Essa receita deliciosa de Pão de Queijo é muito fácil. Então segue lendo que você vai aprender a fazer o pão de queijo mais rápido e prático de todos!
A História do Pão de Queijo
Os primeiros registros da história do Pão de Queijo remontam do século XVIII, em Minas Gerais. Sabemos que ela foi criada a partir de costumes dos escravos africanos de transformação da mandioca em polvilho, uma farinha barata e que eles tinham acesso.
Com o tempo, essa farinha chamou a atenção das “Grandes Casas” e aquele ingrediente que ficava restrito às senzalas ultrapassou as barreiras. Foi sendo aprimorada, enriquecida e ganhou novos ingredientes.
Porém apenas nas décadas de 1950 e 1960 o pão de queijo ficou pop e a indústria alimentícia começou a produzir as misturas prontas para a preparação do quitute.
A cara do Brasil
Atualmente, o pão de queijo é o carro-chefe da culinária brasileira fora do país. Conquistando admiradores em todo o mundo, talvez por sua receita básica composta por poucos ingredientes. Ou talvez seja por conta do fato de que essas bolinhas assadas, crocantes e dourada por fora porém macias por dentro conquista na hora quem se habilitar a experimentar.
O pão de queijo é consumido em toda ocasião. Do café da manhã até lanches da tarde, e é servido em eventos sociais e festas. Sua popularidade ultrapassou as fronteiras do Brasil, tornando-se uma delícia reconhecida internacionalmente como a cara da culinária brasileira.
A Minha Receita de Pão de Queijo
Apenas 3 ingredientes (e sal, mas só se você achar que precisa)! Eu uso um pouquinho de sal, mas se você usar um queijo muito salgado talvez não precise.
Essa receita é bem antiga aqui do blog (postei em 2009), mas fiz tantas vezes que acabei mudando muita coisa. E claro, para fazer fotos melhores, enfim, aqui está o post com esta receita MARA refeita!
Ingredientes:
– 1 xic. (chá) de queijo ralado (parmesão, muçarela, minas… qual preferir, pode até misturar vários);
– 1 xíc. (chá) de polvilho azedo;
– Creme de leite até dar ponto (vai usar menos de 1 caixinha de 200g).
Modo de Fazer
Misture o queijo e o polvilho e vá acrescentando creme de leite aos poucos, mas atenção pois a massa precisa ficar úmida, bem macia, senão ele fica todo rachado no forno e fica duro depois de frio.
Para ver todos os detalhes da receita a consistência certa da massa assista este video que detalhei o passo-a-passo para você não errar:
43 Comments