O brigadeiro gourmet reúne o sabor do doce tradicional com uma apresentação impecável e ingredientes de qualidade superior. Além do sabor de chocolate, ele pode ganhar outros itens, o que o torna ainda mais sofisticado e uma boa escolha para eventos e festas.
Qual a diferença do brigadeiro gourmet para o normal?
A principal diferença do brigadeiro gourmet para o tradicional é o uso de cacau 100% ao invés do achocolatado. Isso garante que o sabor seja mais intenso e o nível de açúcar equilibrado, o que costuma agradar a quem prova.
Outro diferencial são os granulados especiais, mas além dos de chocolate, também é comum o uso de amendoim ou castanhas, que dão um toque especial ao doce.
Quais são os principais sabores de brigadeiro gourmet?
Além do brigadeiro gourmet tradicional de chocolate, há muitas outras versões do doce, como o branco com leite ninho. Fora esses, outros sabores que fazem bastante sucesso em festas e eventos são:
- brigadeiro de cappuccino;
- paçoca;
- creme brulée;
- doce de leite;
- brigadeiro de pé de moleque;
- pistache.
As opções de sabores são muito diversas e sempre surgem novas receitas que combinam ingredientes pouco tradicionais à receita. Um exemplo disso é o brigadeiro de caipirinha, que leva vodca e suco de limão no preparo e raspas para finalizar.
Qual é o valor de um brigadeiro gourmet?
O valor médio de uma unidade de brigadeiro gourmet fica em torno de R$ 4 e R$ 5, mas o preço pode variar conforme o tipo de ingrediente utilizado. Afinal, para apurar o valor final do produto, é preciso considerar vários aspectos, tais como:
- ingredientes;
- insumos, como, por exemplo, gás e energia;
- embalagem;
- horas de trabalho para o preparo;
- entrega.
Os valores também podem ter uma oscilação de acordo com a região, bem como o nível de experiência de quem produz.
Como preparar brigadeiro gourmet?
A receita básica de brigadeiro gourmet de chocolate leva leite condensado, creme de leite, manteiga e chocolate, assim, confira a lista com os itens e quantidades, além do modo de preparo:
- uma caixinha de leite condensado, com 395 gramas;
- 50 gramas de creme de leite;
- uma colher de sopa de manteiga sem sal;
- 50 gramas de chocolate em pó de boa qualidade;
- por fim, cerca de 200 gramas de confeitos de sua preferência.
Para o preparo, leve os ingredientes, exceto o granulado em uma panela de fundo grosso e mexa até desprender do fundo. Em seguida, despeje a mistura em um prato, cubra com papel filme e espere esfriar.
Na sequência, então, basta enrolar os brigadeiros para passar no granulado e depois colocar nas forminhas para servir.
Rendimento da receita
O rendimento pode variar conforme o tamanho dos brigadeiros, mas em média é possível fazer 30 doces com cerca de 15 gramas com cada medida da receita.
Quanto dura um brigadeiro gourmet?
Caso o brigadeiro esteja em local refrigerado, pode durar entre 3 e 7 dias, entretanto, se tiver ingredientes como frutas ou licores, esse tempo pode ser menor. Contudo, fora da geladeira, os doces duram no máximo 3 dias, caso o local não seja muito quente. Fiz um video muito bom com todas as dicas e truques então não deixe de assistir.
A Minha Receita
Uma das coisas que eu tenho o maior orgulho é quando alguém me escreve dizendo que faz alguma receita do blog para vender! Poxa, como é bacana saber que o blog é realmente útil para as pessoas, fico MEGA feliz!!!! E nessa linha, ultimamente tenho recebido alguns pedidos de pessoas querendo fazer brigadeiro gourmet para vender. Eu já fiz um post anterior, mas vou aproveitar as imagens para organizar melhor o assunto aqui.
O grande diferencial de um brigadeiro gourmet para um tradicional são o ingredientes usados. No brigadeiro gourmet se espera ingredientes mais nobres. Um bom chocolate, um bom leite condensado, e uma dose de criatividade. É simples:
Misture bem fora do fogo 1 colher (sopa) de farinha de trigo bem rasa com 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Não ficará com gosto nem textura “farinhenta”, pode confiar. Esse processo serve para “tirar” o puxa-puxa do brigadeiro que é desconfortável na hora de comer, especialmente se for para vender. Eu sei que tem gente que acha que fica ruim, mas pode acreditar, a maioria das brigaderias famosas usam esse truque.
Na sequência, adicione:
1 lata de leite condensado.
1 colher (sopa) cheia de cacau em pó (não é achocolatado heim galera?).
3 colheres (sopa) de gotas (ou pastilhas) de chocolate ao leite.
É importante usar o melhor chocolate que encontrar (usei o belga Callebaut).
Agora é levar em fogo baixo e mexer sem parar. Depois que ferver, mantenha no fogo mexendo por mais uns 10 minutos, até encorpar bem. Mas importante usar uma panela grossa, vai ajudar muito!
Passe a massa para uma travessa e deixe esfriar, então mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.
DICA: Para fazer o Brigadeiro Branco, você não vai usar o cacau em pó, mas vai trocar o chocolate escuro pelo branco.
Como o chocolate branco é mais gorduroso existe uma tendência da “massa” ficar mais mole. Então para resolver este problema basta adicionar uma gema de ovo no início da receita, junto com a farinha e o creme de leite e depois é só prosseguir da mesma forma.
Como saborizar o brigadeiro.
Com essas duas massas básicas (preta e branca) você pode fazer vários sabores apenas trocando o ingrediente que vai “empanar” o brigadeiro. Alguns exemplos para empanar:
- Castanhas moídas;
- Raspas de chocolate;
- Paçoca ou amendoim triturado;
- Pedacinho bem pequenos de frutas secas (damascos, figo, etc)
Você pode colocar um recheio no seu brigadeiro como uma cereja por exemplo, mas tome cuidado porque usar frutas diminui a durabilidade e pode soltar líquido.
Para saborizar a massa muita gente usa essências artificiais que é mesmo a opção mais viável, e muitas vezes utilizam um pouco de corante. Por exemplo, corante verde e essência de pistache na massa branca. Depois “empana” no pistache moído para fazer obviamente o brigadeiro de pistache. Mas fica a seu critério usar ingredientes mais naturais, o problema deles é que diminui a durabilidade. Mas você pode usar sim, por exemplo raspas limão e laranja, etc.
* Não trabalho com venda de brigadeiros e por isso não tenho informações mais elaboradas como durabilidade e quantidades exatas para saborizar, mas acredito que com as receitas básicas vocês consigam chegar a bons resultados.
178 Comments