Pudim de Leite Condensado de Micro-ondas

Espetacular! Tão bom quanto o tradicional! Aliás, se tem uma coisa em que eu acredito é que pudim de leite até quando é ruim é bom hahahaha!

Essa receitinha você pode fazer em uma caneca (ou duas dependendo do tamanho) ou em potinhos, como eu fiz. No meu caso renderam 2 potinhos. Bora fazer?

Ingredientes da calda:

  • 2 colheres (sopa) de água;
  • 2 colheres rasas (sopa) de açúcar.

Misture a água com o açúcar e divida em 2 recipientes. Leve-os ao micro-ondas em potência máxima e pare a cada 30 segundos para verificar. Mexa e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Faça isso quantas vezes forem necessárias até a calda estar dourada. Cuidado para não escurecer demais, senão fica amarga. Espalhe no fundo e laterais do recipiente. Assim:


Ingredientes do Pudim:

  • 1 ovo;
  • 1/3 de lata de leite condensado;
  • 1/3 lata de leite.

O ideal é tirar a pelinha da gema do ovo para evitar o cheiro forte. Se você não tiver habilidades para isso, coloque os ingredientes no liquidificador ou bata com mixer por 3 minutos. Caso você saiba tirar a pelinha da gema é só bater bem todos os ingredientes com um batedor de arame ou garfo.

Coloque o pudim sobre a calda. Não ultrapasse 2/3 da capacidade do recipiente para não derramar.

Leve ao micro-ondas em potência máxima até endurecer (verifique a cada 30 segundos para não passar do ponto). Enquanto está no micro-ondas ele faz uns barulhos (pequenos estouros), é normal, não se assuste. Ele ficará assim:

Deixe esfriar para desenformar (passe uma faquinha nas laterais para desprender) e divirta-se!!!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

78 Comentários

  1. Ariane disse:

    Fiz e deu Super certo!….

  2. Ana Paula disse:

    Adorei a receita, primeiro testei em formas individual e depois fiz na de pudim que pode ir ao microondas. Vou esperar esfriar para ver se dei o ponto certo, achei meio mole qd tirei.Provei uma pontinha e está delicioso.Agradeço a receita e estatei atenta a outras.Obrigada mesmo

  3. LI disse:

    AMEI E VOU TENTAR. NUNCA LI UMA RECEITA DE MICROONDAS PRÁTICA PARA PUDIM. PARABÉNS!

  4. Hilda disse:

    Qual a potência média e máxima de um microondas Brastemp? Fico perdida nesse assunto e mais ou menos qtos minutos no microondas?

    • potencia em todo aparelho em geral vai de 1 a 10. Mas nao tem como dizer quantos minutos porque se duas pessoas tiverem o mesmo aparelho e uma morar no primeiro andar de um prédio e outra no último eles funcionarão de forma diferente, isso eu aprendi na própria Consul, vc tem que fazer os testes e aprender a lidar com o seu aparelho.

  5. Fiz hoje. Fiz o dobro da tua receitinha e dividi em potinhos.. Ficou simplesmente delicioso.. Todos da minha familia amam pudim. E as vezes pra ficar mais cremoso coloco só meia medida de leite e a outra meia medida de creme de leite.. tambem fica maravilhoso..
    Obrigado pela praticidade, nem sempre tenho tempo…mas essa ai virou a sobremesa daqui de casa… super gostosa e super prática…
    todos aqui conhecem seu blog, sempre que preciso de uma receita gostosa e rapida corro aqui q eh sucesso na certa. Bjo grande Tati

  6. A princípio eu não tava botando fé nessa receita… primeiro que incrivelmente a calda de açúcar entrou num fenômeno esquisitaço, queria ter filmado, na hora que tirei do microondas e com a colher "lambrequei" a tigela, passou tipo uns 10 segundos ela começou a "efervescer" e endureceu. Não sei porque!
    Aí coloquei o pudim na tigelinha e coloquei no microondas rezando "ai meu Deus que tenha dado certo, que eu não tenha feito caca!", quando considerei estando bom, coloquei na geladeira.
    Ele ficou com um cara horrível! Mas quando fui comer… ai que delícia!! E a calda que tinha endurecido, voltou ao normal, ficou liquida igual de pudim mesmo!

    Essa receita no fim das contas é maravilhosa! Pode até não ficar bonita igual a sua, mas que fica muuuuito boa, fica!

  7. o meu derramou tudo não gostei os dois que eu fiz aconteceu isso.!!! o que faz para não derramar e e olhe que não coloquei muito só menos da metade …não entendi!!! mais os gosto é bom!!! do que restou rsrsrsrsrs

  8. Fui testar a receita. 1o fiz na caneca de porcelana, quando estava preparando a calda no micro ela estourou o fundo. Fiquei brava e tentei fazer na de plástico, derreteu o fundo na hora da calda novamente. Na 3a vez fiz a calda no fogão e o pudim no micro. Deu certinho e ficou maravilhoso. Agora a pergunta.Qual a caneca, copo, xícara que vocês usam??? E porque aconteceu isso com o meu? obrigada e vou tentar varias vezes porque é uma delícia.

    • Parabéns pelo empenho, eu teria desistido na primeira fracassada kkkkk….
      Então Adriana, calda de pudim atinge temperatura altíssimas mesmo e é preciso um recipiente adequado, esses potinhos de cerâmica refratária que eu uso são próprios para forno, então aguenta bem, já canecas e afinas depende muito do material, da queima, então é bom ter cuidado mesmo, na maioria das vezes não vem especificado se ele aguenta altas temperaturas. Infelizmente é um risco.

    • Fabiana Maia Martins disse:

      Oi Adriana, eu faço em copo medida, aqueles de vidro, e fica certinho. Pois ele aguenta temperaturas altas.

  9. Aii gente estou fazendo rs o cheiro está mto bom.. está vazando, mas coloquei em cima de um prato, já pra não ter mta sujeira! Espero que dê certo!!!

  10. Ju disse:

    DEU CERTINHO, ADOREIIIII…..OBRIGADA TATI, VC TEM NOS AJUDADO MUITOOO……BJSSS E PARABÉNS PELO PANELATERAPIA…..!!!!!!!!!!!!

    JU

  11. Adoreeii vou fazer hj mesmoo

  12. Rebeca Trein disse:

    Receita maravilhosa! Fiz hoje pra família e todos se deliciaram! Detalhe, NUNCA fiz o tradicional, no forno, pois dava muito trabalho e tinha medo de errar, mas a partir de agora este vou fazer sempre! Parabéns pelo trabalho, Tati!! 😉

  13. Lene Lene disse:

    Adorei essa receita. Acabei de colocar o meu no forno…
    Fiz com a caixinha inteira de leite condensado.
    Tomara q fique bom!! 😀

  14. Nay Brito disse:

    Não entendi o 1/3 lata de leite… é 1/3 da lata do leite condensado de leite (ou, em outras palavras, o leite na mesma quantidade do leite condensado)?

  15. Tati, ficou realmente muuuito bom! Mas quanto a achar q pudim mesmo quando é ruim é bom, isso eu me desiludi quando minha sogra resolveu fazer um pudim. Pior de tudo é que foi com a minha receita, que quando meu namorado come chega a virar os olhos. Não sei que diabos ela fez q ficou muito ruim! usahuhuhsaua
    Continue arrasando, vc é mil! Sempre venho aqui p pegar receita pro almoço e mostrar q " sei cozinhar", uashuahsushaa. Mas sempre digo de onde tirei a receita! Aqui em casa até meu pai acessa o Panelaterapia!
    Beijos mil

  16. Aline disse:

    Fiz em casa e amei, só sujei um pouquinho d+ o microondas mas compensa muuuuito, pois não precisei deixar horas em banho maria =D

  17. ketz disse:

    Não faça na forma de plástico! Os próprios fabricantes avisam que aquela forma NÃO pode ser caramelizada. Você pode fazer somente se fizer o pudim mas sem a calda. Se fizer naquela vc perde a receita E a forma rs.
    Caramelo no microondas somente em formas de vidro/cerâmicas ok!

  18. Acabei de fazer com a lata de leite condensado toda, colocando em potinhos de suflê… ficou uma delicia! Muito Obrigada pela receita maravilhosa !!

  19. Lidy disse:

    Eu fiz….vazou…derramou…a calda ficou dura…kakaka….e não ficou com sua textura…ficou mais durinho….mais o sabor….ai o sabor….ficou espetacular….amei…

    Vou aprimorando…hehehehehe…

    Beijoca…

    Ah…amei a receita por ser uma pequena porção….meu marido não come pudim…e eu amo…dai fazia e ficava comendo tudo…ate acabar…..agora…faço unzinho so pra mim….bom demais!

  20. Unknown disse:

    Meninas… acabei de fazer em uma tigela alta de vidro temperado com a lata inteira e ficou muito bom!!!.. o povo aqui deverouu de 1ª.. não restou nadaaaa.. Vou repetir agora mesmo, precisava só postar pra vcs a minha experiência!!
    bj grandeeeeeeeeeeee
    Izabel

  21. Juliana F. disse:

    Tati, faço pudim de leite no micro-ondas há muitos anos. Uma dica minha depois de muito testar é usar a potência média para quem gosta dele menos "talhado", pois assim a mistura ferve menos. Já fiz em grande quantidade usando a potência alta e derramou mesmo estando com um espaço grande na forma, pois ferveu muito. Vale ressaltar que diminuindo a potência aumenta o tempo, mas fica quase como um pudim assado em forno convencional.

  22. Maria disse:

    Oi Tati. Adoro seu blog. Já fiz algumas receitas suas e ficaram ótimas. E olha que sou meio desastre na cozinha!!!!
    Dá pra fazer com a lata toda e colocar em forma própria para micro-ondas. Aquelas de plástico?
    obrigada e bjs
    Maria

  23. Portal Teia disse:

    Olá pessoal da Panelaterapia
    Trabalho com internet a anos e por isso visito centenas de blogs diariamente, já vi muitos blogs bons sobre culinária, mas não posso deixar de dizer que esse é realmente um dos melhores que já vi, se não o melhor!
    Na internet trabalha se muito com a imagem, com os efeitos visuais e com o impacto das fotos, e a panelaterapia tem tudo isso, parabéns aos designers responsáveis.
    Seu blog chegou ao ponto de me dar fome! rsrsrrsrsrs
    Sou dono do Portal Teia e acabamos de colocar no ar nosso novo projeto, um agregador de links, mas voltado aos blogs de qualidade e conteúdos e o seu seria muito bem vindo, se interessar é só nos visitar e começar a enviar seus links.
    Até mais amigos

  24. ACABEI DE FAZER! FICOU MARAVILHOSO, FÁCIL,PRÁTICO.SÓ QUE EU DEIXEI UNS 10 MINUTOS EM POTÊNCIA ALTA, VERIFICANDO DE 3 EM 3 MINUTOS PARA NÃO PASSAR DO PONTO E FIZ TUDO NUMA ÚNICA TIGELA DE CERÂMICA REDONDA.OBRIGADAAAA…QUANDO APARECER VISITA INESPERADA JÁ TEM UMA SOBREMESA. MORNO OU FRIO FICA UMA DELÍCIA.

  25. Nossa muito delicia,marido adorou.
    Beeijos

    cantinhodaalemuller.blogspot.com.br

  26. Acho que deu zica na minha ): Pode ter sido a potência do meu microondas, mas eles vazaram absurdamente, fazendo numa xícara baixa e fazendo em uma caneca alta. ):

    • Que pena, o meu não vazou. Até achei que ia vazar e coloquei um prato embaixo, porque eu enchi até passar 2/3, mesmo assim não vazou. Vi também uma menina fazendo uma receita parecida na caneca no programa da Kátia e tb não vazou não. Que pena!

  27. Legal!! Meu marido vai amar isso. Porque assim posso fazer pudim só pra ele, já que não sou muito fã. Seu blog é incrível! Curtoooo mtoo!! Beijos!!

  28. O melhor site de receitas do mundo, só queria gostar de cozinhar assim como vc. ^^

  29. Kika disse:

    Acho que pode bater a receita tradicional inteira, e ir fazendo aos poucos no micro ondas não ?? ou fazer varias porçoes…

  30. Essas ideias individuais são ótimas, gostei muito vou testar, eu aprendi também uma de quindim, só que não é de microondas, mas Tati vamos combinar que fica parecendo cérebro!!! kkkkkkkkkkkkkkk bjs
    Maura

    • Hahahaha parece mesmo! Mas eu já fiz a receita em uma única caneca e não ficou parecendo não… é que o no pote mais raso a calda ferve e forma esses "sulcos cerebrais" kkkkkkk

  31. Quanto tempo leva para assar ?

  32. Naooooo…nem sei o que dizer eu adoro as tuas receitas….sao tao faceis que da vontade de fazer tudo de uma vez…me esclarece so um detalhe…posso tapar o recipiente quando levar ao microondas???

    • O ideal é colocar aquelas tampas próprias para micro-ondas que tem os furinhos, para não acumular vapor. Também pode tampar com filme plástico, mas faça uns furinhos com palito de dente para vazar o vapor.
      Bjs

  33. Carolina disse:

    nossa, to arrependida de ter visto essa receita hoje. Como durmo agora?

  34. gstei muito desa pudim..

  35. Tonny disse:

    Deu super certo, fiz duas vezes uma com coco, achei muito rápido, pena que a geladeira não esfria em minutos kkkkk

  36. Pimenta Rosa disse:

    adoroooooo sua pagina só vou pra cozinha agora depois de dar uma olhadinha nela suas receitas são fantásticas

  37. Pimenta Rosa disse:

    bacana a receita vou fazer vc poderia ensinar como tirar a pelinha do ovo valeu obrigado

    • Separe a clara da gema, coloque a gema em uma peneira e fure-a para que escorra. Deixe escorrer todo o conteudo da gema. Não pressione com colher ou outro objeto senão o cheiro "passa" também. Quando ficar só a pelinha descarte-a.
      Bjs

    • Gigi disse:

      Uau!!! Amei a dica de como tirar a pele da gema. Vou testar no final de semana, quando farei esse pudim. Tati, se eu quiser usar a lata de leite condensado toda (e tambem a mesma quantidade de leite), eh so usar 3 ovos?!

  38. Post de utilidade pública.

  39. Ficaram fantásticos esses pudins, que máximo!

  40. humm pudim é sempre bom e sendo rapido ainda melhor bjs bs

  41. Olá …adorei a receita pela praticidade. Gostaria de saber se daria certo fazer esse pudim na panela de fazer arroz, aquela própria para microondas, sabe? E gostaria de saber a quantidade de ingredientes para o tamanho da panela, acho que ela deve ter a capacidade de 1 litro. Abraços.

  42. Maldade!!! Justo esta semana que estava tentando fazer a semana sem doce, ai aparece a tpm, e vc com esta receita maravilhosa e descomplicada!!! Ai tem jeito não rsrsrsr, bjos!

  43. Mila disse:

    Adorei Tati!! O melhor foi poder fazer uma receita para 2 pessoas e não fica sobrando pudim na geladeira, assim não corremos o risco de cair na tentação e nem de jogar tanta coisa fora.

  44. Eu perdi um passo desta receita: Come-se quente? Não vai na geladeira?

  45. Dica: o mixer de metal se chama fuet 🙂
    Tô doida pra testar a receita *–* mas acho q farei com o leite condensado todo, AAAAMO pudim 😀

    • Hahahaha, eu sei o nome colega. Na verdade vc escreveu errado é Fouet, mas é que eu escrevo para quase 5 milhões de pessoas e tento facilitar ao máximo. Muita gente não saberia do que se trata, então uso o termo "batedor de arame" para descomplicar, sacou?
      Bjs

    • vóvó feliz disse:

      Linda escreva de maneira q todos entendam ,fico grata pela sua simplicidade.

      Odeio brasileiro q poe nome em lingua estrangeira em LOJAS, em filhos etc.
      somos brasileiros e nem todos tiveram oportunidade de estudar , bjs.

    • Maria disse:

      Concordo. Agora é um tal de fouet e bowl. Afff.
      Amei a receita!!!

    • Taty Alves disse:

      Eu seria uma que não saberia do que se trata. Colega Rainbow Princess, nada a ver vc corrigir (ou tentar corrigir) uma pessoa que está descomplicando a vida de tanta gente. Veja se da próxima vez você dá dicas mais úteis. Aff!

  46. Tati pode fazer em grande quantidade? Tipo em vez de 1/3 usar a lata toda de leite condensado? rsrsrs
    Amo pudim, mas detesto fazer!
    Bjs

  47. Pode ser feito em caneca de porcelana?

  48. Taty Alves disse:

    Poder comer pudim sem precisar ligar o forno (ainda mais nesse calor) é tudo de bom. Taty, essa eu vou fazer hoje. Obrigada pelas dicas maravilhosas!

  49. Evelyn disse:

    Receita CERTA daqui pra frente aqui…

    • acabei de preparar, usei toda a caixa de leite condensado e usei leite desnatado, e tres ovos, para testar coloquei numa caneca de louça tamanho médio, e apesar de saboroso o aspecto n era como o seu, mas o paladar estava divino. Depois usei uma caneca grande dessas de toma sopa e preparei uma porção grande que ja esta na geladeira, espero que o meu marido goste, ele é apaixonado por doces e embora n esteja c cara de pudim, o sabor n nega.