Cada vez que eu faço essa receita de Molho Pesto eu me questiono porque demoro tanto a fazer novamente! Afinal é uma receita muito fácil, rápida e simples de fazer e com um sabor maravilhoso!
Eu me lembro de que quando não havia provado e imaginava que o gosto era forte por conta do manjericão (que é uma erva muito aromática), mas me enganei pois não fica nem um pouco forte, fica sensacional!
A Origem do Molho Pesto
O molho pesto vem da Itália, claro, mais especificamente de uma da Ligúria, que fica ao noroeste da Itália. Essa delícia é conhecida por sua combinação de sabores frescos e intensos. É usada principalmente como molho para massas, (com ênfase no linguine ou trofie), mas também pode ser incorporado em uma variedade infinita de pratos.
A chegada ao Brasil
O molho pesto chegou ao Brasil graças à imigração italiana que conquistou imediatamente os corações e paladares Brasileiros. A imigração italiana para o Brasil foi significativa durante o final do século XIX e início do século XX, especialmente nas regiões sul e sudeste do país.
Essa grande imigração trouxe consigo não apenas seus costumes, mas também suas receitas tradicionais, técnicas e uso de ingredientes, então, ao longo do tempo e com o estabelecimento das comunidades italianas no Brasil, as receitas italianas foram se integrando à culinária local mesclando as antigas tradições com novos ingredientes encontrados deste lado do Atlântico e essa história nos traz ao nosso molho pesto.
O Molho Pesto
O molho pesto com seu sabor fresco e ingredientes simples, tornou-se muito apreciado em muitas cozinhas brasileiras, além disso, a globalização do universo gastronômico graças divulgação de pratos internacionais por programas culinários, livros de receitas e a própria internet também desempenharam um papel importante na introdução e incorporação do molho pesto na culinária brasileira.
Hoje em dia, o molho pesto é encontrado facilmente em supermercados e é muito utilizado em receitas de massas, saladas, sanduíches e outros pratos no Brasil. Sua versatilidade, sabor característico e facilidade em encontrar os ingredientes ajudaram essa receita a conquistar muitos paladares, e então o pesto tornou-se um molho que caiu no gosto do brasileiro.
A Minha Receita de Molho Pesto
Vocês me conhecem então não esperem de mim aquele apego à tradição e sim a praticidade aliada ao sabor, afinal, comigo que não tenho muito tempo pra ficar inventando moda é rapidez+o que tiver na geladeira+sabor. Vem conferir então:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas lavadas e secas de manjericão;
10 nozes (usei pecãs);
60g de queijo parmesão;
150 ml de azeite;
2 dentes de alho;
pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de Fazer
Basta colocar todos os ingredientes no processador, mixer ou liquidificador e transformar em um molho maravilhoso, prove o sal, e acrescente ao final. Tão fácil que nem vai ao fogo. Depois cozinhe a massa e coloca o molho por cima. Essa quantidade de molho serve bem um pouco mais de meio pacote de massa (uns 300g de massa crua aproximadamente e serve até 4 pessoas).
Dicas para não estragar seu molho
– Você pode guardar esse molho em um vidro limpo por até 1 mês na geladeira, mas para isso não pode conter nadinha de água, porque a umidade faz estragar rápido, então lave e seque bem as folhas antes de usar na receita.
– A receita original leva Pinoli (sementinhas que lembram amêndoas), mas eles são caros e difíceis de achar, então você pode usar as castanhas que mais gostar.
Aqui tem sugestões para o seu Molho Pesto
Se quiser ver em um videozinho bem rápido é só assistir aqui embaixo:
Porém se você esta procurando mais idéias para colocar seu molho como destaque, aconselho uma Massa de Abobrinha ao Alho ou então essa Massa ao Alho Poró, e claro sucesso por aqui também conhecida como Torre de Berinjela.
54 Comments