in

Geleia de Amora

geleia de amora

E aí, galera hoje o papo por aqui é geleia de amora porque como vocês sabem fruta não se perde aqui em casa. Dia desses fui na casa da minha mãe e tinha um pé de amora carregado e eu passei um bom tempo colhendo as melhores para virar geleia.

Se você nunca experimentou essa delícia, é hoje que suas desculpas acabam!

Dando uma pesquisada aqui no blog você rapidinho descobre que eu sou fã de geleia, já fiz por aqui de manga com maracujá, de pimenta, entre outras, mas a de amora que eu adoro eu ainda não tinha feito,

Por aqui a regra quando tem geleia é: Tem pão fresquinho, tem panqueca, tem queijo? Põe geleia!

Então chega de papo furado e vamos ao que interessa!

geleia

Minha Receita de Geleia de Amoras

Ingredientes:

  • 1 kg de amoras frescas e maduras
  • 500g de açúcar (mas não se preocupe com a quantidade porque fica a seu critério)
  • Suco de 1 limão (é opcional, mas realça o sabor das amoras, vai por mim e coloca)

Como Fazer:

Comece lavando as amoras em água corrente, aproveite e remova todas as hastes e folhas. Coloque tudo em uma panela grande e adicione o açúcar e o suco de limão.

Mexa a mistura de amoras e açúcar até que fique tudo brilhoso, então deixe descansar por cerca de 1 hora. Isso ajudará as amoras a liberarem seus sucos.

Após o tempo de descanso leve a panela ao fogo médio-alto e comece a cozinhar, mas atenção, mexa de vez em quando para evitar que grudem no fundo da panela. As amoras vão então, começar a se desfazer e soltar líquido, preste atenção para não grudar e continue cozinhando até que a geleia engrosse e adquira a consistência desejada. Isso pode levar até meia hora.

Para verificar a consistência, coloque um pouquinho de geleia em um prato gelado e observe: se ela não escorreu quando inclinou o prato, está pronta.

Retire a panela do fogo e deixe a geleia esfriar em temperatura ambiente.

Enquanto a geleia ainda estiver quente, despeje-a em potes de vidro esterilizados mas lembre de deixar um espaço de cerca de 1 cm no topo, só então tampe os potes e deixe a geleia esfriar completamente (sempre em temperatura ambiente).

Depois que a geleia estiver completamente fria, ela pode ir para a geladeira por até várias semanas.

geleia no pote

Outras Receitas

Além do sabor incrível, a geleia de amora ainda tem um monte de benefícios para a saúde porque as amoras são carregadas de antioxidantes, vitaminas e fibras, mas se você quiser experimentar outras frutas de uma conferida nas minhas receitas em vídeos das geleias: de Goiaba, de Pimenta, de Morango e a que todo mundo ama: de Frutas!

Então agora você não tem mais desculpas para perder frutas em casa e deixar as amoras apodrecerem no pé, bora fazer essa maravilha! Se gostou das receitas ou se tem uma história boa de geleia corre contar pra mim que eu adoro saber, se fizer me marca e siga a gente nas redes sociais!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 7 Média: 3.4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

1 Comments

Receita vatapá: um dos pratos típicos da gastronomia afro-brasileira

Receita vatapá: um dos pratos típicos da gastronomia afro-brasileira

Receita molho madeira: como fazer?

Receita molho madeira: como fazer?