in ,

Brigadeiro Gourmet de Paçoca

Esse brigadeiro ficou um espetáculo! Muuuito bom mesmo! Esse é o preferido do meu marido. Eu como sou uma gorda safada prefiro todos hahahaha!
Para essa receita, que rende de 40 a 50 brigadeiros pequenos (tamanho festa), vamos começar misturando fora do fogo 1 colher (sopa) de farinha de trigo bem rasa com 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Vai por mim que não fica gosto nem textura farinhenta.
Misture bem até dissolver toda a farinha, assim:
Na sequência, junte 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) cheia de cacau em pó e 3 colheres (sopa) de gotas (ou pastilhas) de chocolate ao leite. É importante usar o melhor chocolate que encontrar (usei o belga Callebaut).
Agora é força na peruca e mexer sem parar (no fogo baixo). Depois que ferver, mantenha no fogo mexendo por mais uns 10 minutos, até encorpar bem. Passe para uma travessa e deixe esfriar. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.
Para enrolar eu usei farinha de amendoim (amendoim torrado e moído), mas pode ser aquelas paçocas de rolha que você esfarela para obter uma farinha.
A massa desse brigadeiro é a mais básica de todos (da categoria gourmet). Você pode enrolar e passar no granulado ao leite ou meio amargo para ter um brigadeiro mais tradicional.
Pode trocar o chocolate ao leite da massa por chocolate meio amargo ou amargo, e também pode usar castanha de caju, nozes ou outra castanha qualquer para enrolar.
Eu sei que tem gente que vai torcer o nariz para a farinha na massa, mas acreditem, grandes brigaderias fazer dessa forma e ninguém percebe. A farinha ajuda a engrossar a massa e tira aquele “puxa puxa” que incomoda na hora de morder.
* Esta massa pode ser feita com 2 dias de antecedência e mantida na geladeira. Os brigadeiros devem ser enrolados no máximo 24h antes do consumo, mais do que isso não aconselho porque açucara.
Veja aqui a receita de brigadeiro gourmet de limão.
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

30 Comments

Sugestões para o Dia das Crianças

Lá vou eu…