Cooktop de Indução: Como Funciona?

Comprei um cooktop portátil de indução para testar, já que uma das possibilidades é colocar um de 4 bocas com esse sistema na cozinha nova.

Como pretendo ter apenas 4 bocas na cozinha, ele funcionará como complemento, como é portátil posso usar na varanda.

Gente estou apaixonada pelo bichinho! Aquece muuuuito rápido!!!


Comprei o Brastemp Gourmand porque estava em promô, mas tem de várias outras marcas.

Como muita gente ainda tem dúvida sobre como funciona esse sistema de aquecimento, vou compartilhar com vocês o que eu aprendi nas minhas pesquisas.

  1. O sistema de indução funciona através de ondas eletromagnéticas que geram calor e aquecem o alimento. O mais bacana é que o fogão não aquece (pode colocar a mão nele ligado), por isso não há risco de queimaduras, o calor vai direto para o que tem na panela, mas para isso é preciso que a panela seja de material adequado. Um teste para saber se a panela funciona é colocar um imã no fundo dela, se ele grudar, a panela é adequada, caso contrário, não funcionará.
  2. Funciona com eletricidade (os de 1 boca você encontra em 127V os maiores só em 220V), mas li em muitos lugares que o consumo é equivalente ao de gás pelo fato de serem muito mais rápidos no quesito aquecimento.
  3. Facilidade de limpeza. Pense na facilidade em limpar uma superfície lisa, sem grelhas, sem nada… maravilha isso!
  4.  Painel digital e temperatura mais precisa. Super vantagem!
  5. Existem alguns fogões vitrocerâmicos que visualmente são iguais a este, mas eles usam uma resistência abaixo da superfície. Essa resistência vai primeiro aquecer o fogão e depois a panela. Eles são fracos, dizem que demoram horrores para aquecer. Então verifique se funciona com resistência ou se é um fogão por indução para não se confundir na hora de comprar.

Desvantagens:

  • Achei meio barulhento, devido ao sistema de ventilação que tem embaixo dele, algo como um micro-ondas ligado (não sei se os modelos com mais bocas também fazem esse barulho);
  •  Nos modelos com mais de uma boca a instalação é mais complexa, requer mão de obra especializada para a ligação elétrica;
  • O preço também é bem salgadinho (os de 1 boca são baratos os outros não);
  •  Panelas de alguns materiais não aquecem nele.

*** Este produto foi comprado com $$$ recursos da blogueira.

*** Não compre nada por impulso. Analise se o produto e/ou serviço a ser adquirido será mesmo útil às suas necessidades.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes