in ,

Bolinho Assado de Batata com Linguiça

Gente eu tinhas umas batatas ficando velhas na geladeira, resolvi cozinhar para depois pensar no que fazer. Aí olhei para as 2 linguicinhas que sobraram no pacote, um punhado de salsinha e “tcham”: foi toda essa galera pro processador e resultou em uma receita maaaara!!!! Agora deixa eu explicar melhor para vocês conseguirem fazerem:

Ingredientes:

  • 2 batatas grandes cozidas;
  • 2 unidades de linguiça defumada (usei a Guanabara da Sadia, mas tem de várias outras marcas);
  • 1 punhadão de salsinha (o quanto você quiser);
  • 1/2 colher (sopa) de azeite;
  • 1 pitada de sal e temperinhos de sua preferência (usei orégano e alho em pó).

Cozinhe a batata em água fervente até ficar bem molinha. O ideal é usar a batata de casca rosa que tem menos água. Mas se você não encontrar pode usar a batata comum. Coloque no processador batata ainda quente, a linguicinha, a salsinha, o sal e os temperinhos que você quiser. Triture até virar uma massa pegajosa.

Transfira para um recipiente e deixe esfriar (pode até colocar na geladeira). Quando estiver completamente fria, passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas. Achate-as para que assem bem. Eu prefiro bolinhas menores, porque ficar mais sequinhas.

Eu usei um tapetinho de silicone para assar (coloque “Silpat” no google se quiser saber do que se trata), mas você pode usar assadeira normal untada com óleo ou azeite.

Os meus ficaram 25 minutos no forno em 200º (o forno estava preaquecido), mas como cada forno tem suas peculiaridades sugiro ficar de olho. Não precisa virar os bolinhos. Eles ficam dourados e crocantes por baixo e bem molinhos no meio.

Para acompanhar sugiro um molhinho feito mostarda e mel. Eu compro a mostarda pronta já com mel e misturo uma colherinha de creme de leite para tirar um pouco a acidez! Petisco delicioso!!!

Esse prato lindo de viver é do aparelho de jantar que a Polovi me mandou, e vocês encontram aqui.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

45 Comments

Coletivo Bem Pensado

Quero fazer, mas nunca faço