Molho Pesto

Cada vez que eu faço essa receita de Molho Pesto eu me questiono porque demoro tanto a fazer novamente? Ela é muito fácil, rápida e simples de fazer e o sabor é maravilhoso! Eu me lembro de que quando nunca havia provado imaginava que o gosto era forte porque manjericão é uma erva muito aromática, mas não fica forte, fica sensacional!


Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas lavadas e secas de manjericão;
10 nozes (usei pecãs);
60g de queijo parmesão;
150 ml de azeite;
pimenta-do-reino e sal a gosto.

manjericao

Basta colocar todos os ingredientes no processador, mixer ou liquidificador e transformar em um molho maravilhoso, prove o sal, e acrescente ao final. Tão fácil que nem vai ao fogo. Depois cozinhe a massa e coloca o molho por cima. Essa quantidade de molho serve bem um pouco mais de meio pacote de massa (uns 300g de massa crua aproximadamente e serve até 4 pessoas).

Importante:
– Você pode guardar esse molho em um vidro limpo por até 1 mês na geladeira, mas para isso não pode conter nadinha de água, porque a umidade faz estragar rápido. Então lave e seque bem as folhas antes de usar na receita.
– A receita original leva Pinoli (sementinhas que lembram amêndoas), mas eles são caros e difíceis de achar, então vc pode usar as castanhas que mais gostar.

Se quiser ver como eu fiz o a minha receita em um videozinho bem rápido é só clicar aqui: http://bit.ly/21P8K9h

pesto-receita-manjericao

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

29 Comentários

  1. Elis disse:

    Essa receita dá certinho! Aqui no Amazonas faço com a castanha do Brasil fresca, fica maravilhoso. Meu molho preferido para macarrão.

  2. Nizeth van Nee disse:

    Eu fiz amei, uma delicia!

  3. Rosana disse:

    Sensacional! Acabei de fazer. Usei castanhas do pará 4 unidades e amêndoas (5 unidades). Ficou delicioso. Usei o manjericão aqui da minha floreira!!

  4. Glaciane Maia disse:

    Oi Tatiana, o manjericão usado é o comum, o roxo?

    Aqui em casa tem o manjericão roxo, a folha dele não é grande.

    Obrigada

  5. Elaine disse:

    Tati, vc tem alguma receita de macarrão cabelo de anjo em saladas, por favor??

  6. Mônica disse:

    Tati, se eu for usar outra castanha, como saber a proporção? Qual a medida em gramas?

  7. Adriana disse:

    Na verdade é um molho para comer com uma pasta/massa única, dico não se acrescenta nada, só se rala o parmesão e pronto. O camarão poderia ser um segundo prato, mas não misturado ao molho. Pode inovar ao seu gosto, mas da origem na Itália é assim.

  8. Larissa disse:

    Camarões são um bom acompanhamento para uma massa ao pesto? Se sim, como poderia fazê-los?!

    Sempre que preciso fazer algo diferente, Panelaterapia é o primeiro a ser acessado! Adoro tudo por aqui! Abraços.

  9. Fernanda disse:

    Retirei as castanhas. Fiz mal? Rsrs

  10. Gabriela disse:

    Tati, acompanho seu site há muitos anos e tem me ajudado BASTANTE no dia a dia, principalmente porque ainda tenho dificuldades em fazer as comidas só de olhar o que tem na geladeira, mas acompanhando por aqui as ideias começam a aparecer, vou lembrando dos posts, etc… Obrigada! Gostaria de sugerir uma opção de ‘encaminhar por e-mail’, ‘compartilhar’ a receita para os amigos a partir da própria pagina da receita.

  11. Patricia disse:

    Posso usar esse molho diluído em iorgute integral para temperar saladas?

  12. Adriana disse:

    Sempre tive vontade de experimentar esse molho mas eu não como queijo (não sou vegetariana, só não gosto muito mesmo de derivados de leite) e também não curto Tofu. Pelo que eu poderia substituí-lo Tati?

  13. Dalva disse:

    Muito obrigada, Tati!!!

  14. Adriana disse:

    Adoro.O verdadeiro e original molho pesto só na Liguria, só o basilico/manjericão cultivado em terras especiais nessa região da Itália tem o sabor característico da receita. Em Genova temos nos supermercados os molhos frescos com breve validade e os industrializados, que mesmo sendo da região já perdem a qualidade, compro sempre o fresco.
    Bom ter no Brasil receitas para se fazer em casa e mesmo não sendo igual será sempre muito saboroso!

  15. Dalva disse:

    Como eu faço para secar o manjericão após lavá-lo? Usei o recipiente para secagem de verduras, mas as folhinhas ainda ficaram úmidas. Será que eu posso usar o secador de cabelos rsrsrs?

    • Se vc for fazer para consumir na hora nem precisa secar tanto, só tirar a maior quantidade de água como vc fez tá bom. É só se for fazer para armazenar que precisa estar completamente seco. Eu espalho umas 3 folhas de papel toalha, espalho as folhas e seco com mais algumas, depois é só deixar um pouco em temperatura ambiente que toda umidade evapora.

  16. Aline Souza disse:

    Que maravilha essa receita. Sempre quis aprender a fazer molho pesto. Vou fazer e posta em meu blog em breve Tati. Valeu pela receita.

  17. Patricia disse:

    Tati, chegou o seu livro na minha casa, que lindo!!! Amei agora vou atrás de um porta retrato pra colocar o brinde.Amei

  18. Tania Andreasi disse:

    Adorei a receita. Bjus

  19. Thiby disse:

    Amazing ! Easy and delicious. Tks for sharing it !!

  20. Noemi disse:

    Fiz e ficou maravilhoso, além de muito fácil de fazer.

  21. Adriana Gonçalves disse:

    Nossa, parece maravilhoso!! Vou experimentar e ver se acerto.

Deixe uma resposta