Polpettine são pequenas almôndegas que no caso dessa receita eu cozinhei no próprio molho de tomate. Usei um espaguete integral cozido al dente e um molho bem leve com pouca gordura, porque nessa época de fim de ano o “bicho pega” com a balança né gente?
Para o molho refoguei no azeite:
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 4 colheres (sopa) de pimentão picado;
- 1 buquê de ervas frescas (salsinha, orégano e manjericão);
- 2 latas de tomates pelados;
- Sal e pimenta do reino.
Deixei apurar bem e a medida em que a água ia evaporando e o molho ia ficando grosso eu pingava mais, até os tomates quase se desmancharem.
Para as “almondeguinhas”: Usei 1 xícara de filé mignon moído (quando compro a peça toda para fazer medalhão, peço para o açougueiro moer o cordão e as pontinhas que são mais finas) temperado com:
- 1 colher (café) de sal;
- pimenta do reino;
- 2 colheres (sopa) de shoyu;
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
- 1/4 cebola ralada;
- 1 dente de alho triturado;
- 1 colher (sopa) rasa de mostarda;
- 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo.
Basta misturar tudo bem misturado e fazer bolinhas pequenas. Quando o molho de tomates estiver borbulhando, coloque as almôndegas dentro dele e deixe ferver até cozinhar, mexendo delicadamente se necessário. Mantenha a panela tampada para o molho não secar demais, mas se isso acontecer, é só ir acrescentando um pouco mais de água.
Por fim, coloque o molho sobre a massa de sua preferência, rale um bom parmesão, decore com folhinhas de manjericão e “mangia che te fa bene”!
* Rendimento: Eu fiz metade da receita, mas se você fizer a quantidade que está descrita neste post, será suficiente para 1 pacote de espaguete (de 4 a 8 porções dependendo da fome da sua galera).
7 Comments