Manteiga de Amendoim Caseira

Marido é doido por manteiga de amendoim! Eu até gosto, mas ele é fissurado! Depois que descobri o quanto é fácil fazer em casa não comprei mais, até porque o preço não é lá muito barato.

Além de mais gostosa a manteiga de amendoim caseira fica muuuito mais barata. Olha que facilidade:

Caso você não encontre a farinha de amendoim pronta (que foi a que eu usei), basta torrar o amendoim no forno até a casquinha começar a se desprender. Depois esfregue os amendoins com as mãos para soltar as pelinhas e descarte-as. Tarefa chata essa! Com os amendoins pelados, é só bater no liquidificador ou processador e obter a farinha.

Para a manteiga (ou pasta), basta colocar no processador 2 xícaras de farinha de amendoim, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1/2 colher (café) de sal. Aí é só ter paciência.

Não precisa colocar óleo, como indicam algumas receitas, porque o amendoim tem bastante óleo em sua composição e quanto mais você processar, mais esse óleo se desprenderá e umedecerá a mistura.


Eu levei cerca de 20 minutos até conseguir uma pasta e abri muitas vezes o processador para dar uma mexida com a colher, já que a tendência é a “massa” ficar grudada no fundo.

Eu gosto da manteiga mais firme, mas se você quiser mais líquida ou quiser acelerar o processo é só misturar uma ou duas colherinhas (café) de óleo.  Rende aproximadamente 2/3 de xícara.

*** De tarde tem resultado do sorteio do livro “150 Técnicas para dominar a arte culinária”.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes