Torta Rabanada

Boa dica para reaproveitar pão francês que fica velhinho, o sabor é surpreendente, difícil até de definir do que essa torta é feita. Vai por mim que você vai gostar!

Essa receita é para um refratário pequeno (o meu tem 26cm X 17cm). Se quiser um refratário ou assadeira grande, dobre a receita.

Comece ligando o forno em 200º para ir preaquecendo. Misture 1/2 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sopa) de canela em pó.

Unte um refratário com manteiga ou margarina sem sal e polvilhe a mistura de açúcar com canela. Você não usará tudo, guarde o que sobrou para polvilhar por cima.

Pique 2 pães e 1/2 e espalhe sobre o refratário. Sobre eles eu coloquei um pouco de nozes picadas, mas é opcional.

Bata no liquidificador (usei mixer):
2 ovos
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
400 ml de leite
1/2 lata ou caixinha (cerca de 200 gramas) de leite condensado.
1 colher (sopa) cheia de amido de milho (maizena).

Espalhe essa mistura sobre os pães. Salpique o que sobrou do açúcar com canela e leve ao forno por 35 min (esse tempo pode variar para mais ou para menos dependendo do seu forno).

O líquido vai se misturar ao pão e engrossar formando uma massa cremosa no meio, com consistência de pudim. Ele cresce, fica lindo e o cheiro de canela que espalha pela casa quase faz a gente flutuar.

Dica: Eu acho que passas, banana em rodelas e maçã combinam bem nessa torta, não testei mas acho que dá jogo.

UPDATE: testei sim, veja aqui a versão com banana.

130 comentários em “Torta Rabanada”

  1. Maravilhosa!
    Fiz no Natal e encantou a todos!
    Acabei de fazer para levar amanhã de manhã para o meu trabalho (aproveitei umas sobras de pães e vou surpreendê-los com esta magnífica guloseima).
    Este blog maravilhoso está de parabéns!

  2. Fiz e coloquei pedacinhos de chocolate , castanha e damasco . Tinha só um pouquinho de cada coisa , então fui colocando entre os pedaços de pão … ficou show !

  3. Adoro essa receita. É fazer e eles devoram. Acabei de inventar a versão salgada. Ficou top. Ótima. Muito obrigada pela receita.
    Bjs

  4. Querida Tati, essa receita fez o maior sucesso aqui em casa. Quero te contar umas alterações que fiz e também ficou muito bom: caramelizei bananas e coloquei no fundo da assadeira e por cima fiz como você recomendou. Ficou d-e-l-i-c-i-o-s-o!

  5. Fiz do jeito da receita….gente maravilhoso.. Meu esposo amou e pediu para fazer para levar no escritório dele,rsrsrs…Parabéns

    • Olá Luzineide, fiz a torta, acrescentei coco ralado, é muito boa a receita, quente e fria, Ano Novo, ganha receita nova! !!!

  6. Oi, Tati!!
    Não posso leite condensado…
    O que você me aconselharia para substituir? Mais açúcar no lugar do leite condensado?
    Bjss

  7. Eu fiz hoje e todos adoraram so que depois de assada coloquei suspiro por cima e levei ao forno novamente, ficou divina… Obrigada por compartilhar, a proxima será com banana e passas

  8. Olá Tatiana, estou passando aqui para agradecer pela generosidade de partilhar conosco, receitas tão deliciosas e fáceis de fazer. Fiz hoje e já inclui no cardápio de final de ano.
    Delícia! Muito obrigada mesmo!

  9. Bem depois que dei um "CURTIR" na sugestão de pagina "PanelaTerapia", comecei a gostar de cozinhar.
    A Familia reunida num só coro agradece …Brigadãooooooo Tatiana.kkkk
    Suzana, apaixonada por DECOR agora não sai da PANELATERAPIA !!!…www.sorrisodemulher.blogspot.com

  10. Tati eu fiz e claro juntei mais alguns ingredientes ficou uma delícia, vou até colocar também no meu blog (com os devidos créditos é claro). 1.000.000 de beijos no seu coração. Muito obrigada !!!

  11. Tati, acabei de fazer e estou comendo esta torta de rabanada, mas feito com um outro ingrediente: Colomba Pascal!! Meu marido e eu compramos uma colomba de mercado, mas que arrependimento!! Mais seca impossível, fazia 2 dias que estava rolando de cá para lá na cozinha e resolvi fazer esta receita!! Ficou maravilhosa!! Mt bom mesmo!! Pena que panetone não sobre aqui em casa, senão ficaria incrível!!
    Janete

  12. Parabéns! Estou encantada com as receitas! Este fim de semana farei esta deliciosa torta para minha mãe que ama rabanada e vou experimentar também a versão com vinho, pois sempre que ela faz rabanada ela faz rabanada de vinho tbm misturado no creme, fica maravilhosa e com uma cor linda!Bjus

  13. gente … demorei, mas finalmente fiz a "Torta Rabanada" … meu refratário é um pouco maior entao coloquei 500 ml de leite, 3 ovos e + ou – 2 colheres de maizena. Querem saber o resultado??? Ficou MARA!!!!!!!!!!
    D E L Í C I A … TUDO DE BOM!!! Nunca os pães velhos aqui em casa foram tão bem aproveitados … Obrigado Tati!!! Bjos…

  14. Quando fiz essa receita escutei aqui em casa: "Amor, nunca mais vou comprar pudim de padaria!". E foi o melhor elogio que eu poderia receber, já que pudim de padaria é o doce preferido do marido! Ameeeei, essa e todas as outras receitas aqui do blog que eu testo! Tati, vc é d+!! Parabens, o blog ta cada dia melhor! Beeijos

  15. Eu fiz e ficou mto bom mesmo! Só dobrei a quantidade do "caldo" pra ficar mais molhadinho!!! Mto obrigada, meu marido agradece tb!!! Adoro qdo vc faz essas receitas com sobras do dia seguinte!!!

  16. Misturei pao massa fina e massa grossa e deu certo! se for dobrar a receita na mesma frma, apenas pra anhar altura, não sobre o acucar e canela, pois acaba estragando. "o casal", o acucar fica umas partes granuladas e outras derretidas, tipo rabanada mesmo…nao precisa super derreter nao!
    aqui mega fez sucesso

  17. misturei massa fina com massa grossa e deu certo, ficou uma delicia 🙂 ah, e quando dobrar a receita,se for em uma forma do mesmo tamanho (pra ficar apenas maior de altura), nao dobre o acucar e a canela, pois acaba sobrando 🙂
    fez sucesso por aqui!

  18. Olá!
    O açúcar por cima é pra derreter ou fica granulado mesmo? Deixei 40 minutos e não derreteu o açúcar por cima e fiquei com medo de deixar mais tempo e queimar. Help!!!
    Bjs Erika

  19. Acabei de fazer!!! A casa toda com aquele maravilhoso!!!
    Comemos ainda quentinha…MARAVILHOSA!!!
    Ah! Coloquei ameixa seca em calda picadinha, ficou ótimo!!!
    Obrigada por compartilhar suas delícias conosco.
    Bjs

  20. Que pena eu estar fazendo a dieta das proteínas e não poder comer essa gostosura!!!!!Farei para o maridão…ele ama rabanadas mas nunca faço porque são muito gordurosas.Adorei!!!!!Bjs

  21. Ola Tatiana
    Ja acompanho vcs no facebook, agora tb no site e acabei de postar essa receita da TORTA RABANADA no meu blog. Achei maravilhosoa. Postei mas dei todos os creditos a voces.
    Amo o trabalho de voces.
    Beijos
    Meu simples blog que alias to começando è: deliciasdamarah.blogspot.it
    da uma passadinha la. Amo cozinha e tantas outras coisinhas.

  22. Tati,
    Ficou SENSACIONAL!
    Eu amo rabanada, mas fazer aquela fritura em apto minúsculo não rola.
    Fiz esse sábado e comi muito!
    Obrigada,
    Beijos
    Nanci

  23. vou fazer mas quero com substtuições pra ficar light tipo
    leite desnatado,leite condensado feito em casa light ou de mercado mesmo,tal e qual no lugar do açucar, sem nozes obviamente, será q pode ser pão light de forma ? vou tentar

    so ai ja economizamos mais da metade de calorias e podemos comer ser culpas

  24. olá Tatiana, já fiz uma receita parecida com essa, sabe quando está toda a família na casa da praia e compra-se muito páo e acaba sobrando? a minha tia me deu uma receita parecida: caramelize uma forma e os pães são cortados em rodelas finas,o restante é igual, mas ficou perfeito! Espero que gostem da dica!!

  25. Tati, fiz essa receita ontem a noite e adicionei passas e maça em pedaços…ficou simplesmente divino! Faltou apenas uma bola de sorvete de creme para acompanhar. Obrigada pela receita show! Agora os pães lá de casa não serviram apenas para torradas. Bjs!

  26. Eu sempre faço essa receita, é maravilhosa! Acrescento passas e frutas cristalizadas, tudo de bom! Rápido, simples, fácil e todos adoram. Sem falar no cheirinho huuuummmm!

  27. Tati eu fiz, e vou te contar como: ñ tinha a baunilha, e quando já tava com a mão na massa vi que só tinha um ovo. Aí como ñ dava pra voltar atrás e nem sair pra comprar pensei: seja o que Deus quiser. Aumentei um pouco a canela como vc sugeriu e acabei resolvendo colocar 2 maçãs picadinhas…. Meodeos! Ficou uma delícia! Maravilhosa mesmo! Vou repetir sempre, testando agora sem maçã e com baunilha, com banana, com passa! Muito obrigada! Amei gente, façam!

  28. ADORO tuas receitas, sempre deixam com água na boca.
    Só sinto falta de um botãozinho pra gente compartilhar no Twitter e no Google+, porque adoro compartilhar coisa gostosa!

    Beijão!

  29. Ai eu fiz, ficou lindaaaa, cheirosa, deliciosa, perfeita!!
    Acho que foi a melhor receita do ano! Porque eu adoro rabanada, mas sempre evitava por causa da fritura, quem mora em apartamento sabe como é! Então eu só comia no final do ano!! haha
    Essa torta ainda consegue ficar melhor que rabanada! =D
    E eu comi quente, morna, fria… de todo jeito fica bom! Além de ficar linda! Adooreeeeei! Obrigada!

  30. Hummmm, a cara tá ótima!!!

    Vou experimentar fazer com o francês integral, trocar o açúcar refinado pelo demerara e ñ adicionar o leite condensado …. só quero ver que bicho var dar!!!

  31. Thassila eu nunca testei, mas tem que ser um pão firme, porque com o francês que já firme ele fica com consistência de pudim, se for um pão muito mole, vai virar um creme… talvez se colocar mais pão e menos líquido d~e certo, mas tem que testar.
    Bjs

Os comentários estão encerrado.