Caldo Verde a Moda da Tati

Coisa mais molezinha que é fazer caldo verde. E como é gostoso!!! Eu aproveito a oportunidade e capricho na quantidade de couve, que é um alimento incrível que faz um bem danado para a saúde!

Para começar cozinhe 4 batatas grandes sem casca picadas em 2,2 litros de água com 1 colher (sopa) rasa de sal e 1 pacotinho de caldo de galinha em pó (ou tablete). Se quiser usar caldo caseiro sempre é a opção mais saudável.

Bata esta mistura no liquidificador ou mixer. Em outra panela refogue 1 gomo de calabresa picado. Não precisa usar óleo, a calabresa vai soltar sua própria gordura. Jogue a couve picada sobre a calabresa e espere murchar um pouco. Eu já compro a couve picadinha, pra evitar fadiga hahahaha, mas pode ser picada, fatiada ou “rasgada” na mão mesmo, como preferir.

Junte a calabresa com couve na panela do caldo batido. Nem precisava refogar a couve, poderia colocar crua mesmo no caldo quente, mas eu gosto que pegue o gostinho da calabresa. Se achar necessário, corrija o sal. Sirva quentinho. Não falei que era molezinha?

30 comentários abaixo sobre Caldo Verde a Moda da Tati

  • Avatar Thâmara Saldanha disse:

    Amo fazer caldo verde!!! Fica ainda mais gostoso quando feito com brócolis e bacon. Aproveito o talo e as folhas do brócolis batendo junto com a batata, além de saboroso fica com uma cor incrível. As flores do brócolis acrescento bem próximo de servir, fica crocante! Delícia!

  • Avatar Elenilton disse:

    Primeiro eu refogo a linguiça calabresa na panela de pressão, depois coloco à batata descascada e o sal. Depois de cozido, retiro as batatas e bato no liquidificador com a água do cozimento e devolvo pra panela. Corrijo o sal, coloco à couve rasgada em pequenos pedaços e aguardo a couve ficar no ponto e é só se deliciar.

  • Avatar Natalia disse:

    Oi, Tati, tudo bem? Se vc tivesse a possibilidade de fazer o caldo verde com batata ou com mandioca, ainda assim apostaria na batata? Sei que ambos dariam certo, pelo que li nos comentários, mas gostaria de saber sua opinião… Muito obrigada desde já! Abraços, Natalia

  • Avatar Marleti disse:

    bom dia. como faço para congelar esse caldo de batata?

    • Eu nao constumo congelar nada que tenha batata porque o amido dela se modifica nesse processo e fica ruim. Mas sopa nunca tentei, acho que talvez de certo. É só levar a sopa pronta ao freezer.

  • Avatar Claudia disse:

    Oi , gosto muito de sopa e vou fazer esta ai

  • Querida Tati; andava meio atrapalhada…! agora esta tudo resolvido. Adoro sopas mais ainda no inverno.Já conhecia o " O caldo verde" Agora com estas dicas maravilhosa!!!!!!!!
    bjs querida.

  • Avatar Ana Karenina disse:

    Muito fácil, além de ficar delicioso, é claro! Fiz ontem à noite para o jantar e caiu muito bem, pois aqui em Niterói/RJ estava bem friozinho!!! Todos daqui adoraram (inclusive os "aborrecentes" que não costumam gostar muito de sopas e cremes rsrsrs). Apenas vou anotar para colocar mais calabresa da próxima vez (sugestão do maridão). Fora isso, está perfeita a receita!!! Parabéns!!!

  • Ficou muito bon, fiz algumas mudanças p mellhor!!!

  • Avatar Glaucia Sousa disse:

    Pode ser cm mandioca tambem ou nao da certo

  • Mais um caldinho que parece estar delicioso!
    Já anotei tudo aqui pra fazer nesse inverno.
    Delícia, delícia, delícia!
    😀
    Abraços

  • Oi! Essa receita fica boa de um dia pro outro? Tipo, se sobrar e quiser guardar na geladeira…?
    Abraços!

  • Avatar Alaide Weiss disse:

    Ebaaaaaaaa! Minha inspiração para hj ! Adoro seu Blog Tati !!! Obrigada por suas idéias! Bj

  • Avatar Ariane Frias disse:

    Me considero "portuguesa" pois a minha família materna e paterna são todos de lá, inclusive minha mãe que veio com 12 anos!
    Todos os anos eu organizo uma festa junina(as vezes julina) e sou a encarregada do caldo verde. Aprendi com minha mãe e faço "à moda do porto" que é a origem dela!
    Não tenho medidas exatas por que eu faço pra 50 pessoas, mas faço assim :
    Descasco as batatas e as cozinho na panela de pressão por 15 minutos.Em outra panela coloco bastante azeite, algumas folhas de louro e bastante alho bem picadinho.Antes de dourar acrescento a linguiça (que lá é chouriço)e frito um pouco para liberar a gordura.Depois volto com as batatas, e as espremo na própria pressão com aqueles amassadores e utilizado a própria água do cozimento das batas.Depois é só colocar o caldo na outra panela com o a linguiça e está pronto!
    Dica: A couve eu só coloco na hora de servir ! (pois eu faço pela manhã e a festa é à noite, então é só esquentar e acrescenter a couve).

  • Avatar Pri Mauricio disse:

    Tatii.. Está friozinho aqui em Floripa, fiz a receita e o marido adorou!! Ganhei várias estrelinhas no quesito culinária, rsrs. Sou uma recém-casada, dia 23/05/13 fará dois meses que me casei e o blog tem me ajudado e muito no assunto cozinha, principalmente quando você quer impressionar o maridão com os dotes culinários, hahahah.
    Adoooooro o blog, as receitas são deliciosas, lindas (a beleza do prato na minha opinião já é 50% do sucesso) e fáceis de fazer!!
    Parabéns pelo blog e pelos dotes.

    Um beijão!! Sucesso

  • Avatar CLUBE DA BIJU disse:

    Tati…
    eu faço sempre!!!!!! Mas é um pouquinho diferente….
    O caldo de batata, mas eu cozinho costelinhas defumadas na pressaõ só com água… dai a água q cozinhei a costelinha vou batendo as batatas, já vai dando um gostinho no caldo maravilhoso… depois de batidas as batatas, misturo a costelinha e jogo a couve, e deixo cozinhar ate a couve ficar no ponto certinho… acerto o sal… e pronto, uma sopa bem delicia!!!!!

    beijoos

  • Avatar Vi Furrati disse:

    Parece uma delícia! A mesma receita com espinafre também ficaria maravilhoso…

    Tem sorteio no meu blog, se quiser participar está convidada!

    http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-protecao-o-ano-todo.html

  • Oh delícia..
    Fica tudo de delícia né?
    A carinha está tão charmosa..
    Beijinhos minha linda.. e uma semana super incrível viu?

  • Bom dia Tati,
    Lá vou eu de novo com essa minha febre por congelamento, rsrsrs:
    Será que funciona congelar?

    Bjs

    • Patrícia eu não manjo nada de congelamento, só congelo carne, mas acho que não dá por causa da batata, alimentos com amido me disseram que a textura altera.
      Bjs

    • Avatar CLUBE DA BIJU disse:

      Gente, eu sempre congelo meu caldo verde…. nunca tive problemas!!!!!

  • Vc pode poupar no caldo de galinha (ou da sua preferência) se cozinhar a linguiça com a batata (e mais um pouquinho de sal). depois de cozidas, separe a linguiça e fatie. Se quiser refogar com a couve mesmo após cozida, fica uma maravilha, ainda mais se vc refogar com cebola e alho bem picadinhos.
    Vc tb pode aproveitar os talos da couve (caso vc use folhas inteiras, não as pré-picadas) para bater com a batata.
    E, se vc quiser um caldo mais grosso, não use maizena – use aveia em flocos. Fica mais saudável e mais robusta (além de demorar um pouco mais para ser digerida, dando uma sensação prolongada de saciedade).
    Na hora de servir, um fio generoso de azeite extra-virgem vai bem.

    (dá para ver que eu faço muuuuuito caldo verde)

    • Avatar Andreia disse:

      Adorei a ideia de aproveitar os talos da couve, que tem fibras! Obrigada! Por aqui a gente só aprende. Bj

  • Avatar Carlahcy disse:

    Olá Tati, eu adoro o caldo verde mas faço diferente do seu. Cozinho a calabresa com a couve, uma folha de louro e cebola. Junto no liquidificador as batatas cozidas, a couve,a cebola e a calabresa. Bato tudo, acerto o sal e os temperos e coloco em potes com couve picada por cima. Fica show! Experimenta e me fala! Beijos.

  • Hmmm, se bater parte da couve com a batata inglesa fica com uma aparência
    ainda mais espetacular.

  • Avatar Ana Brasil disse:

    Obaaaaa, quero fazer hoje! Amo esse blog!!! Beijocasss
    http://www.charminhonacozinha.blogspot.com