Nhoque de Batata

Você já tentou fazer nhoque e ele despedaçou inteiro? Desmanchou na hora de ferver? Calma! Isso acontece nas melhores cozinhas. Mas agora vou dizer com total certeza que seus problemas acabaram! Essa receita é maravilhosa! Nem precisa de farinha na hora de enrolar, fica firme sem perder a leveza. Mas tem que fazer desse jeitinho:

Ingredientes (para 2 porções generosas):

1/2 kg batata de casca rosa (asterix) 1/2 xícara (chá) de farinha 1 colher (chá) sal 1 colher (sopa) rasa margarina ou manteiga 1 gema Descasque as batatas e pique-as em cubos. Coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó, com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele (veja AQUI como fazer). Coloque no microondas em potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas.  Para essa receita é imprescindível usar a batata asterix, que tem a casca rosa (todo grande supermercado tem). Essa batata tem bem menos água, por isso o nhoque fica com a textura correta. Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida. Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos. Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira e jogá-los no molho para não grudarem. Sirva com o molho de sua preferência e queijo ralado. Aposto que se fizer essa receita nunca mais fará outra. Testa aí e me conta.

UPDATE: Dá certo com a batata comum também, desde que cozida no vapor (ou no saquinho).

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.