Bolo Nega Maluca

Devo começar esse post dizendo que esse bolo não é muito doce e para quem curte um chocolate com 70% de cacau com eu, é o paraíso! Eu fiz essa receita usando cacau em pó que é bem forte e não tem açúcar, por isso se você curte um bolo mais doce, pode usar achocolatado ou meio a meio para equilibrar.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar

1 e 1/2 xícara (chá) de cacau ou chocolate em pó 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 ovos 2/3 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de água fervendo 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata ligeiramente os ovos (na mão mesmo), junte o óleo. Acrescente os ingredientes secos, menos o fermento e misture. Junte a água fervendo e novamente mexa bem. Por fim acrescente o fermento em pó. Leve para assar em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido em 180º. O meu levou cerca de 40 minutos, mas faça o teste do palitinho porque seu forno pode ser diferente. Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura levando ao fogo: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 8 colheres (sopa) de leite, 1 colhere cheia (sopa) de chocolate em pó ou cacau, 6 colheres (sopa) de açúcar. Assim que ferver e misture bem e desligue o fogo. Essa cobertura não é muito doce, então se você preferir acrescente mais açúcar para ficar do seu gosto.  Retire o bolo do forno, fure com um garfo e derrame a cobertura quente. Por cima eu coloquei granulado, mas é opcional tá? Esse bolo é um calmante e tanto para TPM, vai por mim!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

91 Comentários

  1. Dani disse:

    Nossa! Meu comentário desapareceu!

  2. Dani disse:

    A receita da cobertura que vc passou não está correta (inclusive a escrita tb está estranha).
    Não é simplesmente deixar ferver, misturar e desligar o fogo. Para quem não tem experiência com caldas e segue receitas à risca, acaba fazendo tudo errado. Foi o que aconteceu comigo. Segui como está na receita e acabei jogando leite com chocolate em pó no bolo. Achei que o resultado apareceria quando secasse.
    Ao fim, refiz a receita e descobri que não basta desligar o fogo quando ferve. Tem que deixar um bom tempo no fogo, até pegar uma cremosidade e, aí sim, está pronta a calda.

  3. Sabrina disse:

    Ou Tati fiz ontem, ficou uma delícia!!
    Só a cobertura que fiz com ganache de chocolate amargo!
    Bjs

  4. kelly marques costa nunes disse:

    A água é fervente mesmo? OU morna? Não vai cozinhar os ovos quando colocar?

  5. Pamela disse:

    Simplesmente perfeito, bolo delicioso, maravilhoso!! Fiz uma vez e não salvei a receita, agora estou aqui de novo para fazer outro e já salvei a receita… bolo de chocolate agora é só esse <3

  6. kerlem disse:

    Fiz exatamente como estava na receita, achei que ficou seco! Por que será?

  7. Vivian Murray disse:

    Tati, ficou divino. Apenas dei uma incrementada na cobertura e fiz de brigadeiro mole com cacau 70% e um pouco de achocolatado, Obrigada pelas dicas. A família agradece!

  8. Tati… Fiz esse bolo várias vezes e acertei, mas, nas duas ultimas, o bolo cresceu muito, formou bolhas de ar (ainda no forno) e depois murchou todinho! Sabe o motivo? Obrigada!

    • Janaina isso geralmente acontece quando o forno está muito alto. Forma uma casca grossa na superfície que prende o ar e ele cresce demais, depois o bolo murcha. Se vc não mudou a temperatura do forno ou não trocou de forno e está fazendo igual não sei o que pode ser. Talvez forno desregulado… de qualquer forma, na próxima vez tente diminuir a temperatura do forno. Bjs

    • Pior que não tava alto, Tati! Pode ser muito fermento também? Porque nem formou essa casca grossa… Ele só cresceu e em seguida começou a aparecer essas bolhas!

  9. Sandra disse:

    Direto para meu fichário de receitas em 1, 2, 3 para fazer amanhã!!! Se eu estivesse no meu trabalho…

  10. Yarinha disse:

    Eu fiz ontem e ficou uma deliciaaaaaaaaaaaa! =)
    Deu super certo! Fiquei feliz!! rs

  11. Oi, Tati. Preciso de ajuda! Fiz o bolo, optei pelo cacau em pó. Mas achei que a massa (antes de por ao forno) ficou um tanto pesada, não sabia se era assim, pensei em adicionar mais água, porém, tive receio da receita desandar. Assim, coloquei o bolo como estava no forno. haha. Resultado, o bolo ficou gostoso (aquele sabor forte do cacau que além de gostoso demais perfumou toda a casa), contudo, achei a massa pouco úmida e, em virtude disso, um tanto esfarelenta. Vi recados aqui de pessoas que fizeram e deu certinho. Então, help me!!! haha Será que fiz algo errado? A tua massa fica mais úmida? Pode ter sido o cacau (primeira vez que opto pelo cacau numa nega maluca). Enfim, estou precisando de uma colaboração. Outra coisa, preciso dizer o quanto AMO o panelaterapia e como as receitas são maravilhosas. Obrigada por rechear meu caderno de receitas! Beijão.

    • Grazi o meu não é muito úmido, é mais seco, porém não é esfarelento não. Agora dizer se vc fez algo errado à distância é bem complicado porque são muitas variáveis. Clima, marca do forno, tamanho dos ovos, sorte rs…rs…. sorry amiga, só posso te desejar boa sorte na próxima!!!
      Bjs

    • Obrigada, lindona. Apesar disso, o bolo não durou um dia! haha. Espero que fique ainda melhor na próxima. Enfim, mais uma vez obrigada! Ansiosa pelo canal do panelaterapia no youtube. Boa sorte. Beijos.

  12. Samira Assed disse:

    Ahhhhhhhh eu fiz!!! E ficou DE LI CI OOOOOOOO SO!!! Bjs e Obrigada!!!

  13. Tati cade o icone para salvar em pdf? pois sempre salvo no meu smartphone e esta receita não estar apenas o de imprimir

  14. Tati,
    EU sempre fiz bolos e sempre deu certo. Acontece que eles começaram a descer de uns tempos pra cá. E isso não tem acontecido com os bolos, mas também com as tortas de liquidificador. O que estou fazendo de errado? Sim, já chequei se meu fermento está bom e eu não abro o forno antes de 30 minutos. Me ajuda?

    Parabéns pelo blog!

    • Infelizmente não posso te dar uma resposta concreta porque podem ter vários motivos, um deles é usar fermento demais, usar colher medidora ajuda porque as vezes a pessoa coloca aquela colher de sopa beeem cheia ai ele cresce demais e depois murcha.
      Espero que consiga resolver.
      Bjs

  15. DRIKA disse:

    Tati linda, amo tudo que vc faz e tudo dá certo. Mas tive azar com essa nega maluca. Não consigo acertar. E sei que vou continuar tentando pq vc fez e deu certo então a minha também tem que dar…hehehe…. Substitui o cacau por nescau . Será que foi isso? Já fiz duas vezes e a danada cresce e no final murcha. Me orienta? Bjo grande!!

  16. Michele disse:

    Olá…
    Meus bolos sempre levantam muito no centro ao assar, ficando parecendo uma abóbada de catedral, muito estranho 🙂
    O que pode estar errado?

    Obrigada!
    Bjs

  17. Stephanie disse:

    To fazendo de novo hehe, vou tirar do forno agora. É muiiiitttoooo bommmmm!!

  18. Experimenta fazer da proxima vez usando cafe em vez de agua fervendo fica mais gostoso ainda…

  19. Unknown disse:

    Tati, boa tarde
    a tarde de chuva pedia uma nega maluca,
    é a 2a tentativa mas não assa muito bem
    uso forno elétrico, e nunca acerto, pq sera? ele cresce tão bem, mas baixa qdo faço o teste do palito. apesar de estar muito bom, nao esta com uma aparencia bonita, rsrsrs me de um help
    abraços, obrigada por tudo 🙂

  20. Márcia B. disse:

    Esse bolo ficou muito bom!
    E eu fiz pq o chocolate já estava vencendo no armário. E eu não sou fã de chocolate.
    O açucar ficou na medida certa, mesmo usando o chocoalte no lugar do cacau.
    Muito bom!!!!
    Marcia, Niterói, RJ

  21. Ada Sheila disse:

    Olá Tati…quero parabeniza-la pelo site…tb adoro o mundo da culinaria…

    Sexta-feira irei levar esse bolo nega maluca na empresa para comemorar minhas férias (ebaaaaa)….e gostaria de saber qual o tamanho da forma.

    Bjossss

  22. krisipa disse:

    Gostei muito do bolo também

  23. krisipa disse:

    Gostei demais do bolo e outras receitas tbm parabéns!

  24. Anônimo disse:

    Essa semana fiz 2 vezes muito bom.

  25. Carla disse:

    Nossa Tatiana é delicioso acaba rapidinho,também gostaria que colocasse a categoria de liquidificador.

  26. Juli Neves disse:

    Fiz a receita hoje. Testada e aprovada. Obrigada por compartilhar. Bj

  27. Bia, vou "fuçar" e achar as receitas que são de liquidificador e catalogar. Obrigada pela sugestão! Bjs

  28. Anônimo disse:

    Nossa ja anotei delicioso.

  29. Bia disse:

    Tatiana deu certinho com o nescau,obrigada.Como sugestão coloque a categoria de liquidificador vai ser um sucesso,adoro suas receitas.

  30. Não tenho receitas separadas pela categoria liquidificador, vc tem que pesquisar pelas receitas mesmo. Pode usar Nescau. Só não sei se fica bom, tem que testar.
    Bjs

  31. Anônimo disse:

    Adorei delicioso.

  32. Bia disse:

    Tatiana também quero receitas de liquidificador.São fáceis e deliciosas,você tem? Esse bolo posso fazer com nescau?Quero fazer hoje mas o chocolate em pó acabou.

  33. Anônimo disse:

    Ficou maravilhoso queria receitas de liquidificador você tem? Obrigada.

  34. Anônimo disse:

    tenho 12 anos e adoro cozinhar
    sei fazer diversas receitas; petit gateu, waffles, cartola…dentre outras!!!!ainda vou fazer a receita mas á adorei ela pela praticidade e pela precisão.
    obrigada panelaterapia!!!!

  35. Paula disse:

    fiz o bolo e amei. muito bom mesmo.
    vou experimentar com outras coberturas, e tentar fazer em forminha de muffin pra ver como fica.
    obrigada pela receita ótima, mais uma vez.
    adoro o blog.

    beijo,
    paula

  36. Nana disse:

    Ah! Já vi.Achei que era depois dos comentarios.

  37. Nana disse:

    Desculpe,fui até o fim da postagem e não vi o link para imprimir

  38. Clica no título do post e desce a página até o fim da postagem que tem link p/ imprimir. Bjs

  39. Anônimo disse:

    Flor adorei o blog e as receitas ,só queria te pedir se pudesse colocar uma versão para impressão,bommmmmmmmmmmmmmmm natal!!!!!!

  40. Ana e Andréia – que bom que gostaram!!!!!
    Bjs

  41. Andréia Lima disse:

    Olá,
    fiz ontem essa receitinha, pra minha filha levar na festinha da escola, ficou uma delicia, troquei o granulado, pelo colorido. Eu sou muito suspeita pra falar, todas receitas suas que eu testei, deram certo, e ficaram tudo de bom. Vc é muito clara nas explicações, não tem como errar ! Muito obrigada, aprendi muito aqui. Abraço carinhoso.

  42. Anônimo disse:

    Menina, fiz esse bolo agora! Não deu nem tempo de esfriar direito!! Delicia…assim você me mata!! rs rs Ana

  43. Vanessa disse:

    Dona Tati…já vi maldades comigo nesse blog, mas essa receita foi superação. Pode ter certeza que se não tivesse chovendo muito aqui em Sampa, daria uma corridinha em Sorocaba, bateria a sua porta com um pires na mão e diria: "Um pedacinho de bolo para uma gestante carente de chocolate"…
    Que DELICIA…Comi com os olhos. ME sinto obrigada a fazer esse bolo amanhã após o plantão….
    Vc hein mocinha…Linda!

  44. Anônimo disse:

    Tatiana fiz ontem e já acabou delicioso.Você tem receitas de liquidificador coloca pra gente.

  45. Anônimo disse:

    vc é show!!!!!!! bora fazer e se deliciar bj ana

  46. Mariana disse:

    Conheço esse como "Bolo Peteleco", receita de vovó. É a pura delícia, ele fica saboroso demais 😉 Parabéns pelo blog, conheci esses dias e me apaixonei. Bjks

  47. Elisa Barros disse:

    Huuummm.
    Vou fazer esse bolo hoje. Estou super precisando de uma coisinhas bem gostosa (e engordativa) pra me acalmar. Bjos

  48. Elisa Barros disse:

    Huuummm.
    Vou fazer esse bolo hoje. Estou super precisando de uma coisinhas bem gostosa (e engordativa) pra me acalmar. Bjos

  49. stephanie disse:

    Bolo com gosto de infância, sem dúvida.
    Na minha receita uso refrigerante a base de cola em vez de água

  50. Claudia, acho que dá sim.

  51. Tati,
    Que bolo bonito e deveras delicioso adorei numa próxima oportunidade vou conhecer esse bolo de chocolate.
    Beijo
    Vânia

  52. Lorena eu já tive um bolo desse! O cabelo da minha era fios de ovos! Acho que foi nos meus 5 anos kkkkkkk

  53. Thais Yendo disse:

    Quem não gosta desse bolo né?!
    Simples e delicioso!

  54. Federica disse:

    che meraviglia questa ricetta!!è sempre un piacere passare nel tuo blog!baci

  55. Lorena disse:

    Esse era o bolo dos meu aniversários até os 7 anos!!!

    Mamãe fazia redondo. Colocava granulado de chocolate nele inteiro. Depois colova raspas de chocolate para representar a parte do cabelo. Coloca um laco de celofane no cabelo.

    Duas balas SOFT verde (aquela que toda crianca engasgava mas amava) nos olhos, uma cereja no nariz e fazia uma boca de papel vermelho!!!

    Amava isso, mas juro que não lembro o gosto! Vou fazer!

  56. Isso não tem a ver com cozinha, a gente aprende na escola kkkkkk. dois terços = divide a xícara em 3 e usa duas partes!

  57. Anônimo disse:

    oieee n tenho uita experinencia na cozinha, o q e 2/3 de xicara de cha de oleo???? quala medida em ml ?

  58. Carol Prince disse:

    Ai, eu amo esse bolo! Aqui em casa chamamos de "bolo da sandra", pois é uma receita que minha prima me passou! Experimente com ganache como cobertura, fica divino!

    beijocas!

  59. Marta Santos disse:

    nossa com ceteza vou fazer esta receita hum amodoro chocolate
    bjs

  60. Adorei Tati. A receita dá água na boca, de fato mas o que mais adorei foi a resposta que vc deu para LURUSSA e a indiferença, logo em seguida. É isso mesmo amiga. Ela deve estar até agora, esperando uma resposta, kkkkk…
    Li outro dia que indiferença é mil vezes melhor que o ódio pois, quando vc sente ódio, é sinal que vc está se importando com a pessoa. Agora, quando vc fica indiferente, quer dizer que pra vc essa pessoa não existe. De quem era mesmo que eu estava falando? kkkkkkkkk
    Beijos Tati.

  61. LaRi disse:

    Oi Tati!!

    Esse bolo tem cheiro de infância. Como minha mãe não tem habilidade na cozinha, e essa receita é facinha, ela sempre fazia esse bolo nos meus aniversários!! E até hoje ela faz para eu levar de café da tarde para o trabalho, e faz o maior sucesso!!!

    Beijos
    http://coisasdacasaedavida.blogspot.com/

  62. Que maravilha!!! Chocolate é sempre a minha primeira opção!

    Adorei sua receita justamente por não ser tão doce… Já provei o nega maluca com achocolatado na casa de uma amiga, mas não gostei – só sentia o gosto do açúcar!

    Vou fazer a sua receita!

  63. Karina :) disse:

    Oi Tati, gosto muito de fazer o nega maluca como cupcakes. Ele fica fofinho e as meninas adoram!!
    Eu faço com chocolate em pó e na minha receita é só 1 xícara de açúcar e 2 ovos.
    Tenha uma ótima semana
    Bjsss
    Ka 🙂

  64. Julia esse eu comprei em Ilhéus, é fabricado lá, mas se você não achar cacau compre o chocolate DOIS FRADES® da Nestlé que tb fica bom!
    Bjs

  65. Anônimo disse:

    Olá…
    Parabéns pelo blog, já fica no meu FAVORITOS…
    Gostaria de saber que chocolate (cacau)você usou no bolo….
    Obrigada
    Julia

  66. Tal como tu prefiro os bolos com chocolate pouco doce, de sabor bem forte.
    O aspecto deste bolo é fantástico, mesmo guloso!

  67. Claudia Renata – ele cresce bem sim, mas nada exagerado. A forma tem 22 x 32cm
    Bjs

  68. Anônimo disse:

    Oi, Tati !
    Eu amo qualquer receita que tenha chocolate e essa é divina .
    Por favor, gostaria de saber o tamanho da forma para assar esse bolo … ele cresce muito ?

    Obrigada,

    Bjs

    Claudia Renata

  69. Nina Morais disse:

    Nem lembro quando se começou a fazer este bolo aqui em casa, muitos anos atras.
    Amo!!!
    Nunca fiz só com cacau, sempre segui a receita que mandava colocar 1/2 chocolate e 1/2 achocolatado. Bela dica.
    Minha mãe adora "pesar" a mão na medida de açúcar, assim fica uma casquinha crocante por cima, logo seguida por uma fina camada um pouco cremosa…
    Delícia.
    Beijos, querida Tati

  70. Anônimo disse:

    Maravilha mil vezes obrigada.

  71. Anônimo disse:

    Que delícia já anotei vou fazer hoje amo bolo de chocolate.Coloca receitas de liquidificador,obrigada.

  72. LuRussa disse:

    Eu pensei que vc pudesse , sei lá, registrar uma receita…uma receita sua.Pq vc inventa muita coisa também, não é ?

  73. Lu, roubo é de foto e de texto, não de receita.

  74. LuRussa disse:

    Idêntica à receita da minha mãe !!!

    como funciona a patente de receitas ? tipo, vários casos de "roubo" de receita aqui do blog…mas essa receita e muitas outras, eu já tinha aqui em casa. Não entendo como procede isso.O que vc chama de "roubo" ? fiquei curiosa..rs

    bjos !

  75. Maria Célia disse:

    Olá Tati
    Com certeza ficou divino, com ou sem TPM.
    Bjo

  76. vanessafontes disse:

    Poxa, está um bolo que tem sabor de infância para mim. Fiz várias festas de bonecas regadas ao bolo de nega maluca. =D

  77. Anônimo disse:

    Nossaaaa…queria que vc fosse minha vizinha iria todo dia na sua cara rsss…vou fazer esse bolo meu marido vai adorar com certeza..
    Ligia

  78. Elis disse:

    ou côco ralado em cima…hummmm

  79. Kinha disse:

    Ótimop. Gosto de bolo não muito doce!

Deixe uma resposta