Bolinho de Arroz com Frango e Aveia

Essa é uma das milhares de variações de bolinho de arroz que eu faço, sempre para reaproveitar os “restinhos” da geladeira. Fica parecido com nuggets. Em um país onde são desperdiçadas 41 milhões de toneladas de alimentos todos os anos é preciso pensarmos mais sobre o assunto. Reaproveitar, reinventar, reutilizar são verbos que temos que adotar na cozinha e na vida né gente? Pois bem, vamos à receita:

aveia

Coloquei no processador:
– 1 xícara (chá) de proteína que no caso usei sobras do frango assado do domingo, mas pode ser a proteína que você quiser tipo carne assada, presunto, peito de peru, sobras de peixe, ricota, etc.
– 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz pronto
– 1 batata pequena cozida
– 1 ovo pequeno
– 1 tomate pequeno sem semente
– 1 pedacinho de pimentão vermelho (aqui é a gosto)
– folhas de manjericão e salsa a gosto.
Temperei com sal e pitada natural apenas.
Coloquei a mistura em uma tigela e adicionei farelo de aveia até dar ponto (pode ser uma outra farinha que vc queira). Eu usei 3 colheres (sopa) rasas de farelo de aveia.

Para empanar eu não usei ovo, apenas passei azeite nas mãos fiz bolinhas, achatei e passei na farinha de milho. Essa farinha de milho eu dei uma quebrada nela usando as mãos mesmo e temperei com um pouco de sal e curry.

bolinhofrango3

Coloquei em forma antiaderente untada com um pouco de azeite (pode ser assadeira comum) e levei para assar em forno preaquecido em 200ºC por 20 minutos (vire os bolinhos na metade do tempo).

bolinhofrango2

O molhinho vermelho é Ketchup Picante porque fiquei com preguicinha de fazer algo mais elaborado como um molho marinara.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes