
Sagu ao Vinho Tinto
Eu acho que tem p/ mais de 20 anos que eu não comia sagu. Quando eu era criança vó Elza fazia com frequência, depois disso, nunca mais comi. Até que bateu uma daquelas vontades repentinas que é mais uma saudade do que uma vontade e eu fiz.
Ingredientes:
1 xícara de sagu
4 xícaras de água
3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia
Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar. Ferva por um minuto e retire do fogo. Sirva com creme de leite batido.
Matei a saudade! Ou será que matei a vontade?
A receita eu peguei no Terra Culinária.
32 comentários abaixo sobre Sagu ao Vinho Tinto
Como faço o creme real pra comer com o sagu?
OI ONDE POSSO COMPRAR ESSE TAL -SAGU- AQUI EM LISBOA
Li e Dan – o álcool do vinho evapora 100% ao ferver. Não faz mal algum.
Bjs
Tati, minha filha (3 anos) adora sagu (caixinha), como eu posso fazer sem usar o vinho? Qual qtidade de suco de uva eu posso usar? Bjks
Também costumo cozinhar o sagu só com água até quase ficar transparente e só depois adicionar o vinho (ou suco de uva integral).
O creme que falaram anteriormente eu faço misturando 4 gemas, 1 lata de leite condensado e 1 lata de leite. Só não pode ferver porque talha.
Também lembrei da minha infância, quando minha mãe deixava à disposição uma vasilha enorme de sagu na geladeira para comermos quando desse vontade.
Quando quero matar a saudades vou na Galeteria Gaucha, em Brasilia, e peço uma tacinha de sobremesa.
Vou tentar fazer sua receita.
Bjinhos e boa semana!
Se você encontrar aí em Lisboa, uma casa que venda produtos do Brasil, principalmente produtos derivados da mandioca, pois o sagu é feito de goma de mandioca, que é industrializado em pequenas bolinhas. Aí é só seguir a receita.
Também lembrei da minha infância. Minha mãe fazia quase todas as semanas. Quando quero matar a saudades, vou na galeteria gaucha, aqui em Brasilia, e peço uma tacinha de sagu como sobremesa. Agora com sua receita, vou tentar fazer em cada.
Bjos e boa semana!
Olá querida!
Adorei as últimas novidades… parecem simplesmente saborosas:) Obrigada por compartilhar!!
Estou a aproveitar esta paragem de Carnaval pra visitar os amigos e desejar um Bom Carnaval!
Tem selinho para vc lá no meu blog!!
Este é o link do mimo:
http://dl.dropbox.com/u/2444571/Meu%20Blog/2012/mimo%20carnaval.gif
Ofereço com maior carinho!
um grande beijinho e um bom inicio de semana!
Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com
http://mylovelyrecursos.blogspot.com/
Ah,senti tantas saudades da minha avó ao ler seu post…Ela fazia sagu de vinho bem parecido com esta sua receita, mas ela colocava pedacinhos de casca de limão, além da canela e cravo. Adorava quando ele ficava bem espesso, ficava procurando as casquinhas de limão para colocar no meu prato.
Nunca comi com creme acompanhando, vou tentar fazer para os filhotes.
Bjs
Ana
Ai que saudade,ai que vontade.Hummmmmmmmmmmmm
Rapha, eu acho que suco de uva!!!
Bjs
Tati
Tati, eu sou apaixonada por sagu com vinho!!!! Vou preparar nesse carnaval *___*
Bjs
Cida
Se não toda semana, pelo menos a cada 15 dias minha mãe faz sagu. E aqui em Bento Gonçalves (RS) quase todos os restaurantes tem sagu na sobremesa.
O modo de preparo da minha mãe é um pouco diferente. Ela esquenta o vinho com a canela e o cravo e, quando levanta fervura, "queima" o álcool (é só chegar com um palito de fósforo por cima que a coisa pega fogo). Acho que essa queima evita que o gosto fique muito forte. Depois adiciona as bolinhas e deixa cozinhar até ficar no ponto desejado.
Fica bem cremoso e é o melhor sagu do mundo.
O creme que a Lauren Vogt citou também é muito popular por aqui.
ccivardi..Este sagu, tbem fica de molho e depois coloca com água e vinho?
Minha mãe faz isso divinamente e, eu amooooooo. Uma dica: com pudim de leite fica perfeito. Ela faz com leite e chocolate também.
Tati, estou grávida e não posso usar o vinho. Vc teria algo alternativo para sugerir?
Adoro sagu, é muito conhecido aqui na minha região, todos adoram!
Sharon Usei suave, mas achei um pouco doce. Com o chantilly ficou mais equilibrado porque não coloquei açúcar nele.
Bjs
Nunca gostei de sagu! Até queria gostar, mãs não. De qualquer forma, adorei a foto! 😉 Bjos
Amooo sagu…e já tem muito tempo também que eu não como…uma vez até tentei fazer aqui mas não sei o que houve,não deu muito certo…depois de um tempo,comprei o sagu em uma lojinha brasileira e quando ia fazer,fui checar a data…estava vencido…fiquei novamente na vontade…e agora vendo seu post me deu muita vontade de comer…vou experimentar a sua receita,espero que dê certo dessa vez…
Ah,só tenho uma dúvida…o vinho,vc usa doce ou seco? Se puder responder agradeço…
Beijinhos
Sharon
Viramexeefaz.blogspot.com
Hummmm que delicia!
Aqui em casa temos o costume de colocar também pedacinhos de abacaxi fresco pra ferver junto com o vinho, muito bom também!
Ótimo final de semana.
Bjs
Oi Tatiana!! Amo seu site, já achei muitas receitas legais por aqui, já tenho algumas separadas para testar. Eu gosto de sagu, mas faz tempo que não como tbm, quando der na "louca" quem sabe rs.
Bjos
Tati, tem um creme com leite condensado e baunilha que da um toque todo especial… mas eu nunca consegui fazer, sempre comi em restaurantes…
se bem que estou em uma vida light, então… vou tentar fazer o sagu com adoçante e sem creme nenhum!!!
Aqui em SC, minha mãe faz um creme para acompanhar: leite fervido engrossado com maizena + baunilha e açúcar.. Hm, fica uma delícia!!
Adoro seu blog! Parabéns!
Hummm adoro sagu, até mesmo aqueles sem vergonha de caixinha!
Eu faço com abacaxi: cozinho as cascas do abacaxi e uso essa água com gostinho (coada) pra cozinhar o sagu. Aproveito e coloco pedacinhos de abacaxi junto pra cozinhar. Fica uma coisa de doido de deliciosa!
Cris – é creme de leite fresco, é com ele que faz chantilly, basta bater na batedeira, mas nesse caso eu usei um chantilly pronto.
Danny – Eu NUNCA tinha feito sagu na minha vida e acho que o da minha vó era parecido com o seu, ele ficou mesmo bem gelatinoso. Na próxima vou testar a sua receita.
LeDesigner – Uia! Tu é cantora? Gostei da pegada alternativa!
Ai que delícia Tati! Sagu tem gostinho de infância né!! Há muitos não anos que não como, a receita veio em boa hora, vou aproveitar o feriadão para fazer! Beijocas, bom feriado!
Tati…ajuda divulgar???
Nem só de marchinha vive o carnaval "Me dá um Dinheiro Ai" versão angelical! http://www.youtube.com/watch?v=_kvJwi3GffQ
Tati..
Leio seu blog sempre.. e muitas vezes me tirou do sufoco.. ahsuahsuahs
Mas aqui em casa eu faço um sagu diferente…
Eu cozinho por até o ponto de quase transparente, só na aguá. Retiro e lavo pra tirar aquela gosma. (Gostou do Sagu aguadinho!)
Depois fervo o vinho com aguá, canela, açúcar. Quando estiver fervendo eu coloco o sagu lavado e deixo ele ferver mais um pouco, até ficar transparente. Quando for desligar coloco um pouco de suco de uva em pó. Fica uma delicia e bem escuro…
É o único sagu que gosto de comer…
Mas demorei até chegar a esse ponto. Foram muitas receitas ruins até chegar o ponto que eu gosto..
Beijos
Adoro sagu! Sempre faço em casa, quando viajei para a serra gaucha, comia sagu todos os dias.
bjs
como é esse creme de leite batido Tati?