Lemon Curd

Receita fácil e deliciosa! O Lemon Curd é um creme de ovos e limão. Fica bem azedinho, embora ainda seja doce. Tem uma textura deliciosamente aveludada e pode ser usado como uma geleia para passar em pães, torradas, etc. Pode ser utilizado como recheio de tortas, cobertura de bolos, enfim, onde sua criatividade mandar. Eu sugiro usar o limão siciliano que é mais suave, mas pode ser feito com qualquer limão.

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 1/3 xícara (chá) de suco de limão siciliano;
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca do limão.

Eu retiro a pelinha da gema para não ficar cheiro de ovo. Em seguida bato os ovos (gema e clara) com o batedor de arame até espumar bem. Junto o açúcar e bato mais um pouco. Em seguida adiciono o suco de limão. Neste momento vai parecer que talhou, é normal.

Agora coloque uma panela com 2 dedinhos de água no fogo. Quando formarem pequenas bolhas, coloque o fogo no mínimo e encaixe a vasilha com os ingredientes em cima da panela. Mexa vigorosamente com o batedor de arame até engrossar, isso pode levar uns 10 minutos.

Fora do fogo, misture as raspas de limão e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, mexa bem até ficar tudo incorporado.

Cubra com plástico filme de modo que ele encoste no creme. Isso evita que se forme aquela pelinha fina na superfície. Leve para a geladeira. Essa mistura dura até 10 dias na geladeira. Rende 1 xícara (chá) de creme de limão.

Existem várias receitas de Lemon Curd, a maioria com muito mais manteiga, mas eu testei com essa proporção e de cara adorei, assim nem experimentei outras. Também já fiz sem manteiga e a diferença é que fica um pouco menos encorpado, pois a manteiga na geladeira endurece, mas mesmo assim ficou bom também.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes