Polenta Cremosa com Molho de Linguiça

Esqueçam todas as referências que vocês tem sobre polenta! Essa é muito diferente das outras! Mas antes, vamos começar com o molho (para 4 porções), usaremos:
1 gomo de calabresa picado em cubos pequenos; 1/2 cebola picada; 1/2 lata de tomates pelados; 1 colher (sopa) de orégano;

Folhinhas de manjericão (à gosto); Pimenta do reino (à gosto). Leve a calabresa ao fogo em frigideira anti aderente, junte a cebola e depois os tomates pelados. A ideia aqui é fazer um molho de liguiça com tomates e não o inverso, mas se você quiser um molho mais abundante use a lata toda de tomates. Tempere o molho com o orégano, o manjericão e a pimenta. Reserve.

Agora a polenta. Leve ao fogo 1litro de água com 1 tablete ou envelope de caldo do seu sabor preferido (se você quiser pode usar um caldo caseiro). Deixe ferver. Misture 1 xícara de fubá com 1 xícara de água fria e adicione essa mistura aos poucos e mexendo sempre ao caldo que está fervendo. Depois que engrossar (consistência de mingau grosso) continue mexendo por 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Desligue o fogo, junte 3 colheres (sopa) de parmesão ralado e 2 colheres (sopa) de creme de leite (opcional). Acerte o sal. 

MONTAGEM: você pode montar em um refratário grande ou em pequenos para porções individuais. Coloque uma parte de polenta, cubinho de queijo (usei queijo prato), mais uma parte da polenta e por cima o molho.  Conselho: faça essa receita para alguém que diz não gostar de polenta e me conta depois, combinado?

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

41 Comentários

  1. Adriana disse:

    Receita maravilhosa!! Super aprovada!

  2. Marlene disse:

    obs…para ficar uma polenta no ponto para servir com molho

  3. Valéria disse:

    Eu ainda não tinha feito uma polenta tão gostosa !! O molho eu fiz o mesmo da receita do Rigatone, com carne moída e linguiça, ficou uma delicia !

  4. Regiane Alves disse:

    Maravilhosa,acabei de fazer do jeito que gosto bem cremosa e o molho segui a receita ficou excelente..Sempre acompanho todas as receita e faço aqui é sempre sucesso.

  5. Raisa disse:

    Para você que é iniciante em polenta lembre-se sempre dessa proporção: uma porção de fubá mimoso ou equivalente para três porções de água. Por exemplo: um pacote de meio quilo de fubá dá aproximadamente 4 xícaras. Você coloca 9 xícaras de água para ferver com um cubo de caldo de legumes ou galinha. Junte as três xícaras de água fria restantes com o fubá, dissolva bem e coloque na panela com a água já quente. Mexa uns dois minutos até formar um creme; tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos. Após esfriar abra a panela e bata a polenta por um minuto até homogenizar mas cuidado para não tocar no fundo bem nas laterais da panela de pressão pois sempre forma uma casca que poderá se misturar à polenta. Despeje numa travessa, faça um bom molho de linguiças, rabada, galinha caipira, antepasto de berinjela, etc e se delicie.

  6. Edna Mazur disse:

    Fiz ontem no jantar, foi a primeira vez que fiz polenta… rsrs. Ficou uma delicia, minhas filhotas aprovaram!!!
    Não colocamos queijo prato na hora de servir e sim rúcula,(polenta, rúcula e o molho de linguiça)experimentem assim tbm, fica uma delicia!!!
    Bju.

  7. Tati, fiz hoje! Uma delícia! Adoro polenta e essa bateu todos os recordes!

    bjos e obrigada!

  8. Roberta a polenta para ficar pronta tem que ferver, fica mega quente. Ela mesma derrete o queijo. Nao precisa ir ao forno.
    Bjs

  9. Roberta disse:

    Pergunta de alguém completamente leiga:serve assim mesmo, não precisa ir ao forno?

    beijos, estou apaixonada pelo blog!!!

  10. Anônimo disse:

    ainda não fiz,mas parece uma delícia!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Olá Tati! Sou iniciante na cozinha e não sei nadinha mesmo, mas estou com vontade de aprender.Minha esposa me passou o seu Blog onde vi várias receitas fáceis, diferentes e deliciosas… Resolvi fazer essa Polenta! Meu Deus, que Polenta é essa!!! Maravilhosa!!!! Nem acredito que eu consegui fazer, sei que para as cozinheiras de plantão, fazer uma Polenta é muito fácil, mesmo que seja uma turbinada como essa, mas como eu disse, não tenho nenhuma noção na cozinha e consegui fazer na primeira, foi de mais… Obrigado pela receita e Parabéns…

  12. Olá Tati! Sou iniciante na cozinha e não sei nadinha mesmo, mas estou com vontade de aprender.Minha esposa me passou o seu Blog onde vi várias receitas fáceis, diferentes e deliciosas… Resolvi fazer essa Polenta! Meu Deus, que Polenta é essa!!! Maravilhosa!!!! Nem acredito que eu consegui fazer, sei que para as cozinheiras de plantão, fazer uma Polenta é muito fácil, mesmo que seja uma turbinada como essa, mas como eu disse, não tenho nenhuma noção na cozinha e consegui fazer na primeira, foi de mais… Obrigado pela receita e Parabéns…

  13. Tati,boa noite! Tudo bem minha flor? Que livro de receitas que nada… antes de preparar meu jantar eu venho aqui dar uma espiadinha. Sou completamente viciada no seu blog. Você me inspirou até a fazer umas esfihas com a massa para salgados. E olha que apesar de amar a culinária nunca havia me arriscado a fazer essas massas que tem que sovar e tals. Você simplesmente me inspira. Aqui eu encontro tudo… agora mesmo vou fazer essa Polenta e depois eu volto aqui pra contar como ficou. Parabéns por esse blog de dar água na boca. Um grande beijo!

  14. Valeu pelo furo Amanda!!! Aprendi mais uma!
    Bjs

  15. Du Balaio disse:

    Tati, vou te dar um furo de reportagem! sse prato chama Angu à baiana! Nao sei porque leva este nome mas no Vale do Aço (interior de MG – Ipatinga) é esse o nome que se dá. E falei pro marido hoje que vou fazer no fim d semana. Tem uma amiga que tbm espera por esta receita já há alguns meses. Entao é isso: angú à baiana!
    A montagem do prato é o principal.
    Beijo grande e amo seu blog.

    Amanda

  16. Cookie disse:

    Adorei a ideia dos cubinhos de queijo. Eu geralmente ralo o queijo no ralo grosso e espalho uma camada generosa.

    Beijos

    Faça uma visita ao meu blog! Será muito bem vinda!

  17. Katia disse:

    Fiz esta polenta para o nosso almoço de hoje. Apenas troquei o queijo prato pelo brie. Olha, ficou uma delícia! Todos adoraram. Rápida, fácil, econômica e m a r a v i l h o s a!!!!!

  18. Oi!
    Deve ter ficado muito bom…. polenta e linguiça e queijo e…. tudo de bom!!!
    Adorei!
    Beijos e um ótimo final de semana

  19. Maria Célia disse:

    Oi Tatiana, tudo bem?
    Esta polenta deve ser de comer ajoelhada. Meu marido adora, principalmente com este molho de calabresa. O visual tá maravilhoso.
    Bjo

  20. Tati amiga:

    Que delícia!!! Ammmooo uma polenta… aliás vc viu o nhoque de polenta da Tia Ana Braga??? Acho que vale tentar… vou tentar aqui em casa e te conto…..

    Beijo

    Ana

  21. Sabrina disse:

    Fiquei com vontade embora não seja muito fã de polenta mas de linguiça…amo.
    Queria sugerir umas receitas para hipertensos, aqui em casa a dieta vai mudar geral.
    O maridones precisa de um help…

    Lindo fim de semana.
    http://www.maniadesabrina.blogspot.com

  22. Delícia de polenta Tatiana, o molho então…
    Perfeita para nossos dias frios aqui do sul.
    Abraços!

  23. Joana – que bom ter você por aqui!!!!
    Saudades de ti! Saudades de Mossoró… queria ir de novo rs..rs…
    Apareça sempre!!!
    Bjs

  24. Ola!
    Eu já gostava de polenta, agora vou adorar, deu água na boca.

    bjs.

  25. Joana disse:

    Que delícia de polenta Tati!! Vou tentar fazer em casa, depois te conto.. porque não sou mto habilidosa rs
    Esses dias estava lembrando de nossa viagem para Mossoró e me bateu saudades daqueles dias, foi mto gostoso!
    Vi seu post de que está personalizando festas, que legal!!
    Que vc tenha mto sucesso nessa nova empreitada!
    Bjos
    Joana.

  26. Retromomentos (Angela) – fui moderar seu comentário e apaguei sem querer! Sorry querida!

    Como recebo cópia dele no e-mail, vou colar aqui:

    "RetroMomentos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Polenta Cremosa com Molho de Linguiça":

    hummm… td de bom! Sabe q ontem fiz um caldo de fubá com liguiça calabresa e couve… Ficou ótimo para esse dia frio! Tbem adoooro uma polenta cremosa 😉 bjuss "

  27. Combinado, Tati.
    Vou fazer para os 2 filhotes que dizem que odeiam polenta e se eles comerem e gostarem, juro que te mando um cute-cute pra sua cozinha!
    Palavra de escoteira! KKKKK!!!
    Beijos!
    PS : Difícil é fazer eles provarem, pelo menos…

  28. Lidy disse:

    Aiai…amo polenta..

    Tati…queria comentar uma coisa com vc….eu fiz uma receita sua que vc postou dia 10/04/10…um bombocado…no post vc comenta que tentou em várias formas e todas elas grudaram…

    Então queria te dizer que fiz a receita…é maravilhosa…um doce espetacular….e que fiz numa forma de vidro tipo marinex….untei com manteiga e povilhei farinha…e não grudou nadinha…se eu quizesse daria até pra desenformar….ficou perfeito….fica a dica..

    Beijão e amo teu site e tuas receitas…

  29. Jacke Gense disse:

    Tati.. tenho que te contar uma coisa… Nunca gostei de cozinhar.. mas depois que conheci seu blog comecei a gostar muito! Inclusive percebo que comecei a cozinhar muito melhor do que cozinhava…

    bjs e obrigada por nos ensinar tantas coisas boas da vida 🙂

    Jacke

  30. Tati…acabei de almoçar mas vendo essa sua receita me deu fome de novo…hehehehe

    Bjs

    Andreia Braga

  31. Eliane Sousa disse:

    Oi Tati pois vou fazer pro chato do meu marido que diz odiar polenta.
    Volto aqui pra te contar
    Beijos

  32. cleide disse:

    Miguinha Tati… sou filha e neta de italianos e polenta lá em casa não farta… rs…(e dietinha tb não o vida dura..rs) e meu mariduuu é paraibano e não é que o bichim aprendeu a comer polenta…rs.. bjos amores e um maravilhoso final de semana a vc e todos aki.

    PS:> apesar da minha idade sou nova de cozinha, resolvi fazer o bolinho de arroz que amo e não sabia fazer.. digamos que devo ter feito algo errado…rsrs…não ficou bom bom mais ficou comivel…rs…marido até gostou…Vou pegar esse paraiba pela rabiga…rs bjim

  33. Ivani disse:

    Tati, que polenta deliciosa!!
    Com certeza, mesmo quem diz que não gosta, assim vai gostar!!! rs
    Eu gosto muito!!!
    Ficou lindo o prato!!!
    Bom final de Semana.
    Bjks
    Ivani

  34. Luísa Q. disse:

    Tatiana,
    Que coisa maravilhosa é essa?!
    Fiquei com água na boca…
    Parabéns, além de parecer deliciosa, ficou linda!!!
    Bjs

  35. Que delícia… Nesse friozinho vai bem hein!!

  36. Yolanda disse:

    Tati, essa polenta dá agua na boca. Gostei muito, com certeza vou fazer. Bjs, bom fim de semana.

  37. Anônimo disse:

    Cara Tati adoro o blog. Ando sempre a ver se há receitas lights novas 🙂 como não como carne adoro tudo que faz com queijo e iogurte etc.. uma delicia.. Podia era pôr mais vezes receitas light, para eu ir inovando na minha alimentação Muitos parabéns e pense no meu pedido ultra light ;p Inês

  38. Então essa pessoa sou eu, não gosto de polenta!! !!!rs! bjs
    Maura

  39. Tati, essa polenta deve ficar uma perdição. É interessante como que uma receita tão simples pode ter toques de requinte. Parabéns.

Deixe uma resposta