O pão sem glúten é uma receita que tanto as pessoas celíacas quanto quem possui uma alergia mais leve, costuma fazer em casa. Desse modo, não é preciso se restringir e parar de comer o que gosta ao mudar os ingredientes.
O que é um pão sem glúten?
Um pão sem glúten é aquele que não possui essa composição em seu preparo. O glúten é um misto de proteínas que se encontra em farinhas, como:
- trigo;
- aveia;
- centeio.
Ela possui como característica a elasticidade e a viscosidade. Porém, existem pessoas que possuem alergia a essas proteínas, assim são intolerantes a elas.
Há as celíacas, que não podem ter contato com o ingrediente, bem como, as que apresentam alguns sintomas ao consumi-lo como desconforto e distensão no abdômen.
Esse grupo costuma produzir seus próprios alimentos em razão de serem muitos caros nos mercados. Desse modo, você vai aprender a fazer logo a seguir, além de saber quais são os ingredientes que substituem esse misto de proteínas.
Como fazer o pão sem glúten?
Há várias formas de fazer o pão sem glúten, por exemplo, pode-se utilizar a farinha de arroz, com o mix de várias outras, como de aveia.
Assim, a principal substituição é essa, mas, vale ressaltar que as pessoas celíacas não podem consumir nada que leva essa proteína.
Além da farinha, algumas receitas substituem o fermento que também possui glúten. No entanto, o de fermentação natural seco ou fresco é livre, dessa forma, pode ser um dos ingredientes da sua receita.
A dúvida de muitos é se o pão fica realmente com o gosto semelhante ao original e a resposta é sim. Aliás, além de ficar bom na maioria das receitas, ele faz bem à saúde e costuma ser mais saudável.
Ingredientes
A receita de pão sem glúten abaixo possui um formato pequeno, porém, você pode adequar da maneira que preferir. Assim, requer esses ingredientes:
- 300g de flocos ou farinha de aveia sem glúten;
- 630ml de água morna;
- 1 colher de chá de açúcar integral;
- 11g de fermento de padeiro seco ou o dobro no fresco;
- 200g de farinha de arroz integral;
- 100g de fécula de batata;
- 20g de psyllium husk em flocos ou em pó;
- 20g de sementes de linhaça moída;
- 2 colheres de chá rasas de sal marinho fino.
Essa receita rende cerca de 8 pães, mas você pode adequar conforme a sua necessidade. Assim, para fazer mais ou menos, basta fazer a proporção dos ingredientes.
Modo de preparo
A receita é bem simples. Dessa forma, a preparação é a seguinte, veja com atenção o passo a passo abaixo:
- Em um processador, triture a aveia e reserve-a;
- Em um medidor de vidro, junte a água e o açúcar, em seguida, mexa-os;
- Junte o fermento e misture, deixe agir por 5 min ou 10 min, caso for o fresco;
- Ao passar do tempo, mexa de novo;
- No processador ou outro recipiente, junte os demais ingredientes;
- Após misturar, coloque a mistura no fermento, bata e deixe repousar por 3 minutos;
- Coloque a massa na bancada, sob a farinha polvilhada e molde os pães;
- Deixe-o descansar coberto com um pano fino durante 1 hora ou até parar de crescer;
- Pré-aqueça o forno em 200 °C;
- Asse os pães durante 45 minutos (observe para não queimar).
Após isso, então, é só servir após esfriar a ponto do consumo para ter deliciosos pães sem glúten. Com isso, além de não ter crise de intolerância, vai poder apreciar deliciosas receitas.
É possível fazer pão sem glúten e sem lactose?
Também é possível fazer um pão sem glúten e sem lactose. Porém, além da substituição da farinha, é preciso trocar o leite, que pode ser o de amêndoas, o de coco, ou outros que estejam disponíveis.
Esse tipo de receita de pão caseiro atende não só o público intolerante ao glúten e aos celíacos, mas também aqueles que possuem alergia a lactose. Essa, aliás, nada mais é que uma substância presente no leite que o organismo não digere corretamente.