Bolo de Baunilha com Gotinhas de Chocolate

Bolo delícia esse gente! Bem fácil de fazer, nem precisa batedeira ou liquidificador e essa receita é infalível, cresce que é uma maravilha e fica fofinho!!! Dá para usar essa receita (sem as gotas de chocolate) e inventar mil sabores, adicionar canela, fazer cobertura, adicionar chocolate, banana, café, goiabada em cubos, o que você achar que fica bom. Porque não tem nada mais gostoso do que colocar o nosso toque pessoal em uma receita, né não?


Ingredientes (usei xícara medidora de 240ml):

  • 1/2 xícara de leite morno (não é quente, é morno);
  • 1/3 xícara de óleo;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional);
  • 1/2 xícara de gotinhas de chocolate ou chocolate em pedacinhos.

Preaqueça o forno em 180ºC por 10 minutos.

Misture os ingredientes líquidos primeiro, vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo (use o batedor de arame para isso), na sequência coloque o fermento e por fim as gotas de chocolate.

Vocês sempre me perguntam como faz para as gotas não descerem para o fundo da forma. Na verdade não existe uma fórmula milagrosa. Tem aquele truque de passar as gotas em um pouco de farinha, mas eu sinceramente não sinto que isso ajuda. O que eu acho que dá certo é a combinação de uma massa mais densa, como essa, e gotinhas leves. Tem no mercado umas gotas maiores que são mais pesadas, essas costumam descer mais. Então use as gotinhas pequenas ou chocolate picado bem miudinho. Mas sempre elas vão ficar mais concentradas no fundo, não tem jeito.

Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar. O tempo para o bolo assar varia conforme o modelo do seu forno, no meu foram 48 minutos.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

26 Comentários

  1. Aline disse:

    Fiz hoje e ficou uma delícia! Deu certinho, mesmo faltando um ovo (só tinha 2 em casa). Ao invés de usar as gotas, coloquei pedaços de chocolate amargo picado! Obrigada por compartilhar a receita!!

  2. Odete da Silva disse:

    Fiz hoje e acabamos de provar. Ficou delicioso.

  3. Isadora disse:

    Parabéns, fizemos aqui em casa e ficou maravilhoso!!

  4. Camila disse:

    Olá, gostaria de saber se posso substituir a essência pela própria fava, quantas mais ou menos eu usaria na infusão? Obrigada!

    • Oi Camila, ferva o leite da receita com as sementinhas de 1 fava (pode até deixar a fava dentro tb depois vc tira). Deixa esfriar até ficar morno e pode usar na receita.

  5. Maria Rosa disse:

    Estou fazendo…. chocolate raladinho. (Barra)e meia ch.de uvas passas brca, umedecida meia hora antes,com caldo de laranja.(ja serviu de essência)meia laranja. As

  6. Elaine disse:

    Fiz o bolo com calda de chocolate e ficou muito bom.

  7. Jessica disse:

    Olá Tatiana, essa receita vc usou toda as medidas com a xícara de 240 ml? Fiquei confusa quando escreveu alguns ingredientes como xícara de chá. A xícara de chá não é menor que 240ml?
    Obrigada.

  8. sofia disse:

    e bom para rechear?

  9. nathalie disse:

    Muito bom!!! O meu ficou uma delícia!!! Acabei de comer, fofinho!!!

  10. Karin disse:

    Delícia! Obrigada Tatiana.

  11. Muito bom, testei deixar o chocolate picado na geladeira e deu certo, não desceu tudo para o fundo da forma. E essa massa fica muito fofinha. Obrigada Tati por compartilhar suas receitas com a gente, eu adoro o blog.

  12. Bolo muito bonito! Minha filha e eu acabamos de fazer. Está no forno. Amanhã tem bazar de doces e salgados na escola dela e escolhemos dois bolos daqui para enviar. Esse e o bolo de milho. Se eu conseguir, tiro fotos para mostrar!!! Abs

  13. Vivek disse:

    It’s a good click on time. Very nice post.
    For more details, Please visit our website @ http://www.stellareastern.com/

  14. Hummmm parece mesmo muito bom 🙂
    É de fazer crescer água na boca.

    Aproveito para convidar para visitar o meu blog
    http://culinariacomamoresabor.blogspot.pt/

    Beijinhos

  15. Luana Schulz disse:

    Será que da pra usar metade de farinha integral? Vou testar amanhã mesmo!

  16. Jpcarnivoro disse:

    Tati, outra dica para as gotinhas não descerem é colocá-las no congelador antes de fazer a receita.

  17. Flávia disse:

    Tati, eu não consigo fazer receita sem bater (bem) os ovos, acho que fica com cheiro de ovo. Pra não usar batedeira ou liquidificador, vc tira a pele da gema? Tira como?

  18. Hummm….
    Deu água na boca!!!