pomerode1

Tour Gastronômico em Pomerode

Na minha estadia em Blumenau para acompanhar a SC Gourmet tive oportunidade de conhecer alguns locais e empresas expositoras que participaram da feira. Em um destes momentos visitamos Pomerode, uma cidadezinha linda de colonização Alemã, para conhecermos os chocolates Nugali e a cervejaria Schornstein.

Chocolates Nugali

“Nugali é uma das poucas marcas do Brasil a realmente fabricar seu próprio chocolate. Trabalhando do cacau ao produto final, podemos garantir a mais alta qualidade e exclusividade nos ingredientes, formulações e processos.

Feitos a partir de um blend selecionado de cacaus e somente com a mais pura manteiga de cacau, os chocolates Nugali são fabricados como fazem apenas os mais tradicionais chocolatiers belgas e suíços.”  (texto do site da empresa).

Maitê Lang, proprietária da Nugali, nos recebeu com toda sua simpatia e nos explicou sobre todo o processo de fabricação. Fiquei muito bem impressionada com a qualidade destes chocolates. São realmente incríveis! Todos são deliciosos, mas fiquei feliz com a qualidade dos “Zero Açúcar”. Eles não são mais gordurosos do que os tradicionais, como acontece na maioria dos produtos disponíveis no mercado, e ainda possuem adoçante natural. Perfeitos! Um dos melhores chocolates sem açúcar que já provei.

A fábrica fica em Pomerode, mas existem vários locais de venda (veja aqui) e também a loja virtual

Cervejaria Schornstein


“Localizado na cidade de Pomerode,  em Santa Catarina,  o  Schornstein Kneipe é uma  das atrações da rota turística da cidade mais alemã do Brasil (como Pomerode é conhecida). O bar foi construído anexo à fábrica matriz da Cervejaria Schornstein e funciona como um ponto de celebração à cultura cervejeira na região.

Em  um ambiente tipicamente germânico, o visitante saboreia o melhor da culinária alemã, harmonizado com os 6 tipos de chope  fabricados na cervejaria: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.”  (texto do site da empresa).

Além da aula do mestre cervejeiro sobre o processo de fabricação a Cervejaria Schornstein nos ofereceu um almoço Alemão delicioso.

* Pão feito com resíduos da produção da cerveja:

* Linguiça caracol, salsichas cozidas no chopp, saladinha de manga e spätzle (e ainda tinha vários outros pratos que não fotografei):

* Para finalizar, sorvete feito com a cerveja Imperial Stout, delicioso! Surpreendente!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

18 Comentários

  1. CRISNIELS disse:

    nossa morei ai em poomerode 6 anos e me mudei pra penha sc faz 6 meses mais morro de saudades da delicias dela nossa o sorvete da TORTEN PARADISE ja trablhei lá e posso garantir é inagualvel não existe sorvete melhor vc vai se surpreender sem contar as cucas hummmm maravilhosas ..ha e o nome do hotel é MUNDO ANTIGO … bjxxx

  2. Nereime disse:

    Tati, passear pelo teu site é uma das coisas que mais gosto de fazer.Seus textos são leves, instrutivos e divertidos.Nem sempre deixo comentário, mas hoje fiquei por aqui uns trinta minutos aprendendo, sorrindo e sonhando com lugares como SC.
    Obrigada por compartilhar conosco suas criações, aventuras e dicas tão legais.
    Um grande abraço!
    Nereime

  3. Rubia Elaine disse:

    Que pastilha era aquela junto do pão feito com resíduo de cerveja?

  4. Eu foi a pomerode no ano 2006 a festa pomerana , adore!!!! gostaria muito de voltar a Pomerode. Beijos, desde Argentina. Estelita
    Passe por meu blog!
    http://www.mujeresanasybellas.blogspot.com

  5. Tati do céu, moro aqui pertinho (70km) e nunca fui nessa cervejaria, acredita? Na Nugali sim(delícia). Deveria ter provado as guloseimas e doces da Torten Paradise. Uma loucura!
    Bjo que bom que curtiu a região

  6. Decor'ação disse:

    Adorei conhecer Pomerode, mas na época fui com meus alunos. Visitamos o mini Mundo e tomamos um dos melhores sorvetes que já provei. Pena que a fábrica fechou ou vendeu. Na verdade não sei dizer. O sorvete se chamava pomer. Preciso ir de novo (agora com maridão) pra comer chocolates e tomar cerveja, rsrs.
    Bjão da Lú Melo

    • Olá Lu!
      A Fábrica de sorvetes fechou, porém temos novamente um sorvete artesanal maravilhoso produzido pela Toten Paradies.
      Em relação ao minu mundo, acredito que você esteja confundindo com outro local, não temos mini mundo aqui!
      Camila.

  7. Karina disse:

    Gostou do spätzle, Tati?

  8. Fátima disse:

    Adorei essa cervejaria, me dei de presente de aniversario uma viajem a essa linda cidadezinha, o pao eh delicioso, a cerveja, a linguica…tudo de bom

  9. Cristina disse:

    Fiquei encantada com os chocolates, mas a taxa de entrega para minha casa é de 31,10. Ficarei sem conhecer essa maravilha, pelo menos ate visitar a cidade, rsrs

  10. claudinha:) disse:

    FIQUEI COM AGUA NA BOCAAAAAAAAAAA :)

Deixe uma resposta