in , ,

Pãezinhos de Creme com Coco

Aqui no Brasil a maioria das padarias (talvez as menos luxuosas) fazem esse pãozinho e acredito que quase todo mundo já provou. É a estrela dos pães doces populares! E eu que agora estou me sentindo “a padeira” achei essa receita na comunidade do orkut (postada pela Marta) e tive que fazer senão minha lombriga de criação ia enfartar!

Gente, é fácil e fica ma-ra-vi-lho-so! Sabe aquela massa que “desfia” quando a gente puxa? Um espetáculo! Essa receita é do finado Benjamin Abrahão (quem lembra dele? Tão fofo!!!). Bora sujar os dedinhos:
1/2 k de farinha de trigo (aproximadamente);
3 tabletes de fermento fresco (45g no total);
100 g de açúcar (pode colocar “quase” 1 xícara);
100g de margarina (usei culinária);
3 ovos;
1 pitada de sal (esqueci de colocar);
100 ml de água.

Primeiro de tudo tem que fazer uma “esponja” com o fermento: Pegue 1/3 xícara de farinha e junte com o fermento e vá amassando com o garfo, vá adicionando água morna às colheradas e misturando. De 50 a 100ml de água é suficiente. Dissolva bem o fermento com a farinha na água até virar um creme. Cubra com um pano e deixe em local sem ventilação por 15 minutos (gosto de por em cima do fogão com o forno ligado). O Fermento vai crescer (como uma esponja).

Passados os 15 minutos, adicione os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu faço isso dentro de uma bacia grande (nada de ficar sujando a pedra da pia). Fica uma massa bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos. Vai crescer muito.

Dê o formato que desejar à massa. Eu fiz um rolo grosso e fui cortando. Alguns ficaram meio sem formato, mas no fim dá certo. Vá colocando em assadeira grande (não precisa untar) deixando uma distância de 1 dedo entre eles. Os pães vão grudar um no outro mas isso tem que acontecer mesmo para segurar o creme no final. O meu rendeu 30 pedaços. Cubra a assadeira e deixe-os descansando por mais 15 minutos. Quando passar o tempo eles já estarão grudando um no outro. É normal. Pincele gema de ovo diluída em um pouquinho de água e leve ao forno pré-aquecido em 200º por mais ou menos 20 minutos.

Creme: 1/2 pudim de caixinha sabor baunilha (dependendo da marca fica branco, ou amarelo como o meu) preparado conforme a embalagem. Adicione ao pudim, quando estiver no fogo, uma colher de café de essência de baunilha e 2 colheres de açúcar (parece muito açúcar mas pode mandar bala). Não leve o pudim à geladeira senão endurece muito. Se quiser fazer aquele creme de gemas com leite, farinha e baunilha também serve.Tire os pãezinhos do forno, espalhe o creme e cubra com coco ralado (usei aquele que já vem umedecido e adoçado). Coma até passar mal melecando bem as mãos que isso faz a gente feliz!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

34 Comments

Mini Muffins de Chocolate

Padre Nosso com Ragu