Como Escolher Picanha

Hoje o post é para dividir com vocês o que eu aprendi ao longo da minha curta existência (porque eu sou jovem, néah?) sobre essa carne que é a queridinha dos “churras” de domingo.
Não sou expert, então se alguém quiser me corrigir, complementar, somar, enfim, usem e abusem dos comentários ok? Até porque aprendi muita coisa elaborando esse post.

Eu só compro picanha de até 1,1kg. Esse valor é controverso. Tem quem diga que pode ser de até 1,3kg já vi dizerem que pode ser até 1,5kg outros que não pode passar de 1kg, enfim, eu adotei o valor de 1,1kg. O que acontece é que é bem comum os açougues venderem o coxão duro junto da picanha, porque eles são sequenciais no corpiticho do boizinho (depois da 3ª veia é o coxão duro). Então se comprar uma picanha pesadona você “toma na tarraqueta” com aquela carne “quebradentadura“.  A carne deve ter coloração vermelho vivo e a gordura da carne não deve ser muito amarela e deve ser da mesma espessura em toda a peça. Dizem que a gordura escura é sinal de gado mais velho e carne mais dura. Mas ó, vamos fazer o seguinte? Assiste o vídeo de quem manjava TUDO de carne (tá fazendo um grande churras no céu) que eu tenho certeza que vai ter ajudar a escolher sem medo depois!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

19 Comentários

  1. Não existe picanha no mercado com um peso superior, pq não interessa aos frigoríficos… eles não esperam o boi crescer, ganhar peso, etc… pq tem q ganhar dinheiro rápido… a sensação agora é carne de novilho jovem/precoce… animal com até 36 meses/[email protected]… (se não me engano)…

    Hoje temos várias raças de bovinos no Brasil e com certeza temos picanhas maiores e mais pesadas… essa informação do peso da picanha, tem que ser atualizado…

  2. Olá, adorei o vídeo, mas venho aqui desabafar, em minha cidade tem picanha de 2 quilos e de um frigorífico famoso. (Tem que ser …., ). tem uma uma boa marca que vc indica? Obrigado.

    • Olha eu nunca compro picanha de marca. Até porque aqui só encontro Friboi que é bem ruim e Bassi que é ótima mas cara demais, então compro direto no açougue da minha confiança.
      Fico devendo essa informação.
      Abs

    • sidnei Muniz disse:

      Descordo no que diz a respeito o peso porq picanha de 1.1 e case impossivel encontrar a não ser que o abate seja de bois em confinamento e abatidos muito jovem caso contrario a carne não tera as fibras necessarias e sugo suficiente pra enrrequecer e dar gosto na carne e referente o peso e possivel encontrar sim picanhas acima de 1.4 ate1.6 e serem macias dependendo da idade do boi da regiao tudo leva em conta . referente as veias que o rapaz diz ai são tres pontos vermelhos que tem na camada de gordura em sequencia da ponta ate em cima depois disso e coxao duro na verdade e so ter um bom açougueiro de confiança e não comprar essas malditas fribois da vida que tudo da certo

  3. TAIS MENDES disse:

    Amei, por várias vezes comprei carne pensando que era uma PICANHA e depois desse vídeo vi que fui enganada.

  4. Overlord disse:

    Ótimas dicas!

    Só deixo aqui mais uma: sempre corte a carne CONTRA o sentido das fibras!
    Assim, a faca faz o trabalho "sujo" e poupa teus dentes! 😉

    Na foto inicial da matéria, a carne está cortada no sentido das fibras.

    Um artigo maravilhoso que explica direitinho o corte contra as fibras da carne e seus benefícios pode ser lido no blog Serious Eats em:
    http://www.seriouseats.com/2010/03/why-should-you-cut-meat-steak-against-the-grain.html

    Cortado no sentido das fibras fica mais bonito?
    Fica! Mas, nem sempre o mais bonito é melhor… 😉

  5. ProfEduardo – essa eu posso te garantir que era uma picanha, pois eu que fotografei.
    Abs

  6. ProfEduardo disse:

    Tudo muito certo, exceto pela foto da chamada que é um lagarto redondo,
    Estou acessando o site pela primeira vez e me interessei por algumas receitas, parabéns.

  7. Dani disse:

    Nossa Tati… fui lendo esse post e pesando: "quem entende tudo de carne é o Bassi… quem entende tudo de carne é o Bassi…" aí quando olho no vídeo logo abaixo, é o Bassi!!! kkkkkkkkkkkkk ele é o THE BEST!!!

  8. Adri Magre disse:

    Menina, não entendo nada de carne, não sei nem fazer um bife. Mas de comer, até que entendo, rsrs. Eu acho a alcatra mega saborosa, mais que a pp picanha.
    Essa questão do peso, meu marido sempre fala também. É uma dica ótima!!!
    Tem açougue que engana mesmo!!!
    bjk

  9. Esse vídeo é bastante esclarecedor Tatiana, acho que já tinha visto, mas foi ótimo assisti-lo novamente.
    Abraços!

  10. Buenas, como gaúcha tenho que dizer que as tuas dicas foram bem pertinentes.

    Realmente a cor da gordura pode ser um dos indicativos da idade do boi, embora nem sempre um boi mais velho tenha a carne mais dura. A idade costuma influenciar no sabor muito mais do que no "grau de maciez" (agora me puxei). Muitas vezes a dureza da carne tem a ver com a forma como o bicho foi criado, e principalmente como ele foi abatido. Esta seria a razão da preferência pela carne denominada de "orgânica".

    Espero ter sido de alguma forma útil,
    beijocas,
    Gabi.
    p.s.: parabéns pela nota na Caras, mulher pheeeena é outra coisa…

  11. Drinha... disse:

    Me deu foi água na boca isso sim!!!!!

    Tenho que mostrar esse vídeo para o meu irmão!!!!!

    bjs

  12. Adorei o post,…estamos sempre a aprender,..obrigada pela partilha!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/

  13. Nutry Mania disse:

    Adorei esse post sobre a picanha aprendi muito. Parabéns, gosto muito do seu blog…
    Beijinhos

    http://nutrymania.blogspot.com/

  14. Sheila disse:

    Video muito bom, vou mostrar para o meu pai…rs…ele muitas vezes reclama que comprou picanha dura..rs.
    Valeu pela dica!!!

  15. Cihh disse:

    Amei esse vídeo.. ótimas dicas!
    Beijos

  16. kelly disse:

    Adorei o post! Muito uteis suas dicas!

  17. Obrigada pelas dicas, são sempre muito úteis!
    Beijinhos