Como Fazer uma Horta Hidropônica

Hidroponia é o tipo de cultivo onde raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que farão com que elas se desenvolvam sem precisar de terra. A vantagem é que o cultivo é simples e não há a presença de pragas. Meus pais fizeram uma horta vertical hidropônica e eu achei incrível, por isso vou ensinar como fazer.

Futuramente farei uma na minha casa, e hoje vou tentar explicar como faz.


Basicamente vocês vão precisar fazer um zig-zag com canos de PVC com leve inclinação para a água correr e prender essa estrutura na parede. No desenho do esquema acima a inclinação está mais acentuada somente para ficar mais didático, mas é uma leve inclinação.


Meus pais usaram esses suportes de ferro que se chamam “mão-francesa”e fita hellermann para prender os canos no suporte, mas poderia ser uma braçadeira.


Esses canos devem conter furos, que no caso foram feitos com uma serra copo. A distância entre os furos deve permitir que caiba, por exemplo, um pé de alface adulto. Com a estrutura pronta, coloca-se mudinhas com raiz dentro destes buracos que terão água passando constantemente por elas e nutrindo-as, fazendo com que cresçam.

Na extremidade da estrutura vocês precisarão de um tambor onde vai ficar a água que sobe para abastecer os canos. Dentro deste tambor deve ficar uma bomba daquelas de aquário com uma mangueira que sai dela e leva a água no cano mais alto. A água corre pelos canos devido à inclinação deles e retorna para o tambor (o último cano deságua no tambor).


É importante que perto do tambor de água tenha uma tomada para ligar a bomba. Esse tipo de bomba gasta pouca energia, mesmo ficando ligada constantemente. Mas, quanto maior a distância entre o tambor e o cano mais alto onde a mangueira vai começar a jogar a água, maior deve ser a capacidade da bomba. Depois que você montar a estrutura, tire a medida desta distância que nas casas especializadas eles saberão qual a capacidade necessária. Geralmente vcs encontram essas bombas em casas que vendem produtos para aquário ou produtos agropecuários.

A água que vai na ficar correndo deve conter uma solução nutritiva. Meu pai compra pronta, mas achei um site que ensina a fazer a hora e tem a receita da solução.

http://www.ehow.com.br/sua-propria-solucao-hidroponica-nutrientes-como_4366/Neste outro site, fala um pouco mais sobre o assunto:http://brazucadekimono.blogspot.com.br/2008/10/montando-uma-horta-hidropnica-caseira.html

Também encontrei dois vídeos bacanérrimos que ensina bem detalhadamente como fazer:

Espero que vocês consigam fazer essa horta linda em casa e ter verdurinhas sem agrotóxicos forever!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

46 Comentários

  1. Cephas disse:

    Thanks

    Greetings from the Netherlands

  2. Joelson Amaral disse:

    Gostei muito dos vídeos, referente a hidroponia, e a forma simples e pratica de serem explicados. Não informou, ou gostaria de saber se na extração da água para renovação, é preciso lavar internamente o vaso, ou não. Como sugestão de esvaziar o vasilhame de água, poderia colocar uma registro na parte baixa do vaso e simplesmente abri-la. Outra informação interessante, poderia colocar uma tela fina de cima para baixo, separada dos canos aproximadamente 15 cm., acho que evitaria pragas também. Até breve, amei o assunto e a praticidade de sua produção

  3. Tatiana, eu também trabalho com empreendedorismo digital, porém, meu nicho é outro (concursos públicos). Por acaso, você já vez alguma matéria ou vídeo na qual você conta algum detalhe sobre como você monetiza o seu site? Parabéns pelo seu trabalho! Adorei tanto as receitas como site. Um abraço!

  4. Silvio disse:

    legal, gostei da sua materia, pois meu conhecimento era quase nada e agora ja tenho uma boa noçao de como funciona a hidroponia

  5. Veruska disse:

    Qual bomba devo comprar? Precisa de temporizador? Se puder passar qual marca e modelo eles compraram.

    No aguardo

  6. Boa noite! Como fixa a muda nos buracos para não caírem para dentro?

  7. Fernanda disse:

    Ola, estou fazendo uma hiproponia em casa porem não to conseguindo acerta na inclinação do tudo o ultimo esta ficando muito cheio. Vcs podem me informa qual a inclinação mais indicada?

  8. edna disse:

    e a dengue! fiquei preocupada.o q fazer?

    • aline disse:

      Olá Edna. O mosquito da dengue prolifera em água parada.nesse caso a água dos canos fica circulando. Quanto ao tambor, basta colocar uma tela de mosquiteiro. Vc pode costurar velcro na tela e colar a outra face no tambor aí fica bem vedado.

  9. Simoni disse:

    Oi Tatiana, estou pensando em fazer a horta mas minha dúvida é se posso plantar vários tipos de plantas com a mesma solução? É porque a sua horta foi a única que vi com mais de um tipo, todas as outras, inclusive do vídeo, diz que tem uma solução para cada tipo de planta. Sabes o nome da solução que seus pais compram? Grata

    • Meus pais compram essa solução em uma dessa empresas tipo Agro com produtos para agropecuários e para pets. Eles vendem em garrafas pet como “solução para horta hidropônica” não tem nem rótulo. Meu pai comprou mudinhas diversas e colocou várias diferentes, aí observou quais se desenvolveram melhor e quais nao foram para frente. Os temperos tipos salsa, cebolinhas, hortelã, manjericão… todos vão bem. Alface, agrião e rúcula também. Ele usa a mesma solução para tudo.

    • Daniela disse:

      Adorei a ideia e já desenvolvido o projeto em minha casa. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo seus pais trocam a água e se eles colocam a solução nutritiva todo dia ou apenas na troca de água?

  10. Otavio disse:

    Gostei muito da sua explicação, vou fazer a minha horta e a solução no mercado livre se compra muito barato

  11. zeroflavio disse:

    E a dengue com aquele tambor aberto como ficou?

  12. valdeci marcello disse:

    só uma dúvida: qual é o consumo de energia da bomba? será que vale a pena se o consumo for relativamente alto?

    • Não sei dizer exatamanete, mas é bombinha pequena, baixo consumo.

    • Joao disse:

      Uma bomba de aquário para o sistema da foto deve consumir entre 10 a 15w. Considerando 15w, 24h ligada, 360w/dia. 30 dias daria uns 10000W/mês, ou 10KWh (a conta não é exata, mas serve para estimar o resultado). Se o KWh for 50 centavos, isso daria 5 reais por mês na conta. Lembrando q 15w é bastante para uma bomba dessas. 8w é mais comum. Procure bomba submersa, olhe a coluna de água q ela consegue vencer, ou seja, o quão alto ela consegue jogar a água. Melhor dispensar uma bomba chamada de recalque, que joga água muito alto mas é cara e gasta muito (aprox. 100W). Eu achei uma bomba boa por 45 reais.

  13. Djalma disse:

    oi bom-dia! quantos dias leva pra germinar uma semente de alface

  14. MARIA AUXILIADORA RAMOS SIQUEIRA SANTIAGO disse:

    Oi boa tarde!
    Gostaria de saber se para fazer a horta hidropônica, qual lado do quintal eu devo fazer, o lado que bate mais sol ou menos sol.
    Meu quintal é grande, tem uma piscina, de uma lado é mais quente do outro lado que é mais próximo da piscina tem mais sombra.
    obrigada
    Dora

  15. osmar disse:

    Gostei muito do vídeo, para começar a minha horta só falta saber aonde comprar os nutrientes.

  16. Djalma disse:

    oi bom-dia! já comecei a montagem ai apareceu outra duvida prá cada semente é um tipo de fertilizante. exemplo: alface cebolinha, hortelã, couve etc.etc.

    • Olha, meu pai faz com mudinhas que eles já compra formada, não fez com sementes. Ele nao coloca fertilizante apenas uma mistura líquida na água que fica circulando, essa mistura ele compra pronta em casas de agropecuária.

  17. Djalma disse:

    ok vou comprar o material e obrigado por tudo, quando entrar em foncionamento eu aviso.

  18. Djalma disse:

    Boatarde estou querendo fazer a horta fiquei com uma dúvida posso fazer no meu quintal pega bastante sol, tem problema .minha esposa está me dando a maior força.
    Um forte abraço ficarei aguardando a resposta ok.

    • Olha, essa horta fica num local de bastante sol também. Quando vc for fazer a primeira leva, teste com várias mudas de vegetais diferentes, assim vc vai ter uma amostra de quais vão se dar melhor.

  19. Vou fazer um lá em casa. Muito Dez.

  20. ams martins disse:

    Agnaldo Martins ;

    Sensacional ! Manda mais ! Qui tal com outras hortaliças ! Tipo ! Morangos, Agrião etc… rsrs

  21. Cris disse:

    Tati, vi o endereço de teu site no blog http://seminhabicifalasse.blogspot.com/ e amei esta postagem sobre a hortinha hidropônica! sensacional!

  22. Unknown disse:

    Uma horta com verduras fresquinhas amei a dica.Marido e filhos amam saladinha de alface. Desculpe perguntar se você recebeu meus comentário sobre receitas de seus bolos estou muito grata e feliz você me ajudou muito com suas sinceras dicas. Com 25 anos de casada agora que estou aprendendo e o mais importante é que está dando certinho assam , crescem , fofinhos maravilha família amado. Muito obrigada. Abraços. Célia

    • Recebi sim, é que estou na casa dos pais e ontem a internet não funcionou bem o dia todo! Só consegui moderar os comentários hoje. Muito obrigada pelo carinho!!! Fico feliz em saber que o blog te ajuda de alguma forma!!!
      Bjs

  23. Giovanna B. disse:

    Acabo de terminar de salvar todas as receitas do blog no meu computador! Adorei a idéia de tê-las em PDF numa pastinha, e tive o maior prazer em voltar o blog todo para resgastar os posts lá do início 🙂 É tudo muito prático, você linka uma receita na outra (com dicas que já foram postadas) e isso facilita demais! Só nas vezes que li "faça a seu modo" que eu pensei "como???" kkkk… Iniciante do zero, até o modo quer saber! rs… Adoro o blog e agora estou atualizadíssima!!! Vou só acompanhar as novas receitas 🙂 Super obrigada!

  24. Adorei esse canteiro suspenso porque ocupa pouco espaço e é muito prático além do que, temos verduras fresquinhas o tempo todo

  25. Liah Souza disse:

    Que ideia mais bacana, adorei !! Uma forma bem bacana de ter sempre verduras fresquinhas no quintal de casa, maravilha !!!!

  26. A-do-rei. Nós já transformamos um jardim em horta, mas no meu quintal cabe muito bem isso. Já mostrei para o meu marido e ele também gostou. Depois te conto. Obrigada pela dica. um abraço

  27. Sophia Saito disse:

    Nossa, meu marido vai amar esse post, já vou encaminhar por email! Em Fernando de Noronha, no restaurante Zé Maria, tem uma horta dessas correndo ao redor de toda a varanda, inclusive próximo às mesas, e ficou lindo! Dava gosto de ver todo aquele alface orgânico ali do ladinho. Não resistimos e pedimos pra provar!! Desde então temos mta vontade de reproduzir em casa. Muito obrigada Tati!!! 🙂

  28. Lari Nunes disse:

    Amo esse sitee!!!
    Já falei alguma vez isso??
    Morro de vontade de ter uma horta em casa.
    Mas falta tempo pra ficar aguando e arrancando praguinhas e essas coisas.
    Assim não precisa fazer quase nada =D
    Em casa vou ver os vídeos e farei uma, com certeza.
    Fora a praticidade, assim não ocupa nada de espaço, né?
    Beijos