Como Fazer Molho Branco / Béchamel

A diferença básica entre Molho Branco e Béchamel é que o Branco é feito com leite sem tempero e no Béchamel o leite é temperado antes. Vocês já devem ter visto muitas variações desse molho por aí. Eu mesma vario bastante conforme a inspiração do dia, mas o meu preferido é esse:

Em uma panela junte:

  • 500ml de leite
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola pequena em rodelas grandes
  • 1 dente de alho descascado e cortado em 3 pedaços
  • Uns 10 grãos de pimenta do reino
  • Uma pitada de noz-moscada

Assim que essa galera ferver, desligue o fogo, reserve por meia hora  para pegar bem o sabor e coe. Despreze os ingredientes sólidos e deixe o leite esfriar.

Agora vamos fazer o roux (base para engrossar o molho).
Em uma panela de fundo grosso aqueça em fogo baixo 2 colheres (sopa) cheias de manteiga (40g), quando derreter desligue o fogo e junte 40g de farinha de trigo, que equivale a 1/3 de xícara (chá) e mexa bem para misturar os dois. Volte a panela em fogo baixo e mexa essa mistura por 30 segundos. Fica como um creminho grosso.

Em seguida, desligue novamente o fogo e vá acrescentando o leite temperado concha por concha enquanto mistura, mexendo e desfazendo os gruminhos, até ficar liso.

Com o batedor de arame fica mais fácil deixar o creme lisinho, mas se você não conseguir, é só bater no liquidificador ou no mixer. Agora volte para o fogo baixo e mexa até ferver e engrossar. Acrescente sal de acordo com seu gosto.


Depois que você desligar o fogo ele vai engrossar cada vez mais, por isso se você notar que ficou muito espesso, é só acrescentar mais leite comum (não precisa estar aromatizado) e mexer fora do fogo mesmo até atingir a consistência ideal.

Esse molho pode ser usado em massas e gratinados. Também é possível acrescentar ingredientes como queijos e ervas. Bem versátil.
Pode ser congelado por 3 meses.

*Importante: Esta postagem foi atualizada em 2015 e algumas pequenas modificações foram feitas. Isso acontece porque quando cozinhamos com frequência, vamos aprimorando as receitas, mudando uma coisinha aqui outra acolá até chegar no ponto ideal.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

50 Comentários

  1. Maria de Nazare Borges da Cruz disse:

    Obrigada por essa maravilha de receita.

  2. Lilian disse:

    Qd faço molho branco,após derreter a manteiga deixo esfriar um pouco pra depois por a farinha de trigo e fazer a pastinha. Depois levo ao fogo e vou acrescentando o leite devagar e mexendo até dissolver a ficar cremoso. Não fica corpinhos.

  3. Maria Isabel de Oliveira disse:

    Como você também gosto muito de abobrinha e amei a receita desse canelone, vou fazer e tenho certeza que vai ficar uma delícia ainda mais pq pretendo usar a receita do seu molho branco.
    Maria Isabel de Oliveira

  4. Stella França disse:

    Tati aradeço por essa maravihosa receita. Eu tb não gostava de molho branco, mas essa receita é fantástica! Supera tudo q já vi. Fiz com couve-flor e brocolis gratinados e acrescentei catupiry e parmesão. O resultado foi show!.Muito obgda.
    Bjs

  5. Jessica disse:

    Tati, era dessas pessoas detestava molho branco! Pra mim era o molho mais sem graça da vida, pq tinha mais gosto de leite do q tudo Mas essa receita mudou minha vida viu?! Ameiiii o molho branco, fiz com fettucine à parisiense e serio amei demais!!! Muito obrigada por compartilhar, suas receitas mudam vidas

  6. Cassia disse:

    Fiz.
    Arrasei, obrigada!!!!

  7. Aline disse:

    Tati, posso usar o leite desnatado? Dá certo? Queria fazer hoje e não tenho o outro

  8. Ana disse:

    Oi Tati! Sou celíaca e gostaria de saber se posso trocar a farinha de trigo por outra sem glúten (farinha de arroz, de grão de bico, de trigo sarraceno…) Será que o molho dá certo com outros tipos de farinha? Amo as suas receitas! Parabéns!!! Beijos

    • Ixi amiga, nao sou especialista em alimentação especial, e nao saberia te dizer com total certeza porque nunca testei. Vou ficar devendo, mas quem sabe alguém que nos leia aqui possa ajudar.

    • Nadine disse:

      Ana, para fugir do trigo eu frequentemente uso amido de milho (maizena). Quando esfria, principalmente se estiver mais encorpado, fica um pouco gelatinoso, meio estranho. Mas quente eu até prefiro a textura do creme com maizena que o de trigo.

  9. Tayane Nobre disse:

    tati a farinha é com ou sem fermento ?

  10. Tati, esse molho aromatizado e maravilhoso, fiz lasanha com ele e todos aqui em casa amaram!!

  11. obrigada tati querida por responderes a minha pergunta sobre o molho branco, agora estou formada. Coloca mais receitas diarias,adorei. bjs

  12. Tati simplesmente amoooo suas receitas!!!! Depois de pronto o molho como faz pra desempelotar quem nao tem mixer? Se eu dissolver a farinha num copo de leite antes, como a gente faz com o fuba da polenta, da certo? Bjinhosss

    • Que bom que vc curte as receitas! Olha, faz parte do processo cozinhar a farinha com a manteiga, se dissolver não fica igual. Vc pode usar o batedor de arame mesmo. Bjs

  13. copiei no meu caderno de receita, a primeira opurtunidade vou fazer este suflê,dá também para variar os legumes,sera que dá para fazer de vagem?
    bjssssssssssssssssssssssssssssssss

  14. Mônia Laura disse:

    Oi!
    Nossa, adorei o site, virei fã… mas confesso que fiquei chateada com o molho pq tive que recorrer ao liquidificador… ou seja, problema não foi a receita, foi a executora aqui… rsrsrs.
    Rola um pras pessoas mais afoitas na cozinha como eu???

  15. Na verdade é molho Bechamel e a farinha com a manteiga se chama Roux.

  16. Vou experimentar ..Desse jeito não conhecia.

  17. Adorei a receita, já ta anotadinha aqui no meu caderninho rsrs, suas receitas são d+++, bjsss

    Se gostar de artesanato pode visitar meu blog: http://fabinhabordados.blogspot.com.br/

  18. Kati disse:

    Nunca tive a ideia de coar, amei, meu molho branco nunca ficava "tão branco"por conta do alho amassado q dava uma tostada.

  19. Que molho mara…e se eu ano tiver a pimenta em bolinhas?? Tati..,não achei uma receita de yakissoba ainda aqui.,,já fiz diversas receitas e todas deram super certo!!

    • Pode usar pimenta moída ou não usar se preferir. Quanto ao yakissoba sempre faço usando aquelas bandejinhas de legumes que já vem picadas, sabe? Fico com vergonha da minha preguiça e nunca posto kkkkkk, ano que vem prometo!!! Bjs

    • Obrigada pelo carinho em,responder Tati….isso é tão raro!! Então,fiz hoje e usei cominho…aqui em Sergipe usamos muito e eu gosto…e coloquei gengibre…ficou muito bom e nem coloquei sal!! Amo cozinhar..,não tenho um terço do seu talentos e apetrechos…tanto que não consegui desfazer todos os gruminhos…mas ficou uma delicia!! Que em 2014 seja um ano de mais sucesso Tati e que venha mais receitas fáceis e saborosas!!!

  20. Iracema FVW disse:

    Eu comi um bacalhau em um restaurante, ele era gratinado em um molho branco com mussarela. Era uma delícia. Você tem a receita? Eu gostaria de fazer.

    • Iracema, logo abaixo dos banners de publicidade na coluna da direita, tem uma barra laranja que é o campo de busca. Coloque "Bacalhau" ali e veja se encontra algo parecido. Tem umas 30 receitas com bacalhau!!! Boa sorte!!!
      Bjs

  21. VAGNER PVH disse:

    Olá,

    quando você fala farinha na receita, é farinha de trigo?

    parabéns pelo site..

  22. Oi, posso acresecentar no final creme de leite? confesso que adoro um creme de leite, e o meu molho comum sempre coloco, vc colocou nesse já? fica bom? ou perde o sabor original.. Obrigada!

  23. Van disse:

    Simplesmente amei!!! Sou louca por molho branco e este deve ficar uma maravilha!!!

  24. Adorei a receita…

    já vou usar hoje… pq vou fazeruma lasanha com molho branco.

    obrigada.. chegou em boa hora.

    beijinhos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

  25. Jéssica disse:

    Amei essa receita de molho branco, há tempos que venho procurando a receita ideal na internet. Em fim encontrei!!!

    brigadim

  26. Maria disse:

    Seu blog é tudo de bom, Tati. Obrigada por compartilhar receitas e dicas tão boas. Estou ficando expert na cozinha graças a você e o meu marido agradece rs rs rs. Bjim

  27. Tati, que óptimo molho,….já estou a imaginar numa massinha,….que delícia!
    Beijinhos,
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

  28. Emanuel disse:

    Adorei a dica de aromatizar o leite antes! Dá para usar, por exemplo, com doces, variando a aromatização – tipo o creme de recheio de torta de morango, aromatizando o leite com cravo, canela e cardamomo. Beijos Tati!

  29. Unknown disse:

    Tati, entro no Panelaterapia justamente por causa dessas receitas. Pode ser uma coisa simples, mas muita gente não sabe fazer, ou até mesmo ela pode ter uma variação deliciosa, como nesse caso =)
    Além disso, nunca vi um blog de culinária que reaproveita tanto os pratos como aqui. As vzs faço uma receita daqui e sobra, no outro dia tá você ensinando a usá-la em outra coisa. Como sou eu que cozinho aqui em casa, adoro isso, pode ser simples, mas eu sempre surpreendo minha mãe e meu irmão na cozinha hauahau Continue assim, esse blog é demaiiiiiiiis!

    Um grande beijo,
    Thaís

    • Thaís, obrigada pelas palavras tão carinhosas!!! Eu tento atender a todos porque os leitores do blogs tem níveis diferentes de conhecimento na cozinha. Tem gente que sabe muito mais do que eu, mas também tem gente que está aprendendo agora. E reaproveitar é o meu lema! Aqui em casa somos só dois e a comida sempre sobra, por isso estou sempre transformando ou inventando algo. Fico feliz que vc goste!
      Bjs!
      Tati

  30. a "INEXPERT" ak fez um penne com molho branco semana passada q todo mundo torceu o nariz, até eu!!! kkkkkkkkkkkkkk
    Sou obrigada a experimentar essa receita!!
    Salve Tati! Salve Panelaterapia!!!

  31. Fee Dias disse:

    sou amante de creme branco… toda vez que tem algo que vai esse creme… é a Fernanda que vai pra cozinha… pois modéstia parte meu molho fica maravilhoso…
    mas adorei essa forma de fazer o molho…
    nunca imaginei poder fazer dessa forma…
    vou testar já 😀

    abraços Tati…

  32. Alê disse:

    Adorei a técnica de aromatizar o leite, não conhecia!!
    Bjos!

  33. Belo molho!

    Vou começar a usar esta receita, muito deliciosa!

    bjs

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.pt/

Deixe uma resposta