in ,

Arroz com Costelinha

Gente, como pode uma comida tão simples ser tão espetacular! Sabe quando o arroz fica bem moreninho e pega todo o sabor da carne? Delícia demais!!!A quantidade indicada aqui é para 4 porções (grandes) ok?

Ingredientes:

  •  1 quilo de costelinha de porco (fresca, não vai usar a defumada que não fica igual);
  •  1 cebola picada;
  •  3 dentes de alho picados;
  •  250g de arroz cru;
  •  2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
  •  Sal e cheiro verde de acordo com seu gosto.

Comece temperando a costelinha conforme eu ensinei –> aqui.  Deixe descansar no tempero por pelo menos 2 horas (dentro da geladeira). Agora siga os passos:

1. Na panela de pressão refogue rapidamente a costelinha no óleo ou azeite, junte 150ml de água, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sai e abra a panela. Vai estar como na foto 1.

2. Junte o alho e a cebola, o shoyu e misture bem. Se a água estiver secado, acrescente um pouco mais (1/2 copo é o suficiente). Mantenha a mistura em fogo baixo, mexendo de vez em quando para amolecer um pouco a cebola. Mexa por uns 10 minutos.

3. Acrescente o arroz.

4. Misture o arroz com a carne e mantenha em fogo baixo, mexendo por uns 5 minutos.

5. Cubra com água e mexa um pouco mais. Prove a água, tem que estar bem salgadinha, se não estiver, coloque um pouco de sal. Tampe novamente a panela e assim que pegar pressão, diminua o fogo para mínimo e mantenha por 6 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

6. Abra a panela e cubra com cheiro verde.

* Atenção: Os tempos indicados nesta receita podem variar porque as panelas mudam conforme a marca, tendo fundo mais ou menos grosso, bem como a altura do fogo muda de marca para marca de fogão.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

Pavê de Morango Mais Fácil do Mundo!

Bolo Integral de Nozes