Conchiglioni Gratinado

Eu até hoje não sei se o correto é conchiglioni, que é como vem escrito na embalagem dessa marca que eu compro, ou se é conchiglione, como aparece também em várias receitas (sei que se refere em Italiano ao plural ou singular, mas desconfio que as marcas usem equivocadamente). Se alguém souber e puder esclarecer eu ficarei grata! Acho essa massa linda (né?) e rende infinitas combinações de molho e recheio.

Eu tinha uma carne moída refogada e o que eu fiz foi juntar uma colher (sopa) de molho de tomate e 1 colher (sopa)  do molho branco que usei na cobertura só para dar liga. Recheio pronto.

Fiz um molho branco básico:
refoguei 1/2 cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 de colher (sopa) de óleo (evita que a manteiga queime). Juntei duas colheres (sopa) de farinha de trigo e mantive em fogo baixo por 5 minutos mexendo sempre para cozinhar a farinha (não se preocupe que empelota mesmo).

Somei 1/2 de xícara de leite e misturei bem, em seguida juntei mais 1 e 1/2 xícara de leite e tirei do fogo antes de engrossar.

Coei para tirar os pedacinhos de cebola, juntei 1 colher (chá) de caldo de galinha em pó e voltei ao fogo. Quando engrossou eu acertei o sal e ralei na hora um pouquinho de noz moscada. Com o fogo já desligado misturei 1 colher (sopa) generosa de creme de leite (usei o light).


Cozinhei a massa conforme as instruções da embalagem e depois de recheados e cobertos com molho branco e queijo mozzarelal, eles foram  forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos cobertos com papel alumínio e mais 5 minutos somente no grill (sem o alumínio) para dourar.

Prefere recheio 4 queijos? Clique –> aqui para ver a receita.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

44 Comentários

  1. Eduardo disse:

    Entrei hoje para este Grupo. Estou encantado com tanta coisa deliciosa! Parabéns a idealizadora!

  2. ana oliveira disse:

    quero comprar conchiglioni mas nao encontro.

  3. mai disse:

    Esse molho branco é delicioso,o bom que suas receitas tem fotos e rendem pouco e não fica sobrando a quantidade ideal obrigada.

  4. Tati que maravilha!

    o correto e' conchiglioni, no "plural".

    Algumas palavras em italiano sao usadas somente no plural e no caso das massas quase todos os nomes vao no plural,veja so; spaghetti, orecchiette, mezze maniche etc.

    Como voce pode ver,nao sempre o "e" final quer dizer que a palavra esta no singular 😉 um beijao! parabens pelo trabalho lindo!

  5. Estou apreciando muito as receitas e dicas. Estou há muito procurando uma receita de conchiglione de abóbora com molho de limão e outra, conchiglione de figo ao molho funghi. Será que você teria esta receita? Muito obrigada pela atenção e muita saúde e felicidades. :)))

  6. Vania Maues disse:

    Conchiglione – singular / Conchiglioni – Plural 🙂 😉

  7. Nivia disse:

    Tati amo seu blog e você também, sempre que tem receita com conchiglione, eu apanho na hora de comprar pois tenho que andar muuuuito, e as vezes demoro prá achar, outro dia fui em 4 dos grandes hipermercado que tem aqui em São Paulo e não encontrei, pelo menos na região em que moro,mas não tem problema, quando encontrar com toda certeza vou fazer,porque gosto muito de conchiglione. bjsss

  8. mas que danado de site bom. Parabéns, nosso estomago agradece tb.

  9. Tati, sou fã do seu trabalho, da sua generosidade e bom humor. Muitos programas de culinária deveriam ter umas aulas com vc. Fico namorando sua página, escolhendo qual cardápio vou fazer, é simplesmente demais. A nossa lingua universal que é o estomago agradece. bjs e mais sucesso.

  10. Vixe Carla, agora vc me pegou… faz tanto tempo que não faço essa receita, e ela ainda é de uma época em que eu mais relatava o que eu fazia do que passava receita…rs…rs…

    Para não ter erro vou chutar p/ mais ok?

    2kg de carne moída refogada.
    4 embalagens de conchiglione e o queijo eu não sei em gramas, compra uma barra daquelas pequenas e vai ralando conforme necessidade.

    Boa sorte!
    Bjs

  11. schwam disse:

    Amiga muito grato pela resposta e vou seguir seu conselho.Comprei junto a este uma pasta que chama radiatori, voce conhece?

    Olha o link de imagens dele

    https://www.google.com.br/search?q=pasta+radiatore&hl=pt-BR&prmd=imvnse&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0avtT92fHIe09QT4ssGmDQ&sqi=2&ved=0CFkQsAQ&biw=1280&bih=830

  12. schwam – essa massa é bem firme, mesmo depois de cozida ela fica firme para vc poder rechear, eu aconselho a seguir as intruções da embalagem. Quanto ao palmito, eu nunca faço porque meu marido não come, mas eu adoro, gosto de refogá-lo com alho, cabola, tomate e cheiro verde, depois acrescentar requeijão e parmesão.
    Bjs

  13. schwam disse:

    Olá amiga! Comprei esta massa para fazer, desculpe a pergunta mas to iniciando na culinaria, sera que da para fazer igual ao ninho recheado? Ou seja não cozinhar a massa, rechear sem cozinhar e depois cozinhar no próprio molho? Teria alguma dica de recheio de palmito?

  14. Marcia disse:

    Oie!
    Nao li todos os comentarios entao se alguem jah postou, perdao!
    Sobre a diferenca entre as palavras conchiglione e conchiglioni eh que a primeira estah no singular. Plural de palavras terminadas em E tem I no final, em italiano.
    Capitche? rsrsr
    Adoro seu blog. Sempre que dah passo por aqui. Obrigada por compartilhar tanta coisa legal.
    Deixo um convite para o meu blog. Estou de ferias no Paquistao e tem varias coisas legais sobre cultura e ateh comida lah.
    Arrivederci!!!!
    Beijo, beijo

  15. Fernanda disse:

    Eu queria ter feito hoje,mas no supermercado aqui perto não tinha essa massa : (.
    Acabei fazendo um talharim ao molho sugo (que você postou)e ficou uma delícia!!!

  16. Alyne Dória disse:

    Tati, querida, fiz os mini-cochilioni (iiiiiii, plural italiano, amo muito aprender), com molho pesto, bom parmesão, castanhas e azeite! Ficou zilhões de bom.
    Beijos ASSIM para a sua alma.
    Alyne "das Gerais" Dória

  17. Alyne Dória disse:

    Tati querida, aqui é Alyne Dória e de pedi help nos mini-cochiglioni, (iiiiiii, o plural italiano, viva sempre aprender!) , pois fiz pesto com bom queijo parmesão e castanha com azeite, gratinei. E deslumbrou. Nada de novidade, mas o meu amor pela culinária exercita nestas práticas.
    Linda, gosto muito de você,
    beijos ASSIM
    Alyne Dória

  18. Vou fazer no próximo final de semana! HUUUUUUM

  19. Mariana e Chopp – nas receitas que constam "creme de ricota" é um produto industrializado que não tem nada a ver com a ricota que a gente conhece. Parece um misto de requeijão com creme de leite só que mais consistente e menos calórico. Mas pode usar requeijão ou creme de leite no lugar. Bjs

  20. Chopp disse:

    Tati, "aí sim fomos surpreendidos novamente" he he eu adoro massas mais o conchiglioni não tinha ideia de como fazer e também não vou muito com ricota, mas, no caso eu uso o requeijão ou creme de leite, pode ser? ficou muito boa a cara do Conchiglia, parabéns!!!

  21. Gabriela disse:

    Isso mesmo…"i" no final è plural. portanto o titulo certo seria "conchiglione gratinado" ou "conchiglioni gratinados"…
    adoro a suas receitas e acompanho sempre daqui da italia
    bjao

  22. Anônimo disse:

    sim, elas estao certas, conchiglione=1, conchiglioni= tantos.
    mas è plural de palavras mascolinas, as femininas terminam em 'e' como mandorla=1, mandorle=tantas

  23. Renata disse:

    Aauhssauhuhash A mariana vez a msma pergunta que eu ia fazer agora rsrsrs.

    Bom aqui em BH ta fraquinho de louça ja procurei em hipermercado e nada. O jeito é ir em lojas para casa um pouco mais salgadas =/ eita mundinho.

    o/ Vou fazer isso em uma forma maior. =D

  24. Virgínia disse:

    O italiano tá certinho as meninas!!! Conghiglioni è plural!! Domingo tb fiz essa massa, com recheio de espinafre e requeijão cremoso e molho al sugo com champignons. Tava ruimmmmmmm, que nem o seu parece que estava. Hummmmmmmmmmmmmmm!!!!!!
    Tem uns 2 meses que encontrei o seu blog e só agora comentei. Eu amo suas receitas, já fiz várias, parabéns!!!!!

  25. Tati
    Eu também sou super fã dessa delícia. Amo muito.
    Teu prato ficou lindíssimo.
    beijocas!

  26. Andreia Cruz disse:

    Oi Tati!!!
    Tenho acompanhado seu Blog desde julho, eu acho, mas nunca me atrevi a escrever… entretando tenho experimentado algumas receitas suas e não posso deixar de dizer OBRIGADA!!!
    Seu blog é demais e tem tantas receitas que nos ajudam… essa com certeza vou fazer e vai ser no fim de semana… hummmm
    Bjs e parabéns!!!

  27. Nossa, amei ver essa variação aqui. Eu já fiz recheada com uma mistura de presunto, queijo e requeijão, e coloquei no fundo da travessa molho vermelho. Fica delicioso também. Adorei a sua sugestão.

  28. Anônimo disse:

    TATI:
    EU FIZ!!!!!!!! FIC0U DIVIN0!
    FIZ DE CARNE MUIDINHA E FIZ C0M BACALHAU DESFIADINH0 FIC0U DELICI0S0! PARABÉNSSSS BJ0 GRANDE CAMILLA – CURITIBA PR

  29. Anônimo disse:

    É exatamente como a Noêmia falou, trata-se de singular e plural.
    Morei na Itália por 2 anos.
    Bjs adoro o seu Blog.
    Duda

  30. Tatiana,
    Belíssima receita, muito prática com ótima apresentação, adorei.
    Beijo
    Vânia

  31. Tati eu amo essa massa, principalmente porque da pra fazer com muitos recheios, eu ja fiz com FIGO e ficou perfeita acredita? E também ja fiz com tomate seco e mussarela de bufala. São duas opções boas não?

    A sua esta linda, imagino o sabor.

    Bjoks
    Nanda

  32. Vicentina disse:

    Ficou lindo…
    Tenho um pacote aqui e não tava sabendo como fazer, esta foi um ótima idéia.
    Bjs e Boa Tarde

  33. Ai que fome, Tati! Não faz isso, não!

    Adorei a receita! Saborosíssima!

    Beijocas,
    Cintya Maria

  34. mariana, eu tenho tantas louças, principalmente essas menores porque somos só 2 pessoas que nem lembro onde comprei cada uma. Mas foi tudo aqui em Sorocaba, supermercados, lojas de artigos para casa…

  35. Obrigada meninas pelo Help no italiano!!!!

  36. Kinha disse:

    Gostei muito. Além de prática e rápida, parece deliciosa!

  37. Mariana disse:

    Tati, meu amor, vc sempre fazendo coisas maravilhosamente maravilhosas… Estou aqui com água na boca de ver essa massa, como toda boa descendente de italianos! Muito legal, estava à procura de um recheio que não levasse ricota, pois meu "noivorido" quer comer o tal conchiglioni, mas não gosta de ricota… Muito obrigada por me dar essa luz de usar a carne moída! Parabéns pelo blog que a cada dia fica melhor.
    P.s.: Onde compra essas louças coloridas lindas? Sou louca por elas!
    Um grande beijo,
    Mariana.

  38. Nossa Tati, que delicia. Fiquei com água na boca.
    Bjs

  39. ...Noêmia! disse:

    Também adoro essa massa!
    Pelo pouco que conheço da língua italiana, que acho linda, o que acontece é que:

    1 conchiglione (singular) – 2 ou mais conchiglioni (plural;

    1 brocollo (singular) – 2 ou mais brocolli (plural);

    Pelo menos é do que me lembro, não sei se está totalmente correto!

    :o)

  40. Anônimo disse:

    Terminação em "i" em italiano é plural, então um deve ser singular o outro plural.

  41. Que bom aspecto!
    E o melhor é que pudemos rechear a gosto.

Deixe uma resposta