Pão Doce é uma coisa que eu sou capaz de comer até passar mal, eu já dei muitas receitas boas desse tipo de pão e agora é hora de mais uma! Então lhes apresnto o famoso Pão de colherada ou Pão doce sem sova que é divino de tão fácil é para fazer, vocês conhecem?
Por aqui em casa é sempre sucesso.
Falando de Pão Doce
Já te adianto falando que não tem como descobrir de onde veio o pão doce porque em diversos lugares e épocas pode ser encontrada essa delícia, afinal desde que descobriu-se o “doce”, existiu pessoas empenhadas em colocar ele no pão.
Na Europa, o uso de ingredientes doces como mel e frutas secas na panificação era comum desde a antiguidade. Voltando um pouco mais no tempo, temos os egípcios que já produziam pães com mel e tâmaras, o que pode ser considerado uma forma primitiva de pão doce.
Porém foi durante a Idade Média que o pão doce começou a ganhar popularidade em toda a Europa, principalmente por conta do açúcar que estava se tornando mais acessível graças às rotas comerciais. Em países como a França, Itália e Alemanha, diferentes tipos de pães doces começaram a se consolidar, como os brioches franceses, o panetone italiano e os stollen alemães, que eram frequentemente preparados para festividades religiosas.
Essas tradições se espalharam rapidamente pelo mundo com a colonização e o comércio, levando ao desenvolvimento de inúmeras variações de pães doces em diversas culturas ao redor do mundo.
O pão doce brasileiro
No Brasil por exemplo, as influências portuguesas e africanas contribuíram para o surgimento de pães doces com características próprias, como o pão doce com coco e o pão doce de leite.
Bora aprender?
Ingredientes da massa:
1/2 xíc. (chá) de leite;
1/2 xíc. (chá) de água;
3 col. (sopa) de açúcar;
1/2 xíc. (chá) de óleo;
2 ovos;
1/2 lata de leite condensado;
1 col. (chá) de sal;
2 tabletes (15g cada) de fermento biológico fresco;
500g de farinha de trigo.
*xícara medida 240ml
Modo de Preparo da Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha).
Coloque em uma tigela e vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo. A massa fica pegajosa, um pouco mais firme que massa de bolo. Não é de desgrudar das mãos.
Mantenha a massa em uma vasilha coberta com plástico filme mas atenção, deixe crescer em local abafado até dobrar de tamanho. Não importa o tempo que leve, pois pode levar de 1 até 3 horas. Não se apegue ao tempo, mas a aparência.
Coloque a massa em colheradas (mas use use aquela colher de servir). Não precisa untar a assadeira, mas eu salpiquei um pouco de farinha de trigo.
Coloque as colheradas lado a lado deixando espaço entre elas, então cubra e mantenha novamente em local abafado por 40 minutos.
Leve então para assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície. No meu forno foram 40 minutos, mas no seu pode ser mais ou menos, veja se está dourado por cima e por baixo.
Retire do forno e jogue a meia lata de leite condensado que sobrou por cima do pão quente. Não se preocupe, parece muito mas o pão vai absorver tudo. Salpique coco ralado.
Fiz um video de outra receita muito boa de pão doce, desta vez com limão para você ter uma opção diferente caso se interesse por algo mais cítrico!
1 Comments