in , ,

Crumble de Mandioquinha com Atum

Receita levinha para comer linda com uma saladinha verde e mais nada! Essa foi totalmente inventada por mim e vou dizer: ficou muuuuito boa! Luxo para fazer em ramequins ou cocotes individuais, viu? Só não fiz porque estava na correria e assim foi mais fácil.

Você começa cozinhando a mandioquinha (ou batata baroa) descascada em água e sal. Eu usei duas mandioquinhas grandes. Depois de macias, escorra e amasse grosseiramente. Junte uma colher (sopa) de manteiga e um pouco de leite (uns 50 ml). Leve rapidamente ao fogo baixo somente para misturar os ingredientes o ideal é que fique mais firme que um purê. Acerte o sal e cubra o fundo do refratário.

Agora misture 1 lata de atum (usei o sólido em água), 1 tomate grande sem sementes picado em cubos, 2 colheres (sopa) de cebola picada (usei a roxa), 1/2 xícara (chá) de queijo picado (usei o prato), um punhado de salsinha (de acordo com seu gosto) e tempere com sal, azeite e umas gotinhas de balsâmico. Pode acrescentar alho, orégano, manjericão, tomilho, o que você gostar. Espalhe esta mistura sobre a mandioquinha.
Para a cobertura eu fiz uma mistura de pão ralado com parmesão. Sim, pão francês amanhecido (bem duro) ralado. Você mistura o farelo de pão com queijo em quantidades iguais e joga por cima. Usei cerca de 1/3 de um pão e umas duas colheres (sopa) de parmesão. Leve ao forno para gratinar (cerca de 15 minutos em 200º).

Esse “queimadinho” que ficou por cima é porque eu usei o maçarico. Gosto do sabor das coisas maçaricadas :-))

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

14 Comments

Performance & Sabor

O Almoço na Ilha de Caras