Geleia Caseira de Laranja

Fiz geleia de laranja esses dias. Usei para cobrir um bolo também de laranja (se quiser a receita tem aqui). Faço da maneira mais simples possível. Não uso pectina, uso só fruta, suco de limão e açúcar, bem simples de fazer!

Cortei 8 laranjas em 4 partes, retirei a casca e a parte mais grossa do meinho (aquela branquinha). Triturei com o mixer beeeem trituradinha com o suco de 1 limão e levei ao fogo com açúcar.
Para você calcular as quantidades, faça assim: bata a laranja (serve para qualquer fruta) com o limão no mixer ou liquidificador, você vai usar a metade da quantidade obtida de açúcar. Por exemplo se você bateu a laranja com o suco de limão e obteve 1 xícara (chá) de purê de frutas, você vai adicionar 1/2 xícara de açúcar. É sempre a metade da quantidade de purê de fruta. Uso essa proporção sempre.

Leve ao fogo o purê de laranja com açúcar e mexa em fogo baixo até engrossar. Depois de fria ela endurece bem mais. Mantenha na geladeira.

Hoje também tem vídeo novo, e é um pouco diferente! Uma TAG, ou seja, vídeo de perguntas e respostas sobre o início da minha vida de blogueira e Youtuber, além de compartilhar um pouco da minha rotina. Não se esqueçam de se inscrever clicando na panelinha a direita do video, isso me ajuda e muito!

41 comentários abaixo sobre Geleia Caseira de Laranja

  • Avatar Renata Soraya disse:

    Como eu não tinha limão, substitui pelo suco de um maracuja e ainda pus uma pitadinha de sal pra realçar o doce. Ficou divino!

  • Avatar Anaide disse:

    Acabei de fazer a geleia, e ficou uma delicia. Obrigada.

  • Avatar Nathalia disse:

    Fiz meia receita é coloquei um pouquinho de gengibre ralado, esperando esfriar…

  • Avatar Idália disse:

    Tati..posso trocar por abacaxi?

  • Avatar Bia disse:

    Pode fazer só com o suco e não com o sumo da laranja para a geléia ficar mais ralinha?

  • Avatar Risoleide disse:

    Olá, boa tarde!!!
    Gostaria de saber por quanto tempo a gente deve ficar mexendo!!!
    Pois eu fiz a geleia, mas ficou muito amarga e um pouco dura!!!
    Eu mexi por uma hora e cinco minutos!!!
    Será que passou do ponto por causa do tempo, Tati???
    Aguardo resposta!!!

    • Provavelmente passou. O ponto vc testa colocando um pouquinho de geleia em um pires. Antes de começar a geleia leve ao congelador um pires. aí durante o processo vc pinga um pouquinho nele, e esse é o ponto que ela ficará depois de fria.

  • Avatar janete lubini disse:

    Oi Tatiana. Estou fazendo a geléia de laranja e acho que vai ficar muito boa. Usei laranja de umbigo e o sabor está bem docinho.

  • Avatar Jefferson Gabriel disse:

    Eu fiz a receita e ficou top,bem azedinha a geléia pelo limão e sem muito doce, quantidade de açúcar no ponto. Gostei muito, vou tentar manga agora pq gosto muito da fruta, vc já tentou fica bom? Obrigado pela receita.

  • Avatar ROBERTO HERMINIO disse:

    Puxa,
    Não to dando sorte. Sempre fica muito doce e sem condições de consumo. É muito difícil saber o ponto. Ou passa do pô tô virando balinha de caramelo ou simplesmente vira melado. Sem falar do amargo que fica.

  • Avatar Karina Hirata disse:

    Tati, gostaria de saber se precisa usar o açúcar cristal, ou pode ser o refinado mesmo? Beijos, adoro suas receitas.

  • Avatar Gladys disse:

    E dura quanto tempo para consumo?

    Obrigada

  • Avatar disse:

    Estava procurando uma receita de geléia com laranja,mas achei uma que tinha que por uma tal de pequitina rs…tirei do maracujá…coloquei no vidro esterilizado ,pois estou fazendo pra vender,esta dificil emprego….mas ficou dura,não gostei …perdi aff…mas Graças a Deus achei a sua…fiz e coloquei no vidro ainda quente e bem rala…espero que pegue concistencia…Obrigada e que Deus te abençoe

  • Gostaria de saber como fazer com o suco da laranja … daí acrescentaria a pectina em pó? Qual a quantidade da pectina para um litro de suco de laranja? E coloco na mistura em que momento? Obrigada!

  • Avatar Lucia Caetano disse:

    Bom dia. Eu faço para vender. A diet uso adoçante em pó. Todas minhas geleias levam pectina feita do maracujá,menos as de maçã que aproveito as cascas , caroços e talos.Para tirar o amargo da casca da laranja, deixe de molho 1/2 hora. escorra a água, lave bem, coloque em água fervente com 1 colher de café de bicarbonato deixe ferver por 5 minutinhos, lave bem e adicione ao princípio do preparo da geleia.

  • Avatar Rodrigo Silva disse:

    fazendo agora tomara que preste

  • Oi Tati. Também adoro seu blog. Dá para fazer essa receita com adoçante? Beijos

    • O açúcar é que dá ponto nas geleias amiga, sem ele fica um caldo. Mas existem técnicas usando alguns outros ingredientes para versão diet, no entanto desconheço, mas adoçante comum não dá.
      Bjs

    • Obrigada pela resposta.

  • Avatar Jack Lins disse:

    Olá menina,
    Essa receita parece ótima, eu estava atrás de uma receita de geleia de morango, e vou usar essa receita, depois vou tentar a de laranja também, deve ficar muito bom.
    Eu fiz aquele cachorro quente de forno do mês de agosto que está no youtube, e é simplesmente maravilhoso, faço numa forma de bolo inglês, e se deixar como sozinha, rsr
    Beijos e obrigada pelas receitas maravilhosas que divide conosco.

  • Já fiz váriasss receitas suas !!! rsrsrsrs

  • Oi Tati , sigo seu Blog desde o começo , sempre gostei muito. Me identifiquei muito com o que vc comentou , em uma época muito ruim no meu trabalho super estressante e na hora do almoço sempre ia olhar seu Blog , entro todo dia pra ver se tem um post rsrsrs amoooo

    Parabéns
    Deus abençoe
    bjsss

    Rose

  • Olha, me abriu o apetite!

    Mas a laranja já é rica em pectina, não é? Acho que não tinha mesmo pq usar mais. E tb acho que algumas outras frutas podem não dar um resultado tão bom, justamente pela falta da pectina.

    Se eu não me engano, a maça também é riquíssima em pectina, e como tem um sabor suave, muitas pessoas colocam um pedaço de maça junto com qualquer fruta na hora de fazer a geleia, funciona bem!

  • Avatar Eline disse:

    Tati, adoro seu blog, estou sempre por aqui!
    Você sabe dizer qual o tempo de validade da geléia?
    E quanto rendeu essa receita?

    Grata.

    Eline

  • Gostei da ideia! Tem bastante laranja em casa acho que vou tentar…
    Só tem um problema….Eu não tenho mixer….¬¬ rs. Será que dá pra fazer no liquidificador?

    Beijos

  • Avatar Ana Paula disse:

    Tati, qual laranja você usou? Pera ou Lima?

  • Muito bacana a receita, nunca fiz de laranja, já fiz com uvas Santa Isabel, fica um roxo tão bonito *-*

    AAAAAH, adorei a nova cor de cabelo.

    Parabéns e sucesso sempre Tati (já me sinto intimo, pois leio seu blog TODO dia e prometo que serei mais participativo.

  • Bom dia, primeiramente gostaria de parabeniza la por tanta dedicação e carinho com o blog, amo suas receitas, e sempre que dá faço algo, e sempre fica maravilhoso!!
    Gostaria de saber qual a laranja que você usou?
    Obrigada, beijos Ju,