in , ,

Tomate Confit

Esse nome “glam” é só para dizer que se trata de uma conserva de tomates. Fica divino para ser servido como um antepasto (com torradas ou pão italiano), para acompanhar frutos do mar ou como molho em qualquer massa.


Essa receita rende pouco, já que os tomates serão desidratados. Fica muito parecido com tomate seco, só que a textura é menos “borrachenta”. Eu usei 6 tomates cortados ao meio, com casca e sem semente. Coloquei-os em uma assadeira antiaderente untada com bastante azeite (casca deve ficar para baixo). Polvilhei flor de sal, um tiquinho de açúcar, pimenta do reino, orégano e reguei com azeite (usei o Borges com alho frito, mas pode ser qualquer um, desde que de boa qualidade). Levei ao forno em 200º por cerca de 30 minutos.

Eles devem ficar bem desidratados e a casca ficar queimadinha. Deixei esfriar e quando estavam mornos retirei a casca (foto da mão melecada). Dei uma cortadinha nos tomates para ficarem em pedaços menores (é só bater a faca que eles se partem),  acertei o sal, somei manjericão picado e cobri com azeite (dessa vez usei o Borges tradicional). Eu poderia guardar na geladeira por pelo menos 1 semana, desde que o azeite cobrisse todo o tomate, mas usei em seguida como molho para a massa que vai pintar por aqui amanhã. Bom demais!
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

22 Comments

Isso é um elogio?

São Paulo Restaurant Week