in , ,

Salpicão de Frango

Salpicão

Salpicão de Frango! Se você já pisou em um churrasco de família, encontro de galera, reunião de amigos no trabalho, com certeza você já se deparou com esse clássico da culinária brasileira. Sim, o Salpicão esta presente onde houver reunião de amigos e com certeza alguém vai ter uma idéia de comer com pão.

Origem do Salpicão

Muitas culturas ao redor do mundo trazem saladas frias e no nosso país com seu clima quente um prato como esse não poderia deixar de ser prestigiado. Ao longo dos anos 70 e 80 o salpicão por ser feito de ingredientes acessíveis foi ganhando mais e mais espaço nos encontros familiares, principalmente em festas de final de ano, e churrascos e hoje em dia é impensável não encontrar um prato desses nas mesas. Sua origem é incerta e parece mais ser uma evolução dos pratos frios europeus que vem sendo adaptado à nossa cultura no passar das décadas.

sanduba de salpicão

Os Ingredientes Clássicos do Salpicão

Mas tem como isso não ser bom? Uma base de frango desfiado, uma generosa porção de maionese, cenoura ralada, milho verde e ervilhas, misture tudo e coloque para gelar. Qual a chance disso ser ruim?

Porém ele é o coringa das festas e pode ser adaptado conforme a necessidade e gosto da galera que você esta reunindo, então adicionar batata palha para dar crocância, azeitonas para um toque de salgado, maçã ou uva-passa para um toque adocicado, ou até mesmo presunto para uma camada extra de sabor é sempre uma opção para quem quer sair do tradicional!

A Estrela das Festas

Que o salpicão é a estrela das festas todo mundo sabe, afinal juntar sabores com um valor acessível e uma quantia que rende bastante você encontra em poucos que todos adoram. Eu já fiz sugestões de cardápios de festas para a Ceia de Natal, para as festas de Fim de Ano, e até para o Carnaval, e adivinhe qual é o prato presente em todas as idéias?

A Minha Receita de Salpicão

Quem lembra daqueles canudinhos de massa folhada recheados com salpicão que tinha em tudo que é festinha nos anos 80? Adoooro!

Bom, p/ variar eu não fiz a receita tradicional do salpicão, até fiz, mas acrescentei batata cozida e tirei a batata palha. Na verdade eu fiz um “Sapinese” hahahaha, ficou mais com cara de maionese, mas o sabor ficou uma delícia e você devia experimentar.

salpicão de frango

Esta receita serve 6 pessoas (como acompanhamento),

Ingredientes

1 peito de frango desfiado (atenção pois na água do cozimento eu coloco 1 tablete de caldo de galinha);
1 cenoura grande ralada;
1/2 xícara de talos de salsão picados;
1 colher (sobremesa) de mostarda;
1/4 de pimentão (mas eu usei o verde) picado;
1 maçã verde picada;
1/3 xícara de uvas passas brancas (pode ser passas negras também, então fica a decisão contigo);

1 vidro pequeno de 250g de maionese;
1 batata grande cortada em cubos e cozida (mas atenção, sem ficar mole demais);

Modo de Fazer

Basta misturar com muito cuidado todos os ingredientes e acrescentar sal, pimenta ou temperinhos do seu gosto, porém se quer uma dica preste atenção neste detalhe: Caso queira um sabor mais suave, coloque metade da quantidade de maionese e a outra metade use creme de leite.

salpicão

Dica para não errar

A receita tradicional leva 1 xícara de batata palha para a crocância, então é bom colocar na hora de servir para manter o “croc-croc” da batata . Como eu fiz para levar na cada de amigos achei melhor não misturar a batata palha porque ninguém merece batata mole.

Fiz um vídeo da receita tradicional para você não se perder, então bora ver!

Me conta o que você achou, se sua receita é diferente da minha e se você faz sempre! Se fizer me marca nas redes sociais e não deixe de comentar contando como são as reuniões da sua família!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 2]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

15 Comments

zoodles

Talharim de Abobrinha

Almofadinha de Bacalhau