O frango teriyaki é uma receita oriental muito saborosa. Ela tem origem japonesa e é um clássico que mistura o frango suculento, o sabor do shoyu e a picância do gengibre. Uma mistura diferente que traz um sabor inesquecível ao prato.
O que é preciso para fazer o frango teriyaki?
Para fazer o frango teriyaki os ingredientes são comuns da culinária japonesa, como shoyu. Além disso, a estrela de quase todo prato japonês é o shoyu, ou molho de soja, o principal ingrediente dos temperos usados por lá. Para essa receita, será preciso:
- 500 gramas de peito de frango ou coxa e sobrecoxa sem osso e sem pele picados;
- 1 dente de alho picado;
- 1 colher de chá de gengibre ralado;
- 3 colheres de sopa de shoyu;
- 4 colheres de sopa de água;
- meia colher de sopa de vinagre de arroz;
- 4 colheres de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- sal a gosto;
- cebolinha picada a gosto;
- um fio de azeite.
Essa comida é um dos raros pratos quentes da culinária oriental, a qual é muito famosa por seus sabores agridoces. Por isso nessa receita é necessário o uso do mel, um ingrediente doce no meio de tantos outros salgados.
Como fazer o frango teriyaki?
O preparo do frango teriyaki é rápido e precisa de uma única panela, então, basta obedecer à ordem dos ingredientes. Inicialmente, em uma frigideira, aqueça o azeite para então dourar bem o frango, garantindo que fique uniformemente cozido e saboroso.
Logo após, é necessário acrescentar o sal, o alho e o gengibre, misturando bem para que os sabores se misturem, criando aquele sabor agridoce que é tão comum.
Em seguida, adicione o shoyu, a água e o vinagre à mistura. Assim que esse molho começar a ferver, é o momento de adicionar o amido de milho previamente dissolvido em um pouco de água, mexendo constantemente até que o molho engrosse.
Toque agridoce ao prato
Em seguida, adicione o mel à mistura, e deve-se deixar ferver até que os pedaços de frango estejam completamente cozidos, isso vai ajudar o frango a pegar todo o gosto do molho.
Finalmente, a cebolinha verde é adicionada, deixando cozinhar até que o molho esteja um pouco mais grosso, o que realça os sabores e garante uma apresentação apetitosa.
Para servir, o prato é finalizado com gergelim branco polvilhado por cima, adicionando uma textura crocante, mas isso vai do gosto das pessoas que irão comer o prato. Ele vai combinar muito bem com vários tipos de arroz.