Anota ai, Chester é uma alternativa que pode salvar quando a galera resolver almoçar na sua casa! Então pensando nisso eu queria dar uma ideia para vocês de um assado que fosse gostoso e rendesse bastante para receber a sua galera.
Mas afinal o que é Chester?
O Chester é uma ave parecida com o frango e que foi “desenvolvida” por meio de cruzamento genético, até chegar num “frangão”. Esse objetivo de cruzamento de várias raças de galinhas buscou características bem específicas de peito maior e uma carne mais macia e saborosa.
Chester é uma “marca”
O nome “Chester” é uma marca registrada pela Perdigão, porém o termo passou a ser usada de maneira genérica para se referir a aves resultantes de cruzamentos. Por conta desse registro, as concorrentes chamam normalmente de “ave natalina” ou “Fiesta”
A Versatilidade do Chester
Sempre encontro Chester nos mercados no fim do ano durante festas e sempre invento uma receita por conta da carne macia e saborosa. Descobri que isso se deve porque “a produção” começa em Fevereiro por conta da alta demanda sazonal para que haja disponibilidade nas festas.
90% das receitas que você encontrar por aí serão de chester assado porém já adianto que da para fazer sim grelhado ou cozido, e é muitas vezes acompanhado com farofas ou ervas para realçar o sabor.
A Minha receita
Por aqui Chester nunca falta em reunião de família! Concordo que na verdade o Chester inteiro fica mais bonito na mesa, mas como a maioria “do meu pessoal” só se interessa pelo peito, resolvi fatiar para ocupar menos espaço na mesa, então vamos nos focar nisso!
Essa receita é muuuito fácil gente, deixei descongelar dentro da geladeira de um dia para o outro. O peito de Chester que eu comprei tinha pouco mais de 1 quilo e já veio temperado, mas msmo assim, adicionei um pouco mais de sal e pimenta do reino dos dois lados.
O ingredientes do molho
Aí fiz um molho com a seguinte mistura:
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
- 2 colheres (sopa) de azeite balsâmico;
- 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu);
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
Modo de Fazer
Pincele o peito de Chester dos dois lados com essa misturinha, prendi a pele com alguns palitinhos para que ela não encolhesse e então ao final eu retirei a pele, mas é legal assar com ela para manter a carne úmida e suculenta.
Forrei então a assadeira com papel alumínio só para facilitar na limpeza, (mas não precisa) e levei para assar no forno preaquecido em 200ºC.
O meu macete esta aqui, a cada 15 minutos eu tirei o Chester do forno e retirei todo o líquido da assadeira (mas guardava num potinho) e pincelei então um pouco do molho e segui assim foi até a pele ficar bem corada.
O Molho saboroso
Ao final tinha mais ou menos 1/3 de xícara (chá) de líquido da assadeira. Retirei então o óleo da superfície para sobrar só o “suco” da ave mesmo e juntei 2 colheres (sopa) generosas de geleia de damasco. Levei então ao micro-ondas para aquecer e estava pronto um molho incrível que vou repetir sempre na minha ceia.
Detalhe, usei geleia zero açúcar e achei deliciosa para essa finalidade porque não é tão doce e tem vários pedacinhos.
Fiz então uma farofa simples com bastante bacon e cebola para contrastar com o doce da geleia, cortei o peito ao meio e depois em fatias, coloquei sobre a farofa e por cima o molho de damasco. Ficou delicioso!
Rendimento – 16 fatias com espessura mais grossinha (1 dedo) e do tamanho de uma palma de mão.
Se você não é muito fã de receita agridoce, não perca este video que fiz com Chester de uma maneira diferente ou esta receita imperdível, mas aconselho e muito você experimentar essa delícia.
Se você tiver alguma sugestão ou uma receita boa não esqueça de escrever nos comentários! Não deixe de me marcar nas redes sociais e claro, Feliz Natal e um Próspero Ano novo!
4 Comments