Brigadeiro de Pé de Moleque

Essa receita é sensacional! Ok, é bem calórica porque assim como no pé de moleque tradicional, vai açúcar e leite condensado, mas como o amendoim vai inteiro, cada docinho acaba tendo pouca quantidade de “massa” o que dá uma equilibrada, além de render bastante. Bora aprender que essa receita vai fazer sucesso (festa junina chegando gente!).

Ingredientes:
500g de amendoim com pele
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
manteiga ou margarina para untar o refratário e as mãos
Açúcar refinado ou cristal para empanar.

Comece torrando o amendoim. Basta colocar na panela e mexer sem parar por 5 minutos em fogo médio (sem óleo, sem nada, só amendoim com pele mesmo). Retire o amendoim da panela e reserve.

Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo. Abaixe o fogo para mínimo, junte o amendoim que foi torrados e misture sem parar. No início parece difícil de mexer porque o caramelo dá uma endurecida, mas depois com o calor do fogo vai ficando líquido novamente. Nesse momento junte o leite condensado. Novamente ele vai empelotar um pouco de início, mas é só mexer sem parar até ficar como brigadeiro, desgrudando do fundo da panela.

brigadeiro-pe-de-moleque
brigadeiro-festa-junina

Retire do fogo, despeje em um refratário untado com manteiga ou margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas (não vai na geladeira).
Depois desse tempo, passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e enrole como um docinho. Passe no açúcar (refinado ou cristal), coloque em forminhas.

brigadeiro-amendoim

Se quiser fazer esse doce com antecedência ele dura 1 semana fora da geladeira, mas o ideal é enrolar no dia de servir ou no máximo no dia anterior.
Rende aproximadamente 50 a 60 unidades.

Se quiser ver em detalhes, é só acessar o vídeo: http://bit.ly/20ZLMg1 ou apertar o play: