mostras!

  58. Renata disse:

    Tati, já fiz no liquidificador só o amendoim, fica gostoso demais! E super cremoso! Basta bater bem!

    Beijoca!

  59. Fica mais pra Amendocrem ou Peter Pan ?

    • Vixe, amendocrem eu só comia quando criança mas não lembro bem e peter pam eu não conheço. Eu comprava um importado que é mais sem açúcar, apenas amendoim e sal, mas adaptei pro gosto aqui de casa. Você pode dosar o açúcar e sal de acordo com seu gosto é isso que muda de marca para marca.
      Bjs

    • Cuca Viana disse:

      com ctz fica mais pra Peter Pan, dps q vc come Peterpan, vc nem considera Amendocrem manteiga de amendoim, perto da Peterpan Amendocrem é horrível, outro sabor, outra textura

  60. Lilian disse:

    Que legal! Eu tb adoro manteiga de amendoim! Vou experimentar!

Deixe uma resposta