Bolo de Cenoura com Cobertura Trufada

Não é por nada não, mas ó, é o melhor bolo de cenoura que eu já comi! A massa eu faço sempre, mas por cima colocava aquela coberturinha de achocolatado que fica como uma casquinha seca manja?Dessa vez eu resolvi barbarizar na cobertura kkkkkk…. mas vamos por partes, primeiro o bolo:

Bate no “liqui” 3 ovos, 1 copo de óleo, 2 cenouras grandes picadas.
Em outro recipiente, peneire 2 copos de farinha de trigo, 2 copos (daqueles de requeijão) de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó e some a mistura que foi batida mexendo até que vire uma massa homogênea. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré aquecido. Molezinha né?

Para a cobertura: 1 barra de chocolate ao leite de 180g;100 ml de creme de leite (1/2 caixinha);Essência de rum (opcional).

Aqueça o creme de leite no microondas (ou no fogão mesmo)  por 40 segundos. Adicione o chocolate picado, vá mexendo até que todo o chocolate se incorpore ao creme de leite. Se esfriar e o chocolate não estiver todo derretido, leve  a mistura ao microondas por 15 segundos. Ao final acrescente a essência de rum.Coloque a mistura na geladeira por meia hora e só então espalhe sobre o bolo.

O bolo não vai durar mais do que algumas horinhas porque é bom demais (mas não esqueça de que a pança dura p/ sempre hoho!). Consuma com parcimônia!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

95 Comentários

  1. Ana disse:

    Fiz cupcake com esta receita. Ficou simplesmente divino!!! Obrigada por compartilhar.

  2. Priscilla disse:

    Olá q maravilha de bolo!!! Deu super certo! Na cobertura usei chocolate meio amargo e essência de baunilha! Ficou nota 10!

  3. Ana Paula disse:

    Fiz e deu super certo. Ficou muito gostoso e fofinho. É o primeiro bolo que eu faço e dá 100% certo, pq, quando eu pegava a receita de outros sites, normalmente ficava meio gelatinoso no meio ou o gosto não ficava tão bom (é que eu sou nova na cozinha heheheh). Obrigada, Tati!!

  4. Carina disse:

    Tem como fazer com manteiga ao invés do óleo? Fica fofinho também ou endurecido!

  5. Evelyn disse:

    ficou incrivellllllllllllllll. FAÇAM A RECEITA

  6. Amanda disse:

    Que delicia! Vou tentar essa receita hoje mesmo! Finalmente achei uma receita gostosa de bolo de cenoura

  7. Isabela disse:

    Ao inves de colocar na forma de bolo, pode colocar na de cupcake que ele cresce normalmente?

  8. MMF disse:

    Tati, como sempre, seu blog alegrando minha vida com receitas práticas, fáceis e deliciosas!
    Como aqui em casa somos só eu e o marido, fiz meia receita da massa (mas com 2 ovos e 1 col. sopa de fermento). E a cobertura, fiz aquela calda que fica com a casquinha crocante mesmo, que eu amo.
    Ficou sensacional!
    Obrigada mais uma vez.

  9. Passei a vida inteira tentando fazer bolo de cenoura e o que saia do forno era pudim.
    Até hoje^^
    Que delicia de bolo, que massa fofa, que cobertura maravilhosa.
    Obrigada por postar receitas assim pra nós. Beijos

  10. Tereza Ramos disse:

    Adorei a receita…Já fiz e ficou uma delícia!
    bjOo.

    Tereza

  11. Adorei o lembrete sobre a parcimônia na hora de comer, pois a pança, dura para sempre! Vai ser o primeiro bolo de cenoura que farei na vida! Conto o resultado!

  12. Oi Tati,

    Minha receita é quase igual à esta, porém vai uma xícara a mais de farinha (receitinha que era do caderninho da minha avó).
    Uso cenouras bem grandes e um colherzinha de essência de baunilha (dica que peguei de um livro de receitas desses de banca).

    Inicialmente fazia com duas xícaras, mas depois que segui as instruções da minha avó o bolo cresceu muito mais… e fica divyno!!!

    Irei usar sua cobertura… beijos!

  13. Amei é muito bom!fica a mesma coisa com açucar diet?

  14. Aline Reis disse:

    Fantástico Tati! Fiz e postei a foto lá no meu Blog http://dona-bonita.blogspot.com.br/
    Sempre consulto as suas Receitas caladinha, mas hoje eu não pude deixar de comentar. Beijos.

  15. Gabi – se não estiver muuuito quente pode ficar de um dia para outro fora, mas no segundo dia é bom colocar na geladeira sim.
    Bjs

  16. doutora mp disse:

    tati, pelo uso de creme de leite já imagino a resposta, mas nao custa confirmar com quem entende: o bolo deve ser guardado na geladeira? Aliás, onde geralmente vc deixa os seus bolos? rsrs Pq eu gosto de deixar fora da geladeira, mas tenho medo; Agradeço se puder esclarecer! =) Bjs, Gabi

  17. Anne, faz tanto tempo que não faço que não sei dizer não… pela quantidade deve ser uma forma média, mas fico devendo uma resposta exata amiga.

  18. Anne Kelly disse:

    Tati, essa receita é para uma forma de que tamanho?

  19. Mione alguma coisinha vc não deve ter feito igual porque senão não tinha ficado uma porcaria. Mas não desista, joguei uns 30 bolos fora até começar a dar certo. Boa sorte!

  20. Mione disse:

    Fiz exatamente como manda a receita e ficou uma porcaria… Não sei por quê.

  21. Eu adoro bolo de cenoura e com cobertura de chocolate ainda melhor :0)

    Normalmente comprava as coberturas no supermercado que é só aquecer mas com esta ficou delicioso.
    Como não tinha Rum fiz com Cointreaux :0)
    Em vez de óleo usei manteiga no bolo. Não consigo comer bolos com óleo…

    Obrigado pela partilha.

  22. Paty disse:

    A-P-R-O-V-A-D-O!!! O bolo e facil de fazer e fica uma delicia!!! Obg Tati.

  23. Paty disse:

    Amei a receita… Super simples de fazer!!! Ja esta no forno, depois conto o resultado! 😉

  24. Andressa disse:

    Tati!!!

    As cenouras eram para a salada, mas tiveram outro destino hahaha MARAVILHOSA A RECEITA!! Só não fiz a cobertura igual porque eu não tinha creme de leite nem chocolate em barra. Mas fiz e foi tudinho. Hoje irei fazer para a minha mãe 🙂

    Um abração

  25. Cris disse:

    Oi Tatiana!
    Acabei de fazer a sua receita do bolo de cenoura! Que delícia!!! Eu e minha filha estamos em casa e queríamos comer um bolo de cenoura, como sou frequentadora do seu blog, a primeira coisa que fiz foi procurar aqui. PARABÉNS pelas receitas maravilhosas!!! Um beijo Cris

  26. Que legal Carlos!!!! Vou testar sua receita!!!! Um lindo final de ano para vc e sua família também!!!! E que venha um 2012 de sucesso!!!!

  27. Tati, estou de volta. Mais acima eu comentei sobre minha experiência tragicômica com os bolinhos, lembra? Pois é. Resolvi fazê-los de novo, para uma confraternização de final de ano (uma das várias q terão… kkkk…). Como são poucas pessoas, decidi fazer só metade da receita. E "maluqueci" de vez, por minha conta e risco. Resolvi usar farinha de trigo integral. A alquimia mandrake saiu assim: 2 ovos, meio copo de óleo, e 1 cenoura grandinha, no liquidificador. Na bacia, um copo de requeijão (faltando 1 dedo pra encher) de farinha integral, 1 copo cheio de açúcar, e 1 colher de chá de fermento em pó. Misturei, meti três colheres de sopa da massa em cada forminha de cupcake, forno a 220º e uma prece pra dar certo. Depois de pronto, uma calda com todos os ingredientes a olho, leite, chocolate em pó, manteiga, açúcar e creme de leite. Ficou sequinha por cima, só pra dar um "tchan" nos bolinhos. Deu tão certo q tive q escondê-los da minha esposa, senão não sobraria nada pra levar! Essa brincadeira rendeu 14 bolinhos. Mais uma vez o Panelaterapia salvou nosso dia! Bjs, e um fim de ano iluminado pra vc!!!

  28. Fabiani disse:

    Fiz e ficou perfeitooo!!!!

  29. Fabiana o copo vc pode considerar 250ml mas a cenoura eu não faço ideia de quanto pesa, mas não se liga nesses detalhes não. Vai com fé que dá certo.
    Bjs

  30. Fabiana disse:

    Oi Tati, td bem?
    Adoro bolo de cenoura, mas ultimamente n estou tendo sorte nas receitas.
    N moro no Brasil, e aqui n tem o famoso copo de requeijao.
    Tem como vc me dizer a medida do copo em ml?
    Na receita vc diz 2 cenouras gdes, seria mais ou menos qtos gramas?
    Desde ja, agradeco!
    E parabens pelo blog. Entro todos os dias e ja fiz varias receitas!!
    Um abraco,
    Fabiana

  31. Anônimo disse:

    quando vc falou sobre a cobertura antiga, sequinha deu água na boca, lembrei da minha infância. Dá para vc postar a receita?

    Obrigada,

    Giovana

  32. O importante é ter história p/ contar!!!kkkkkk
    Sorte na próxima vez que fizer!!!!
    Beijos

  33. Bom dia, Tatiana!!!
    Vou compartilhar minha breve história com vc, sobre esse bolo. Resolvi fazê-lo ontem (sim, eu é que piloto os fogões e fornos, em vez da minha esposa!) para um encontro de amigos. Cismei de fazê-lo em formas de cupcakes. Cometi dois erros primários, que só descobri quando os bolinhos ficaram prontos: Enchi demais as forminhas e coloquei muitas delas juntas na assadeira. Resultado: Os bolinhos saíram todos tortinhos, alguns amassados, outros vazaram e ficaram "bicudos"… Depois da decepção, eles renderam gargalhadas o dia inteiro. A sorte é que, no final, o encontro "melou" (a anfitriã passou mal e transferimos o dia!), e terei nova chance de consertar meu erro. Estamos "traçando" os bolinhos e dando gargalhadas pela minha estupidez… Mas o que é mais importante nisso tudo: Concordo plenamente quando vc diz que é o bolo de cenoura mais gostoso! Realmente, é tudo de bom!!! Todo mundo em casa elogiou muito! Acho que se eu levasse os "bichinhos amassadinhos" iam ser traçados do mesmo jeito… kkkkk… Continuarei acompanhando seu blog e experimentando reproduzir suas delícias sempre que possível! Beijos, paz e luz pra vc!!

  34. Sâmia disse:

    Oi Tatiana, td bem?

    Adoro teu blog e acabo anotando várias receitas para fazer em casa. Algumas delas, coloco no blog (http://devaneiosafrancesa.wordpress.com.br) e, claro, cito minha inspiração.

    Ontem, fiz uma receita de lamington de cenoura da Chocolatria, mas a cobertura copiei desta tua receita, pois achei divina.

    Se quiser, passa lá e dá uma olhada. Qq problema, me avisa!

    Bjos,
    Sâmia

  35. Anônimo disse:

    Olá, homem na cozinha! Parabéns pelo site.

    Minha esposa está gestante de gêmeos e o primeiro desejo que ela teve foi comer bolo de cenoura. Família morando fora, fim de semana, tudo fechado e nenhum lugar para encontrar o tal do bolo. Resolvi arriscar pela primeira vez na cozinha. Daí pra cá está valendo o que meu sogro disse "virei quitandeiro"(hehe).
    O primeiro não saiu muito bom. Melhorei no segundo (acertar temperatura de forno, altura da grade, forma adequada, etc., fui estudar, claro). No terceiro acertei. Sé que eu queria mais, apesar dos elogios.
    Minha meta era atingir o grau máximo de maciez.
    Neste fim de ano me pediram pra fazer e na casa da sogra! Fui feliz. Graças a Deus ficou melhor que todos os demais.

    O diferencial foi algo que resolvi arriscar e deu certo. Não encontrei na internet nenhuma receita de bolo de cenoura contendo leite. Resolvi adicionar 30ml (dimuniundo o óleo). Sucesso total! O bolo mais macio que já fiz.

    Fica a sugestão. Abraços.

  36. Anônimo disse:

    Obrigada Tati!!! o 'melhor bolo da minha VIDA!!!

  37. Anônimo disse:

    ola! gostei muito da sua receita de bolo de cenoura,vc poderia me dizer qual a medida do copo que vc usa? obrigada

  38. chegandola disse:

    Oi Tati, venho aqui no seu blog há um tempo e adoro tudo que você posta e também o jeito que você comenta as receitas.
    Fiz esse bolo ontem logo que vi a receita e a cobertura também. Ficou lindo e uma delícia. Fez o maior sucesso aqui em casa.
    Roberta

  39. Tati, minha xará! As suas fotos nos deixa com água na boca!!

  40. nice disse:

    Nossa!!! vou fazer esse bolo amanhã, depois te conto se dá p/ seguir seu conselho lá do finalzinho da receita….

  41. Edilia disse:

    Está lindo seu bolo.Gostei da cobertura.
    Edilia

  42. Ana de Matos disse:

    Esse bolo tá me chamando…

  43. SUELY PERES disse:

    Menina, assim tu nos mata, esse bolo está tremendamente maravilhoso. eu queroooooooooooooooo. beijinhos

  44. gasparzinha disse:

    Tatiana, que visão deliciosa!!
    Esse bolo deu cabo de mim. 🙂

    Beijinhos.

  45. Danieli C. disse:

    Ah, e já de antemão vou dando os parabéns pelo níver dia 31. E boa sorte no teu concurso. Beijos

  46. Danieli C. disse:

    Nada mais caseiro do que um bom bolinho de cenoura! E essa tua cobertura aí, menina, tá mara!

  47. Oi querida, nao tenho duvida que este é o melhor bolo de cenoura que voce ja comeu, pois além das fotos dizerem tudo, esta cobertura trufada me deixou com agua na boca!
    Bjim
    Léia

  48. Valéria disse:

    Tá bom, sou "obrigada" a fazer amanhã mesmo, aff.
    Essa sua ultima frase é a mais pura verdade, mas vou fazer de conta que não deu tempo de ler, tá?
    Tatiane, você já pensou em seguir carreira de fotógrafa? Se já segue, desculpe o fora,rs.
    Se tirar foto de uma folha de grama, vai deixar a gente com vontade de comer! São liiiindas, dignas da mais chique revista, parabéns.
    Já são dois dons juntinhos: cozinha como ninguém e tirar foto da mesma maneira.
    A propósito, que delícia a receita da linguiça. Tão simples e tão apetitosa.
    Muito obrigada pelas sugestões. Tenho certeza que esse bolo vai fazer sucesso aqui em casa.
    Beijos e bom fim de semana.
    Valéria

  49. Olá Tatiane!
    Amo bolo assim cobrir com ganache é uma boa idéia, mas estou fugindo dos bolos fiz uma receita sau esses dias e outro de milho então parei um pouco mas quando retomar irei fazer essa sua receita e vc sabe que faço mesmo quando digo!!!
    bjão e bom fds

  50. Irene Bastos disse:

    Meu deus Tatiana!!
    Que maravilha parabéns.As fotos estão um espanto
    bjs docinhos

  51. Meu deus do céu, Tatiana!! Assim vc me mata!! hehehe! TÔ vendo essa foto aqui do trabalho, morreeeendooo de fome! 😉

  52. Ameeeiiiiiiiii, a boca ja esta cheia de agua.
    Bjs.
    Fica com Deus

  53. isabel disse:

    Olha Tati, depois de nos afirmar que esse é o melhor bolo de cenoura que já comeu, depois dessa foto incrível…Como se atreve a sugerir que consuma com parcimónia!! Vai tudo barbarizar na cobertura e na sua degustação!! A pança….panciÊncia!! 🙂 beijinho.

  54. ameixa seca disse:

    Adoooooro bolo de cenoura 🙂

  55. Espectacular…Já anotei a receita…
    Fica mto guloso. Boa foto!

    Bjinhos

  56. Claudia disse:

    Bolo do tipo arrasa quarteirão! Uma maravilha essa cobertura! Afe!

    Bj,

    C.

  57. Regiane disse:

    Affff que bolo, que vontade…rsrsrs
    Tati faça sim e me conta se deu certo tah?
    Bjókitas amiga 😉

  58. Vice disse:

    Que maravilha,eu tbm fazia com aquela cobertura de achocolatado sem graça rsrs, vou esperimentar fazer assim tenho certesa que os netos vão adorar. E ficou lindo seu bolo.
    Bjs

  59. M. disse:

    Também tenho um bolo de cenoura no meu blog, mas o teu está de salivar por mais!!!
    Bjs,
    M.

  60. Miga lindo o seu boloooo deve ficar uma delícia…vou fazer…mas não vai fermento para bolo?bjóks

  61. Tamy disse:

    ai meu deus… outro blog com bolo… já xinguei metade da blogosfera por atiçar o meu vício…

    aiai… tô morrendo mesmo!!!!

    menina, cresci comendo pupunha, tucumã, cupuaçu, açaí, taberebá e o resto do mundo nem dava bola pra isso. Hoje… ih!!! Pra comprar um sorvetinho de cupuaçú tem que vender o rim!!!! Exagero meu… hahahahah

    beijok

  62. Tati do céu que lindo que ficou seu bolo de cenoura e com essa cobertura, nunca vou entrar num vestido de noiva! Ai meu Deus! Bjokas

  63. SoraiaSilva disse:

    Amiga esse bolo tá nota 10!!
    Posso ficar com esse quadradinho?? Vá lá.. :p
    beijinhos*

  64. Fla disse:

    Tati, eu tenho um trauma…não consigo fazer bolo de cenoura. Já testei váááárias receitas, mas simplesmente comigo elas não dão certo!
    Mas vendo assim, esse seu bolo tão mega fofinho, estou me encorajando…rs.
    Bjs

  65. Scaf disse:

    Que lindo bolo e bem apetitoso quero uma fatia, tou babando heheheheh 🙂
    bjs

  66. Tati, dá um pedacinho desse bolo, vai??? hahahaha…Tô babando aqui! Adoro bolo de cenoura com chocolate! Aliás, um escândalo essa sua cobertura!
    Beijos!

  67. Parei de brincá, tá?! O_o
    Nussvida fia… cê sempre apela, né?!rsrs
    até achei q meu bolin tava bão cum recadin que cê dexô…mas agora vendo essa gostosura que fez…penso que vô tê que trêná dimais =)
    Eu nunca faço a cobertura com achocolatado, m-a-s vc superou todas!! 🙂
    Minha filhota ama bolin de cenoura, com essa cobertura acho q ela vai surtáa…rs
    Um bejim procê, viu?!
    da Vinni

  68. Que bolo delicioso!
    A foto está fantástica.
    Beijinhos

  69. Fabiana disse:

    Bolo de cenoura é tudoooo!
    Não há outro melhor! Essa seua cobertura, ala sério Tati, que lindeza!

    Bjocasssss!!!!!

  70. manjericota disse:

    Tati, q show de cobertura hein! Ficou lindão o bolo. Bjokas, Dani 🙂

  71. Sandra Peres disse:

    Já estou imaginando esse bolo recheado com essa cobertura, coberto também, com confeitos e em formato de cupcake…

  72. disse:

    Ai, que delícia! Engordei só de ver!!! vou fazer assim que der!!! se brincar nesse fim de semana mesmo!!!!

    Bjo

  73. Que fotos maravilhosas! Esse contraste de cores está mesmo apetitoso, e cenoura com chocolate sabe sempre muito bem!

  74. Renata disse:

    Ei Tati,

    Tudo bem???
    Estou de volta…
    Com uns quilinhos a mais 🙁 ,mas assim fica dificil ficar light com um bolo desses na frente, to morrendo de agua na boca…
    Ontem fiz a salada de macarrão light inspirado na segunda-feira light, depois passa lá pra ver
    http://charmedecozinha.blogspot.com/
    Tá DIVINO esse bolo assim vc me mata!!!rsrsrsrs
    Bjocas

  75. Vc andava tão light, o que aconteceu???
    Não vou olhar a foto. Isso é maldade!!!

    bjs

    maura

  76. É Tati, bolo de cenoura é muito bom mesmo, mas essa cobertura foi uma idéia incrível para os chocólatras, viu? Está dando água na boca essa foto!!!Beijos.

  77. welze disse:

    Tati do céu. que abuso. isso é de babar

  78. tatiane disse:

    Essa cobertura trufada é uma idéia genial! Já fiz com chocolate puro derretido, mas assim deve ficar beeem melhor!
    bjs

  79. elaine disse:

    Humm,que delicia!
    Adoro este bolo,vou fazer a receita das linguiças que parece ser deliciosas.
    beijinhos…doces!!!!

  80. jose manuel disse:

    Aspecto increible. Dan ganas de darle un bocadito

  81. Hummmmmmmmm
    que aspecto gostoso, posso tirar a minha parte? ;D
    é que está mesmo apetecível…
    Jinhos fofos

  82. Iliane disse:

    gente!!!..que bolo lindo é esse amiga?..e..depois..vem no final falando da "pança?rsss!"..nem quero nem saber mse exite isso!queria mesmo é uma fatia desse seu bolo..rss..bjus

  83. Abelha Maia disse:

    Gosto muito de bolo de cenoura com o chocolate a cobrir.
    Excelente foto.
    bjsss

  84. Cuca disse:

    Tati, esse bolo é demais!!! Ficou com óptimo aspecto!! Adoro bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas a sua ficou óptima!! Muito apetitosa!!!
    Beijos*

  85. Ah Tati!!! Assim não vale, desse jeito vc me mata! Estou morrendo de vontade desse bolo agora.
    Vou aproveitar que minha mãe está aqui em SP comigo e pedir pra ela fazer HOJE mesmo…hahaha
    AME, AMEI! Ficou lindo o bolo, parabéns!
    Bjinhos

  86. Já foi pra lista cara Tatiana, meus filhos vão lamber todos os dedinhos até eu hahhah, adorei, ficou muito bom essa cobertura.
    bjinhos
    Paula

  87. Sarinha disse:

    A parte da parcimônia que tá dificil!!! hahahaha

    Amei a cobertura!Bjo lindona!

  88. moranguita disse:

    ola oenso que e a primeira vez que aqui venho
    este bolo esta demais
    adorei
    e com essa cobertura hum
    beijinhos

Deixe uma resposta