Torta de Limão com Ganache

Em 2009 eu dei a receita de uma torta parecida com essa aqui no blog, mas as camadas eram invertidas. Como essa eu achei que ficou bem mais gostosa, aí vai a receita novamente:

Para a massa: basta juntar 1 pacote de bolacha (100g) de leite ou maizena triturado e 100g de manteiga ou margarina sem sal em pedaços. Coloque tudo no processador ou vá amassando com as pontas dos dedos até virar uma farofinha úmida. Despeje em uma forma de aro removível e vá pressionando até cobrir todo o fundo (fazer isso com as costas da colher é mais fácil). Leve ao forno preaquecido em 200º por 10 minutos. Deixe esfriar.




Para a base de limão:

Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado (395g), 100ml de suco de limão, 1 caixinha (250g) de creme de leite e 1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó preparada conforme instruções da embalagem ( veja –> aqui como preparar).
Coloque sobre a massa já fria e leve a geladeira até endurecer levemente (levei ao freezer por 15 minutos).

Para a ganache:
– 340g de chocolate meio amargo (usei 2 barras de 170g da Hershey’s)
– 1 caixinha de creme de leite (250g)
Pique grosseiramente o chocolate, misture com o creme de leite e leve ao microondas em potência máxima. A cada 30 segundos, retire, mexa bem e volte ao microondas por mais 30 segundos. Faça isso até o chocolate derreter por completo e virar um creme. Deixe esfriar bem e coloque sobre a base de limão. Leve à geladeira para endurecer (o ideal é refrigerar por umas 6 horas pelo menos).

Decoração: eu usei essas raspinhas de chocolate branco, mas você pode decorar como preferir.

* Importante: dependendo da marca a quantidade de creme de leite muda em cada caixinha. A caixinha usada aqui tem 250g, se usar a de 200g não ficará igual.

Se preferir, você pode fazer a torta apenas de limão, como –> essa aqui.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes