
Brigadeiro de Pé de Moleque
Essa receita é sensacional! Ok, é bem calórica porque assim como no pé de moleque tradicional, vai açúcar e leite condensado, mas como o amendoim vai inteiro, cada docinho acaba tendo pouca quantidade de “massa” o que dá uma equilibrada, além de render bastante. Bora aprender que essa receita vai fazer sucesso (festa junina chegando gente!).
Ingredientes:
500g de amendoim com pele
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
manteiga ou margarina para untar o refratário e as mãos
Açúcar refinado ou cristal para empanar.
Comece torrando o amendoim. Basta colocar na panela e mexer sem parar por 5 minutos em fogo médio (sem óleo, sem nada, só amendoim com pele mesmo). Retire o amendoim da panela e reserve.
Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo. Abaixe o fogo para mínimo, junte o amendoim que foi torrados e misture sem parar. No início parece difícil de mexer porque o caramelo dá uma endurecida, mas depois com o calor do fogo vai ficando líquido novamente. Nesse momento junte o leite condensado. Novamente ele vai empelotar um pouco de início, mas é só mexer sem parar até ficar como brigadeiro, desgrudando do fundo da panela.
Retire do fogo, despeje em um refratário untado com manteiga ou margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas (não vai na geladeira).
Depois desse tempo, passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e enrole como um docinho. Passe no açúcar (refinado ou cristal), coloque em forminhas.
Se quiser fazer esse doce com antecedência ele dura 1 semana fora da geladeira, mas o ideal é enrolar no dia de servir ou no máximo no dia anterior.
Rende aproximadamente 50 a 60 unidades.
Se quiser ver em detalhes, é só acessar o vídeo: http://bit.ly/20ZLMg1 ou apertar o play:
29 comentários abaixo sobre Brigadeiro de Pé de Moleque
Tati….A-D-O-R-A-M-O-S!! 🙂 sua receita fez sucesso cá em casa! 🙂 nossos amigos voltam para a Escocia com o gostinho do brigadeiro 😉 é uma receita optima para variar o tradicional brigadeiro 🙂 como sempre suas receitas batem certinho! posso dizer que ficaram iguais aos seus 😉 beijinho grande!
Oi Tati! 🙂 vou fazer hoje essa receita para logo oferecer com um café para uns amigos que estão emigrados e que vêm cá a casa 🙂 depois te falo como correu. Tenho certeza que vai ficar delicioso! Todas as suas receitas fazem sucesso 🙂 Obrigada pela receita! E parabéns pela filha linda que você tem 🙂 beijinhos do Porto de Portugal
Obrigada querida!!!
Oi Tati, eu fiz a receita e de sabor ta excelente, mas ficou mt dura para enrolar eu só consigo cortar mesmo em quadrados no que eu posso ter errado?
POde ser a quantidade de açucar, é xícara medida de 240ml ou pode ser que tenha apurado demais no fogo.
Faz diferença fazer com amendoim branco?
Vc quer dizer sem pele? Pode usar, mas cuidado para nao queimar na torra.
Tati, com quanto tempo de antecedência pode fazer esse docinho antes de servir? Como armazenar?
Pode fazer até duas semanas antes, mas aí vc só enrola com no máximo 2 dias de antecedência porque o açúcar dá uma derretida.
Oi Tati!
Amo suas receitas!
Tudo o que faço sempre dá certo!
Este doce eu faço há anos mas duma forma diferente…. Torro o amendoim na panela e já jogo o açúcar nele torrado, qdo derrete despejo o leite condensado e mexo sem parar. Qdo desgruda do fundo está exatamente da cor do seu, mas eu tombo no mármore untado, deixo amornar e corto os pedaços.
Nunca tentei enrolar, vou tentar da próxima vez…
É mesmo delicioso e aqui em casa não dura dois dias!
Amei a receita! Vou fazer no meu aniversário, como é no dia de São Pedro, super combina!!!
Oi Tati, bom dia! Dá pra fazer esse pra comer de colher ?
De colher eu sugiro que use amendoim picado e adicione 1 caixinha de creme de leite.
Tati, estou impressionada como vc tem mantido a frequência nos posts… Vc deixou todo esse conteúdo pronto antes da Lis nascer eu tem conseguido atualizar com ela tão pequena mesmo? Parabéns! Bjo
Pri, alguns eu deixei pronto, mas tenho feito receitas e até gravado vídeos. Claro que num ritmo bem lento. Lis é quietinha, dorme bem. Coloco ela no carrinho e ela fica lá dormindo enquanto faço as coisas. Como meu marido está em casa também, se ela chorar no meio de uma receita ele acode 🙂 Estamos dando conta!
Tati, o bolo mousse sumiu???
Era para entrar amanhã, foi um erro ter colocado antes, mas amanhã estará lá novamente.
Oi Tati. Qual a diferença entre essa receita e o tradicional cajuzinho?
Cajuzinho nao tem o caramelo e o amendoim é moído
Meu Deus. Vou fazer, depois te conto. Amo tudo que vai amendoim.
Que delícia Tati receita boa é calórica odeio coisa light,é só não comer tudo né.Tati será que pode cortar em quadrados como pé de moleque?
Para cortar em quadrados vai o dobro dessa quantidade de açúcar #tenso kkkk
Se ao invés de enrolar, cortar em quadradinhos, poderia ser chamado de pé de moça? Adorei a receita!
Esse nao dá ponto de corte, tem que colocar o dobro de açucar.
Belos e bons docinhos para uma tarde de inverno.
Já agora, dá para passar os docinhos por coco ralado em vez de açúcar?
Bj e obrigada por mais uma partilha.
se vc gostar pode usar coco sim
Bom dia Tati, o meu eu faço acrescentando uma lata de doce de leite meio kilo e o ponto é o mesmo do seu, eu unto uma pedra de granito que uso pra doces e vou colocando com colher as porções, é divino e se come de joelho…….obrigado pela sua receita feliz domingo
Olá Tati
Amo brigadeiro com amendoim e fiquei doida pra provar logo esse! Hummmm…
Aprendi a umedecer as mãos para enrolar os brigadeiros, não necessitando de margarina. Você já conhecia essa técnica? Não funciona com esse tipo de brigadeiro pé de moleque?
Sim acho que funciona 🙂