Pão de Alho

Eu sei que quando a gente ouve “pão de alho” já vem logo a imagem daquele pão que acompanha o churrasco, mas não é caso. Esse é um pão caseiro saborizado com alho, parmesão e ervas. Fica um sabor bem suave mas delicioso para acompanhar fondues e sopas. A textura é bem parecida com a dos pães italianos ou mais firmes.

Eu fiz na máquina de fazer pães (a minha é –> essa), mas quem não tem a máquina pode seguir a receita normalmente, misturando todos os ingredientes abaixo: *O copo medidor da máquina tem 200ml:
  • 3/4 de copo de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (sopa)  de manteiga amolecida em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de ervas da sua preferência (usei orégano seco e manjericão fresco)
  • 1 colher (chá) de pasta de alho ou 1 dente “esmagadinho” 
  • 2 copos + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Se você for usar a máquina é só colocar os ingredientes nessa ordem escolher o ciclo “1 (normal)“, escolher o tamanho do pão (opção II) e escolher a cor da casca do pão (gosto de “média“). Se você for fazer sem a máquina é só misturar todos os ingredientes, amassar/sovar até ficar uma massa uniforme e modelar o pão. Colocar em assadeira polvilhada com farinha, cobrir com um pano úmido e deixar em um local abafado (dentro do forno ou microondas) até dobrar de tamanho.  Depois é só levar para assar em forno médio até dourar a casca. Se eu acho que vale a pena a máquina de fazer pães? Super acho!
A minha é a multi pane da Britânia (não é jabá, é que eu sei que vocês vão perguntar mesmo rs..rs..)

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

25 Comentários

  1. Clarines disse:

    Olá, Como faz para que não fique o gosto do fermento biológico nas receitas? Tanto eu, quanto alguns amigos, estamos com essa dúvida. Já recebemos a dica de diluir com água morna e açúcar mas, para mim, não surtiu efeito. Já testei várias marcas de fermento, mas acontece sempre a mesma coisa… Se puder me ajudar. Obrigadaaa!! 😉

  2. Meus pães que fiz na maquina nunca deu certo até deixei de lado mais vou tentar a sua receita obrigado.

  3. Eu tenho a maquina mais todos os pães que fiz ficou ruim vou fz o seu.

  4. Natália disse:

    Assei na máquina msm… será o fermento?

  5. Natália disse:

    Oi, Tati comprei uma máquina igual a sua e fiz 3 pães. O primeiro ficou bom, mas o de alho e o q estou fazendo agora (italiano com ervas) deram uma abaixadinha (nada grave, mas fiquei deprê!). vc tem alguma dica pra isso não acontecer? bjimmm

  6. Unknown disse:

    Dou uma dica, eu uso a máquina faz tempo e eu troquei o fermento primeiro pelo biologico de mercado e hoje em dia uso o solto que vende na padaria. Fica muito mais leve e saboroso.
    Abraços
    Sumirê

  7. reggie_jolie – fermento biológico é o de pão amiga só que o granulado, não o fresco. Água em temperatura ambiente mesmo.
    Não sei o tempo de forno porque faço na máquina… tem que testar mesmo.
    Bjs

  8. reggie_jolie disse:

    oie Tati.
    O Fermento usado, é aquele próprio para pães? A água para dissolver tem de ser morna? O tempo de forno para assar? Tem uma média?
    grata

  9. Alejandro isso depende muito, depende da farinha, do fermento, da temperatura do local onde você está.
    Tem que colocar o pão em um local que não tenha corrente de ar, de preferência coberto com um pano e esquecer dele. Quando crescer bem você leva para assar. Demora até 2 horas. Já vi gente que faz pão em um dia e assa no outro… Boa sorte na proxima vez!

  10. Aqui…eu tentei fazer sem a máquina…e o negócio ficou feito uma pedra…o maridão falou que tirando isso, o sabor e o cheiro estava estupendo…mas…a pergunta…não cresceu…quanto tempo tem que deixar para ele dobrar o tamanho? quanto tempo no forno?

  11. mpquast disse:

    Pois é, Tati, eu também não costumo usar o fresco… mas pedi para o marido comprar e ele não prestou atenção na parte do SECO… hahaha.. Pior que eu expliquei o que era (porque imaginei que poderia haver confusão) e perguntei "entendeu???" "Siiiim!!!"… rsrsrsrs Ai, ai! Obrigada pela ajuda! Vou tenta aqui! Beijos!

  12. mpquast – eu quase nunca uso o fresco, porque acho o seco mais prático e com durabilidade muito maior.
    Para essa receita vc vai usar 23g de fermento fresco. Só que eu não sei dizer como deve ser empregado nesta receita pois nunca testei. Minha sugestão é que vc misture a manteiga, a água, o açúcar, o sal, o fermento e 1 colher de sopa de farinha. Deixe descansar em local abafado até virar uma esponja. Aí sim coloca o resto dos ingredientes e prossegue com a receita.
    Boa sorte.

  13. mpquast disse:

    Oi Tati! Vamos ver se você pode me ajudar: quero fazer essa receita e pedi para meu marido comprar o fermento biológico seco. Só que ele trouxe o fresco. Imagino que dê para substituir, mas seria na mesma quantidade? E qual a diferença entre eles?

  14. Rita Reis disse:

    Parabéns por mais uma receita deliciosa. Fiz, gostei, e vou divulgar no meu blog. Obrigada por partilhar e ser esta inspiração na cozinha! bjs

  15. Léia disse:

    Eu gosto dessa maneira de dar a receita para quem tem e para quem não tem a maquina de pão.Legal mesmo.Beijos.

  16. Tati, bom dia!!

    Nossa parece uma delícia!!
    Sempre tive vontade de comprar uma maquina dessas para faze um pão fresquinho nos fds acho que vc acabou de me convencer kkk, afinal tem cada receita de pão aqui!
    beijos

  17. Giórgia disse:

    Hummm..
    Que pão bonito!!!
    Adorei! Acho que vou animar de fazer no fim de semana!
    O gosto fica forte ou fica suave?

    Beijo!!!

  18. adoro pão de alho e hoje por acaso fiz e deliciei-me.

    bjs

  19. Lucimar – essa receita é um pão de 600g, deveria ser a opção I, mas no livrinho da máquina, nesta receita está indicando a opção II para pães de mais de 900g. Achei estranho mas segui a receita e deu certo.
    Bjs

  20. a opcao 2 da sua maquina eh de qtos gramas? pq minha maquina eh diferente da sua.
    obrigada

  21. Mariana disse:

    Morri de vontade Tati! Pao eh um territorio que ainda nao naveguei mas pretendo em breve! Ficou com a cara otima!!

  22. HUmmm.. tenho a máquina e salivo por alho! Então… preparei com certeza essa receita!

  23. Realmente de cara achei que era pão de alho para churrasco, mas esta receita nunca tinha ouvido falar mas com toda certeza eu já anotei para poder experimentar.
    http://embuscadolarperfeito.blogspot.com.br/
    Quando eu fizer te conto. Tenha uma ótima semana.

Deixe uma resposta