in , ,

Couve-Flor Gratinada Fácil

couve-flor

Anote aí, couve-flor gratinada é de outro mundo. Se existe um acompanhamento que eu acho um baita coringa na cozinha é a tal couve-flor, principalmente com molho branco! Combina com qualquer grelhado ou assado seja carne bovina, frango, peixe, é sempre um prato bonito, delicioso e fácil de agradar. E o melhor, é fácil de fazer!

A Minha Receita

Já te adianto que você pode cozinhar a couve-flor em água fervente, mas no vapor fica bem melhor porque ela não solta muito líquido depois.

Reparem no gratinado dessa couve flor

Ingredientes:

1 couve-flor pequena, separada em buquês e cozida em água fervente ou vapor por 6 minutos.
1 col. (sopa) de manteiga;
300ml de leite (medidos com a farinha dentro);
1 col. (sopa) de óleo ou azeite;
1/2 cebola;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado para misturar no molho;
1 caixinha (200g) de creme de leite;
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado para colocar por cima;
sal e pimenta do reino a gosto.

As origens da Couve-Flor Gratinada

Podemos traçar suas raízes até a culinária francesa onde pratos gratinados são bastante populares, afinal a técnica de gratinar, que envolve cobrir um alimento com queijo ou migalhas de pão e dourá-lo no forno, tem sido uma prática comum na culinária europeia há séculos, em especial na francesa.

Na França, pratos como o “gratin dauphinois” que são batatas gratinadas com creme e queijo são exemplos de gratinados que com certeza devem ter influenciado receitas semelhantes om outros ingredientes. Essa combinação de vegetais cozidos com um molho cremoso e queijo derretido é uma forma deliciosa de servir vegetais, tornando-os mais atraentes para adultos e principalmente para as crianças.

Ao longo do tempo, receitas gratinadas se espalharam por diferentes culturas e adaptaram-se a ingredientes locais disponíveis, resultando assim em variações regionais ao redor do mundo com a mesma técnica. Portanto, enquanto a couve-flor gratinada pode ter suas raízes na tradição culinária francesa, é inegável dizer que sua popularidade global reflete sua capacidade de ser adaptada e apreciada em diversas culturas e cozinhas.

Mais idéias de receitas com Couve-Flor

E claro que para ficar bem fácil de compreender a receita, nós gravamos um vídeo lindão para vocês com todos os detalhes daquele jeito que não vai te deixar errar, é só apertar o play:

Se você gostou dessa receita não pode perder o meu “Especial Couve-Flor” que lá eu te mostro tudo o que dá para fazer com essa delícia, então se fizer e postar não vai esquecer de me marcar e se ficar com alguma dúvida, deixe seu comentário que eu respondo rapidinho!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 1]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

10 Comments

Pão de Abobrinha sem Sovar

Receita de quentão: veja as melhores opções para festas juninas

Receita de quentão: veja as melhores opções para festas juninas