macarico

Maçarico Culinário

Muitas pessoas estão me fazendo perguntas sobre o uso do maçarico, e por sugestão da leitora Fernanda, resolvi fazer esse post no estilo “como faz?” para ver se dá uma clareada nas ideias (“ideia” é sem acento agora né? Coisa mais sem graça!).

Esse aí é o meu maçarico, dentre os pequenos, para uso culinário, ele deve ser o mais mequetrefe de todos, mas eu uso pouco e ele serve bem para os meus propósitos.

 

É simples meninas, não tem a menor chance de vocês não conseguirem usar ok? Mas não se esqueçam: usem  com cuidado, sem nada plástico ou de papel por perto. O alimento que vai ser maçaricado (existe isso?) deve estar em louça refratária, aquelas que podem ir ao forno. Eu já estourei um potinho de vidro comum usando o maçarico, então cuidado tá? Mas para que serve o maçarico na cozinha? Aqui vão algumas receitas que fiz utilizando esse brinquedinho (clique no nome para ver a receita): – Pera caramelada com sorvete de gengibreDadinhos de queijo coalho com geleia de mangaRisotto de Tomate com CamembertCreme Brûlée * Digitem “maçarico culinário” no mercado livre e divirtam-se!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

33 Comentários

  1. Cris disse:

    Tati, comprei um maçarico e um refil. O fluido é mais do que cabe no maçarico? Como sei quando ele está cheio? Se puder me ajudar…

  2. rose meire disse:

    Parabéns menina , vc explicou direitinho como funciona o maçarico !
    obrigada, valeuuuu!

  3. Tobias disse:

    Legal… Parabéns por seu Blog. Só queria sugerir que você se refira aos homens também em suas postagens. Eu adoro cozinhar para minha esposa…

  4. sera que alguem sabe fazer leitao a pururuca? Fiz com massarico de oficina…nao deu certo…umas partes ficam durinhas e outras moles…Heloisa

  5. schwam disse:

    Da para fazer leitão a pururuca com ele?

  6. Comprei pelo Mercado Livre um idêntico e um refil igual também próximo a um mercado público no Recife. Muito bom. Estou doido para fazer o creme Bruleé, mas preciso comprar ramequins.
    Uso também para acender o álcool para flambar alguma coisa.

  7. Olá Pessoal… Comprei este maçarico no site http://casacomtudo.com/produto/Ma%E7arico-Culin%E1rio-Western.html
    Chegou no prazo e eu achei o preço ótimo. Fica a dica!

  8. Anônimo disse:

    Alguém pode me infromar se consigo fazer leitão à Pururuca usando esse tipo de maçarico ?

  9. Carlos Amaral disse:

    Tatiana, fica a dica para os cariocas. Achei um maçarico igual ao q vc postou na foto numa loja dessas de 1,99, no centro do RJ. Foi R$ 29,90. Lá também tem esse refil, q, se não me engano, foi R$ 12,00, q tb comprei. O chato de lojas de 1,99 é q não têm garantia e nem sempre têm reposição (vc vê um produto, não compra, e qdo vc volta à loja não tem mais o produto e vc nunca mais acha em lugar nenhum!)… Mas de qq maneira fica a sugestão! A loja fica na esquina da Primeiro de Março com a Rua do Ouvidor, perto da loja da Granado e da Igreja da Antiga Sé. Pelas referências dá pra achar fácil! Beijos, saúde, paz e sucesso pra vc!!!

  10. Kelly não sou a pessoa mais entendida do assunto. Eu tenho esse da foto, é o mais vagabundo de todos kkkkk, mas para uso doméstico serve. Para o que vc quer, aconselho um melhor, em lojas especializadas saberão te informar.

  11. Kelly disse:

    Oi gente, vou fazer um pequeno evento na loja, digamos q personalizado, um cliente de cada vez, quero servir escondidinho com vinho, preciso comprar um maçarico,pois compro o escondidinho pronto, esquento no microondas e preciso gratina-lo, estou indecisa em qual e tamanho comprar, as ceramicas sao pequenas do tamanho de uma colher,qual devo comprar para não levar muito tempo pra gratinar?

  12. Karine Lopes disse:

    Em inglês chama:blowtorch ou kitchen torch.

  13. Ana de Geo disse:

    Legal!
    Sou meio desatualizada, então nem tinha ouvido falar ainda! hehehe
    Valeu a dica
    Fica bem

  14. Dri Viaro disse:

    Um dia ainda terei um!!
    Beijos

    Dri Viaro

  15. CCAM disse:

    Em Portugal comprei na loja LUSALAR na cidade de Coimbra , telef 239854300. Beijinhos, Celia

  16. Fernanda disse:

    Fernanda
    Você comprou no mercado livre?
    passa o link

  17. Ai Tai, eu comprei um esse fds!! Acabei de encomendar meu refil de gás! Não vejo a hora de usá-lo!!
    Bjs Fe

  18. Anônimo disse:

    Oi Tati,
    veio na hora certa este post pq tenho o meu em casa e faz uma decada que comprei o gas e fiquei com medo de colocar entao pensei… vou esperar para qdo for usar e tomo coragem…rs e agora com este post eu fiz…ehhhh nunca usei um macarico na vida. Fiquei uma duvida, ate qdo. devo encher de gas… ate achar que deu ??? pergunta besta mas sabe como e ne…marinheira de primeira viagem. Bom pelo menos ja saiu o foguinho.rs
    Bjs
    Fabi

  19. Lourdes, como não dá tempo para visitar todos, temporariamente não estou visitando ninguém.
    Já expliquei os motivos em um post. É só até a Páscoa, porque estou dando andamento em um novo projeto.
    Bjs

  20. Tati, cadê você? Eu venho aqui só pra te ver!
    Nunca mais apareceu lá na cozinha, "perquê" muié?
    Beijos e ótima semana!!!

  21. Marcelo, muito obrigada pela colaboração!
    Bjs

  22. Marcelo disse:

    Outra coisa que também já usei e dá certo é um soprador térmico, desses que se usam em oficinas mecânicas e de eletrônica. Trata-se de uma espécie de secador de cabelos muito quente e com pouco vento capaz de alcançar temperaturas de até 600ºC. Demora um pouco a fazer efeito, mas carameliza o açúcar muito bem e por ser elétrico, não requer recarga de gás. O problema é que custa de 60 a 190 reais.
    Já usei um desses de 60, da marca smart, e não ficou devendo nada aos modelos mais caros.

  23. Marcelo disse:

    Maçarico é bom mesmo. Comprei o meu na internet e vira e mexe, to usando…
    Só um detalhe.
    Na hora de recarregar, a maioria dos refís de gás é projetado pra usar de ponta cabeça, da mesma forma que as latas de chantily pronto.
    É que o gás é passado de um recipiente pra outro em forma líquida, e essa é a que fica embaixo. Se carregar em pé, passa muito pouco gás e não dura nada.
    Verifique as instruções na sua lata de gás pra ver do que eu estou falando.
    Ah, e o gás é facilmente encontrado em tabacarias – é o mesmo que recarrega isqueiros.

  24. To louca por um desse,aqui não encontrei ainda!!

  25. Tati, sabes como chama isso em "ingreis"? Rsrs
    Bjks, Debora

  26. Fernanda disse:

    Tati…muito obrigada!!!
    Achei um igual ao seu no mercado livre, mas tava em dúvida em comprá-lo. Meu noivo já fez até contato com o vendedor do mercado livre.
    Bom adorei, acho que vou comprar um!!!!
    Já naun cozinho com muita frequencia, coisas da vida moderna..mas sou apaixonada por culinária, utensilios cozinha, casa…
    Muito obrigada

  27. Re Ferreira disse:

    Tati, vc tem noção do quanto vc é um "ser querido"? vc ensina até as pessoas a fazerem suas fotos ficarem melhor nos blogs!!!
    Ah, se o mundo tivesse mais gente assim…
    Beijão

  28. Anônimo disse:

    Tati minha irmã ganhou um e queria me dar porque ela não fazia ideia para que servia. Vou mostrar o post.
    Bom fim de semana.
    Dalva

Deixe uma resposta